TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conhecimento E Mito

Casos: Conhecimento E Mito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2012  •  683 Palavras (3 Páginas)  •  1.269 Visualizações

Página 1 de 3

CONHECIMENTO E MITOS

INTRODUÇÃO

De um modo geral, Mito significa o Relato sobre o seres e acontecimentos imaginários acerca dos primeiros tempos ou de épocas heróicas, ou narrativa de significação simbólica, transmitida de geração em geração dentro e determinado grupo, e considerada verdadeira por ele. Pode significar uma Idéia falsa, que distorce a realidade ou não corresponde a ela..Pessoa fato ou coisa real valorizados pela imaginação popular, pela tradição, etc. ou ainda, no sentido figurado, a coisa ou pessoa fictícia, irreal; fábula

CONHECIMENTO E MITO

“O mito é a mais antiga forma de conhecimento, de consciência existencial e ao mesmo tempo, de representação religiosa sobre a origem do mundo, sobre os fenômenos naturais e a vida humana. Deriva do grego mythos, palavra, narração ou mesmo discurso, e dos verbos mytheyo (contar, narrar) e mytheo (anunciar e conversar). Sua função, por tanto é a de descrever, lembrar e interpretar todas as origens, seja ela a do cosmo(cosmogonia), dos (teogonia) , das forças e fenômenos naturais (vento, chuva, relâmpago, acidente geográfico, seja ela a da causas primordiais que impuseram ao homem as suas condições de vida e seus comportamentos. Em síntese, é a primeira manifestação de um sentido para o mundo”.

O mito, porém, não é só forma de expressão; os símbolos e as imagens coligadas no mito refletem a realidade verdadeira existente, porém tão profunda e vasta que não poderá ser apreendida por conceitos próprios. Por isso, o mito não nasce do nada, mas, sim, de uma experiência profunda.(....) O mito, porém, será vivido e vestido como material representativo de cad época. De tempos em tempos, morreram os mitos. Mas a realidade que os fez nascer está sempre aí a desafiar os homens e buscando irromper na consciência do espírito. Por isso, nascem de novo outros mitos, que por sua vez serão outras tantas tentativas de apreender o inapreenssível, de formular o informulável, e deixar falar o que é de per si, indizível (BOOF: 197 pág. 62-63).

O mito é considerado conhecimento, se a partir da mitologia forem criados os subsídios necessários para ensinar, transmitir o conhecimento, e a partir da mitologia ensinar as gerações posteriores, mostrando exemplos através de analogias. Como por exemplo, o mito das cavernas, que aborda as pessoas que vivem presas nas ilusões.

O MITO DAS CAVERNAS

Imaginemos um muro bem alto separando o mundo externo e uma caverna. Na caverna existe uma fresta por onde passa um feixe de luz exterior. No interior da caverna permanecem seres humanos, que nasceram e cresceram ali.

Ficam de costas para a entrada, acorrentados, sem poder locomover-se, forçados a olhar somente a parede do fundo da caverna, onde são projetadas sombras de outros homens que, além do muro, mantêm acesa uma fogueira.

Os prisioneiros julgam que essas sombras sejam a realidade.

Um dos prisioneiros decide abandonar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com