TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia Cristã

Exames: Metodologia Cristã. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  701 Palavras (3 Páginas)  •  581 Visualizações

Página 1 de 3

O autor Julio Zabatiero, em seu livro Para um Método Teológico. São Paulo: Fonte Editorial, 2011. Faz uma relação entre a teologia e a sociedade, na área acadêmica , nas instituições e no dia a dia da nossa comunidade.

A teologia ficou distanciada das comunidades eclesiais, dos movimentos sociais, ficou prisioneira dos dogmas e virou doutrina por muito tempo. No século XIX, alguns teólogos reiventaram a teologia como Soren Kiekergaard, Dietrich Banhoeffer e Kal Bart, foram pensadores revolucionários e inovadores quebrando paradigmas dos dogmas e doutrinas. E neste século XXI, Julio Zabatiero propôs uma teologia pratica que tem varias características e afazeres na sociedade, como o tema de edificar a sociedade ou teologia edificante que é primariamente para as comunidades cristas, fazendo com que a comunidade cresça, pensa e saia da mesmice. Outro tema de teologia é a testemunhal, voltada para as pessoas fora da fé crista, e seu objetivo primário é apresentar o Evangelho genuíno levando as pessoas a se comprometer com seu Salvador. Pois a teologia do testemunho é uma teologia apaixonada e não se deixa intimidar, vai a campo conversar, dialogar sem medo de ouvir ou perder a fé. Outro tipo de teologia inovadora é a profética, seu público alvo é a sociedade organizada, e tem como ponto principal: denunciar o pecado nas instituições e nas estruturas da organização da vida social, propondo uma nova vida de igualdade e justiça social, é uma teologia que leva a esperança; como temos dois exemplos de teologia profética na América Latina: a teologia de Missão Integral e a Teologia da Libertação. E finalizando os tipos de teologias e tarefas, temos a teologia Cognitiva que é voltada para o dialogo com os outros modos humanos na construção do saber e senso comum, as ciências e filosofias. A teologia tem suas características e não só uma mera pregação ou testemunho, são elas:

-Hermeneuticidade refere-se a Escritura e as tradições cristã, não somente histórica mas ao modo de fé e fidelidade.

-Criticidade ou discernimento nas diversas formas possíveis da crítica na atualidade, filosófica, ética, hermenêutica etc..

-Praticidade um saber integralmente vinculado com a sabedoria, um saber viver, fazer( não de maneira receitada, imposta).

-Publicidade uma teologia que se coloca nas esferas publica, para dialogar, ouvir, traduzir, ser tradutora.

O autor defende-se que estudar teologia não faz perder a fé, a não ser que seja tão ruim que valha a pena perde-la, como a fé que confunde a religiosidade com o Evangelho que confunde a moral social com a ética cristã, que confunde os costumes locais e regionais com os valores cristãos. Fé é uma marca essencial de todo o cristão , para manifestar uma fé verdadeira na sociedade é preciso olhar a sociedade com o olhar de Deus com testemunhos de um amor não fingido, praticado em todas as áreas em que a sociedade, grita por socorro. Pois a fé que normalmente vemos é a fé egoísta concentrada no ter e não no ser.

Defende-se que através dos tempos houve diversas controvérsias em que relativamente a relação da ciência com a teologia, porém a teologia não é ciência ,mas pode em alguns casos de certa forma preencher critérios de cientificidade, ela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com