TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mitologias

Por:   •  26/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  817 Palavras (4 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 4

Mitologia, como o próprio nome já diz se trata de vários mitos que se ligam. Ela tinha como objetivo explicar as dúvidas que os cidadãos tinham sobre as questões da natureza, isso acontecia porque as ciências que hoje explicam essas dúvidas não haviam nascido.

A explicação era retratada através dos deuses, cada deus tinha seu lugar e seu domínio e quando um desastre natural acontecia, ele era retratado como a fúria de um deus.

Os deuses variam de lugar para lugar, pois cada povo criava sua própria mitologia, um exemplo de diferença bem fácil e simples que temos são as mitologias grega e romana. Porém, podemos perceber que a única coisa que muda são em geral os nomes e as personalidades dos deuses, mas todos tentavam retratar algo da natureza.

Existem várias mitologias espalhadas ao redor do mundo, as mais conhecidas são a grega, a romana e a brasileira.

A mais famosa, a grega, é dividida em três fases, a primeira que é explicada como se deu a criação da Terra, onde tudo que existia antes era o Caos, foi quando Gaia chegou criando-se assim a Terra, ela separou o mar e a terra,colocando a parte mais leve acima do firmamento e a mais pesada abaixo. Logo após isso seria a era dos Titãs, o mais conhecido é o Rei dos Titãs era Cronos. Cronos tinha uma mulher chamada Rhea e com ela teve seus filhos, Cronos engolia todos os seus filhos até que um dia Rhea ao invés de entregar seu último filho, entregou-lhe uma rocha e Cronos a comeu. Rhea escondeu seu filho até que ele crescesse e ficasse forte o suficiente para enfrentar seu pai. A era dos deuses começa no momento em que Zeus (o filho que Rhea escondeu de Cronos) enfrenta seu pai e o derrota, ao derrotá-lo ele tira seus dois irmãos mais velhos já adultos de dentro de Cronos, esses irmãos eram Poseidon e Hades, ao saírem assumiram o controle de toda a Terra, Zeus era o Rei dos deuses e também o rei dos céus e do Olimpo, Poseidon ficou com o controle dos oceanos e Hades por sua revolta e traição ficou com o controle do submundo e do Tártaro. Os deuses tiveram vários outros filhos que ficaram com controles de outras partes da Terra.

A mitologia romana é bem próxima a mitologia grega, pois os elementos são os mesmos em que a estória dos deuses também eram muito parecidos. Gaia e Urano eram representados com esses mesmos nomes na mitologia romana, Cronos era Saturno o senhor do tempo, que foi derrotado por Júpiter que é como se fosse Zeus e ao ser derrotado liberou seus outros filhos Netuno (Poseidon) e Plutão (Hades), esses três deuses tinham os mesmos domínios que seus “eus” na mitologia grega tinham. As personalidades dos deuses na mitologia romana também mudavam um pouco, os deuses na Roma eram mais furiosos e mais vingativos do que os gregos. Há também um estudo que tenta estabelecer uma relação maior a mitologia greco-romana, tentando ver se existia alguma relação maior do que a que aparenta ter.

A mitologia brasileira é sem si uma mitologia bastante rica e também pouco conhecida e estudada pelos próprios brasileiros. Ela também é parecida com as outras mitologias citadas acima, mas diferentemente da romana, os deuses brasileiros foram inventadas pelos próprios povos que aqui viviam (mais conhecidos como indígenas), pois eles não haviam tido nenhum contato com o mundo exterior quando os deuses foram criados (obs. os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (62.4 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com