TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mídias Na Educação

Casos: Mídias Na Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/4/2013  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  690 Visualizações

Página 1 de 3

Mas, afinal, o que é Educomunicação?

Ismael de Oliveira Soares responde:

1 - Integrar às práticas educativas o estumo sistemático dos sistemas de comunicação (cumprir o que solicita os PCN's no que diz respeito a observar como os meios de comunicação agem na sociedade e buscar formas de colaborar com nossos alunos para conviverem com eles de forma positiva, sem se deixarem manipular. Esta é a razão de tantas palestras sobre a comunicação e suas linguagens);

2 - Criar e fortalecer ecossistemas comunicativos em espaços educativos (o que significa criar e rever as relações de comunicação na escola, entre direção, professores e alunos, bem como da escola para com a comunidade, criando sempre ambientes abertos e democráticos. Muitas das dinâmicas adotadas no Educom apontam para as contradições das formas autoritárias de comunicação);

3 - Melhorar o coeficiente expressivo e comunicativo das ações educativas (Para tanto, incluímos o rádio como recurso privilegiado, tanto como facilitador no processo de aprendizagem, quanto como recurso de expressão para alunos, professores e membros da comunidade).

E o rádio, professor, onde fica?

Ismael de Oliveira Soares responde:

1 - Existe um recurso da comunicação mais versátil e mais democrático, em seu uso e funções, do que o rádio?

2 - No caso do Projeto Educom.rádio o diagnóstico tem importância extrema por dois aspectos:

a) primeiro pelo aspecto político, pois é um instrumento para a equipe conhecer o perfil, as condições de ação, dificuldades e desafios a enfrentar. É graças ao diálogo, por exemplo, que se pode identificar os ‘aliados’ e os ‘resistentes’ à proposta.

b) segundo, pelo aspecto metodológico, pois os procedimentos educomunicativos exigem levar em conta o contexto cultural e simbólico em que vivem os cursistas.

Mauro Kaplún

.....Os desafios epistemológicos propostos por Mario Kaplún podem ser traduzidos no questionamento sobre a razão para educar e tem uma simbólica resposta no já clássico trabalho sobre produção radiofônica. Escrito em 1978, o livro do autor argentino que adotou o Uruguai como lugar de trabalho e pesquisa já anunciava naquela época que "a questão não é só do quanto podemos fazer, mas também de como podemos fazê-lo".

Desde então, ele mostrava sua inspiração no trabalho de Paulo Freire e tentava conciliar prática e teoria. Freire já afirmava no começo dos anos 70 que a teoria separada da prática torna-se verbalismo inoperante e a prática sem teoria torna-se um verbalismo cego.

E esta é a escolha metodológica de Kaplún, ao apresentar sua prática afirmando que é preciso trabalhar nos dois campos, pois "de pouco servem as técnicas sem uma base teórica". De acordo com o autor não é possível abordar uma tarefa de educação, independente do instrumento de comunicação utilizado, "sem ter claro previamente o tipo de pedagogia temos de adotar e que função assinalamos em nossa função educativa. Ou seja, desde aquela época Mario Kaplún estava preocupado não apenas com o caráter educativo da função

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com