TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mitos E Lendas

Casos: Mitos E Lendas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2013  •  316 Palavras (2 Páginas)  •  701 Visualizações

Página 1 de 2

MITOS E LENDAS

PORQUE ESTUDAR MITOS E LENDAS?

Porque tanto os mitos quanto as lendas relacionam-se com crenças religiosas e espirituais, ambos surgiram através da necessidade de se explicar fenômenos sobrenaturais. Os mitos compõem o corpo da crença de um determinado povo em seu próprio surgimento no mundo, e como se dá sua interação com este.

1- O QUE MITO?

A palavra mito procede do grego mythos, que é uma palavra ligada ao verbo mythevo, que tem o seguinte sentido, cria uma história.

O mito é uma narrativa de composição simples que tem uma preocupação explicativa, atendendo a uma necessidade que temos, de dar um sentido para as coisas que nos cercam, exemplo, a criação do mundo, e os deuses que existe. Neles existem seres estranhos, divinos e mágicos. Pois o mito explica os fenômenos da natureza, e como o mundo surgiu e a criação do Universo.

O mito explica os fenômenos naturais e aspectos da vida humana,

também o mito e a verdade para o povo que o cultiva e representa a sabedoria de vida. O mito antecede o conhecimento cientifico,

2- O QUE LENDA?

Lenda é um termo advindo do latim que significa legenda. A lenda esta presente em todas as religiões e na cultura do seres humanos, ou seja, a lenda remonta os primeiros séculos do cristianismo, sendo então entendidas como gênero narrativo que reunia histórias e depoimentos sobre a vida de um santo e seus ensinamentos.

Lendas é a história de conteúdos fictícios e reais, as quais partem de uma experiência de vida, gerando reflexão sobre o acontecimento narrado ou escrito, possui uma moral de valor educativa. A lenda parte de um acontecimento vivido ou presenciado por alguém, pois ela passa uma mensagem que possa nos ensinar.

As lendas Urbanas são histórias que se passam em um contexto urbano, ou seja, na cidade. Possuem também como finalidade deixar algum ensinamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com