TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia do Trabalho Academico

Por:   •  30/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 2

IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR

INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR

JESUEL SOARES DOS SANTOS

METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO

 

IPEÚNA/SP.

Maio de 2017

JESUEL SOARES DOS SANTOS

METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO

Trabalho apresentado no curso livre de teologia da Igreja do Evangelho Quadrangular.

Disciplina: Atividade do Capitulo 1.

Professor (a): Pr. Davi Fernandes.

IPEÚNA/SP.

Maio de 2017

QUESTÕES

  1. De acordo com o exposto no capitulo, escreva com suas próprias palavras uma definição para ciência.

R.  Ciência significado conhecimento ou saber, atualmente se designa por ciência todo o conhecimento adquirido através do estudo ou da prática, baseado em princípios certos.

  1. Escolha e apresente três tipos de conhecimento.

R. 1 ª Conhecimento Empírico: Popular ou vulgar é o modo comum, corrente e espontâneo de conhecer, que se adquire no trato direto com as coisas e os seres humanos, as informações são assimiladas por tradição, experiências causais, ingênuas, é caracterizado pela aceitação passiva, sendo mais sujeito ao erro nas deduções e prognósticos.

2ª Conhecimento Científico: O conhecimento científico que vai além da visão empírica, preocupa-se não só com os efeitos, mas principalmente com as causas e leis que o motivaram, esta nova percepção do conhecimento se deu de forma lenta e gradual, evoluindo de um conceito que era entendido como um sistema de proposições rigorosamente demonstradas e imutáveis, para um processo contínuo de construção, onde não existe o pronto e o definitivo, “é uma busca constante de explicações e soluções e a reavaliação de seus resultados”.

3ª Conhecimento Filosófico

É o conhecimento que se baseia no filosofar, na interrogação como instrumento para decifrar elementos imperceptíveis aos sentidos, é uma busca partindo do material para o universal, exige um método racional, diferente do método experimental (científico), levando em conta os diferentes objetos de estudo.

Fonte: http://www.coladaweb.com/filosofia/conhecimento-empirico-cientifico-filosofico-e-teologico

  1. Explique porque razões um pesquisador deve possuir um espirito científico e possuir ética.

R. Ter um espirito cientifico possibilita a orientação e criatividade da pesquisa e suas descobertas, a ética produzira uma pesquisa consciente.

4. Escolha e apresente as características de um tipo de raciocínio que pode ser adotado para desenvolver uma pesquisa.

R. Hipotético-dedutivo ou Pensamento reflexivo:  Esse método parte da percepção de uma “falha”, uma lacuna no conhecimento, acerca da qual formulam-se hipóteses e, num processo de inferências dedutivas elas são testadas. Gil (1999, p. 30) esclarece o funcionamento desse método: “quando os conhecimentos disponíveis sobre determinado assunto são insuficientes para a explicação de um fenômeno, surge o problema. Para tentar explicar a dificuldades expressas no problema, são formuladas conjecturas ou hipóteses. Das hipóteses formuladas, deduzem-se consequências que deverão ser testadas ou falseadas. Falsear significa tornar falsas as consequências dedutivas das hipóteses”. O método hipotético-dedutivo procura evidências empíricas para derrubar as hipóteses.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (106 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com