TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia Científica

Resenha: Metodologia Científica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2013  •  Resenha  •  220 Palavras (1 Páginas)  •  775 Visualizações

Disciplina: Metodologia Científica

Plágio acadêmico: ignorância, má fé ou problema estrutural?

Disponível em https://www.ufmg.br/cedecom/labcon/formato/materias/plagio-academico-ignorancia-...

Acesso em: 19/03/2013

Plágio

O texto fala sobre um grande vício acadêmico,conhecido como plágio,que é muito visto em artigos,ensaios,monografias,teses e dissertações.É denominado plágio quando usamos idéias,textos,imagens de terceiros e não mencionamos o autor ou a fonte.

O plágio é considerado pelo código penal brasileiro como crime,é tratado pela lei 9610. Advogados explicam que quando criamos por exemplo uma poesia, deve ser publicado ou até mesmo registrado,e assim o direito autoral passa a existir,não podendo ser copiado,ou seja, se não for comprovado a sua autoria o plágio poderá existir sem que o autor possa fazer nada.O registro é um importante documento de comprovação autoral,pois quem não registra não é dono.

Delfim Afonso fala sobre a responsabilidade dos professores das universidades de intervir e orientar os alunos sobre a prática do plágio,sendo mais rigorosos os tratamentos e as punições,somente nas pós-graduações por tratar de pessoas mais qualificadas ,não aceitando a idéia de que o estudante não conhecia a lei ou não fez por má fé.

Acredito que nas faculdades os professores não dão tanta importância a prática do plágio,e só começam a punir com mais rigor a partir das pós-graduações. Mais seja qual for a graduação do aluno as punições tem que ser rigorosas.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com