TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Midia E Religiao

Monografias: Midia E Religiao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2013  •  2.988 Palavras (12 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 12

1. INTRODUÇÃO:

Ao longo dos anos, as tecnologias foram tomando conta do mundo e a busca constante pelas mesmas acabou por distanciar os seres humanos das religiões, fazendo-os ter como foco principal os bens materiais e deixar o lado espiritual e emocional um tanto esquecido. Procurando mudar essa realidade, as igrejas passaram a utilizar a comunicação como aliada fundamental na difusão de crenças. Passou-se, então, a vincular, em emissoras renomadas, programas religiosos que até então não tinham o seu espaço reconhecido. Entretanto, essa ampliação ocorreu gradativamente, após um árduo trabalho de estudiosos da área, tendo em vista que não faz muito tempo que reportagens religiosas eram raramente publicadas e a imprensa considerava temas do dia a dia mais lucrativos por estarem mais próximos da realidade dos leitores.

Para isso, leva-se em consideração que a igreja sempre exerceu um papel fundamental nas comunidades humanas por muito tempo, chegando até a dividi-las e reagrupá-las conforme seus mandamentos, comandando diversos assuntos do Estado e normas jurídicas, o que ainda ocorre em muitas nações atualmente, especificamente, no hemisfério oriental.

Atualmente, é preciso conhecer as regras midiáticas e desenvolver estratégias para que a igreja possa se manter nos meios de comunicação, conservar os já presentes membros e conquistar novos fiéis. Faz-se necessário, então, uma alteração na forma de expressão das igrejas para que as mesmas possam se adequar à cultura midiática, investindo em marketing, publicidade, e em canais de TV e rádio, o que pode ser um processo bastante complexo.

Muitos acreditam que a Igreja Católica é a maior referência quando se refere à comunicação, levando em consideração os diversos programas apresentados em meios midiáticos: Canção Nova, Rede Vida, Século XXI, sem falar nas diversas rádios espalhadas pelo Brasil. Em contrapartida, a iniciativa não se encontra somente na religião católica. Esses novos relacionamentos existentes entre o religioso e o midiático tem atraído multidões em todo o Brasil e ampliado o número de fiéis e “simpatizantes”.

As grandes propulsoras desse acontecimento midiático para os evangélicos são as igrejas neopentecostais que surgiram no final da década de 80. Em decorrência disso, no cenário atual, é visível o espaço destinado à temática religiosa nos meios de comunicação, seja por meio de grupos religiosos, por programas de rádio, TV, publicações, na Internet, em documentários, entrevistas, etc. E o que tem se visto ultimamente são publicações de nível nacional e internacional a respeito de assuntos religiosos.

No entanto, é preciso utilizar estratégias, práticas religiosas para garantir a permanência na mídia, procurando conquistar novos públicos e garantir a presença dos fiéis. Esse fator está inserido em uma das problemáticas da Igreja, haja vista que a mídia possui processos e métodos diferenciados de se atingir um público. E, atualmente, ainda é possível perceber que a sociedade age conforme impõe os meios de comunicação. Portanto, é considerado que os meios de comunicação possuem um poder enorme no que se refere ao imaginário das pessoas, o que leva as religiões, mesmo que em quantidade reduzida, a usufruir desse poder para divulgar suas doutrinas e atrair novos adeptos. Nesse sentido, Gomes (2008) afirma que o modo como o campo religioso define suas estratégias comunicacionais e trabalha para manter seu funcionamento dentro da mídia ainda permanece em aberto.

Uma boa comunicação realizada por profissionais preparados e qualificados, atentos às necessidades do público a que são destinados é utilizada de forma estratégica e acaba por determinar o contexto em que se atua, transmitindo propósitos específicos de interação e evangelização. As ideias que a Igreja pretende expor podem ser transmitidas pelas faixas de frequência de transmissão (AM, FM, VHF, UHF), além de amplas programações televisivas, desenvolvimento de websites e blogs, ampliação e reestruturação de templos. Evangélicos, católicos, pentecostais e outras igrejas utilizam emissoras de TV e de rádio, existindo pelo menos duas TVs nacionais abertas e sob o controle de grupos evangélicos, sem contar as inúmeras estações de rádio comandadas por membros dessas igrejas.

Para tanto, o presente estudo tem três questões norteadoras:

Que dificuldades são encontradas pela Igreja no que diz respeito à utilização dos meios de comunicação?

Qual a relação que se estabelece entre os meios de comunicação rádio e televisão no que se refere à temática religiosa?

Os veículos de comunicação utilizados pela Igreja estão atingindo os objetivos esperados?

2. JUSTIFICATIVA:

O incrível crescimento de programas religiosos transmitidos por rádios e pela TV ainda conta com pouquíssimas análises mais detidas pelo fato de ser um fenômeno relativamente recente. Por decorrência disso, a pesquisa foi elaborada visando a necessidade de se fazer uma discussão e análise sobre a forma como os meios de comunicação abordam assuntos referentes à religião, principalmente na região do Vale do Juruá, onde cresce a aproximação entre o campo midiático e o religioso, característica, especialmente das igrejas evangélicas e, em especial, da Primeira Igreja Batista de Cruzeiro do Sul.

Além disso, a problemática ainda existente e que envolve o relacionamento entre a mídia e a religião necessita de um processo de investigação a respeito dos processos desenvolvidos e utilizados pelo campo religioso para a captura de fiéis, tendo em vista que o público a ser atingido encontra-se de maneira dispersa nacionalmente (BAUMAN, 2001), porém, a sociedade, encontra-se hoje em um momento em que suas manifestações religiosas podem ser demonstradas, vivenciadas e praticadas. “Chama-se atenção para as estratégias pelas quais as instituições religiosas, via-mídia, se enlaçam numa determinada estrutura simbólica voltada para instituir novos laços com a esfera dos fiéis.” (FAUSTO NETO, 2004: 178).

O programa Momento da Graça é transmitido pela emissora Band todos os domingos pela manhã para os telespectadores da cidade de Cruzeiro do Sul, incluindo os programas de rádio Expressão de Louvor, Momento Jovem e Esperança Viva, para crianças, jovens e adultos. A Igreja tem utilizado tais meios de comunicação, os quais são mais comuns na cidade, para reforçar a fé que é pregada no templo aos fiéis e como forma de atrair novos membros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com