TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Morte De Pilatos

Ensaios: Morte De Pilatos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/12/2013  •  780 Palavras (4 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 4

TQ – INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR

JONAS DOS SANTOS BATISTA

AUTOATIVIDADES DA MATÉRIA:

VIDA DE CRISTO E ESPIRITUALIDADE

SÃO PAULO 2013

ITQ – INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR

JONAS DOS SANTOS BATISTA

AUTOATIVIDADES DA MATÉRIA:

VIDA DE CRISTO E ESPIRITUALIDADE

Auto atividades da matéria Teológica Vida de Cristo e Espiritualidade, do Instituto Teológico Quadrangular, como requisito parcial para avaliação mensal.

Professora: Marcia Camilo

SÃO PAULO 2013

Introdução

Pôncio Pilatos é um personagem bem conhecido em todo o cristianismo, tanto entre protestantes, católicos ou ortodoxos. O seu nome foi incluído no antigo Credo Romano, conhecido como Credo dos Apóstolos e está para sempre ligado à morte de Jesus Cristo. Neste trabalho será apresentado um pouco sobre sua vida e as causas de sua morte.

Sobre Personalidade

Pôncio Pilatos era um militar romano que fora designado o quinto Procurador/Governador da Judéia pelo imperador de Roma, Tibério César. No exercício dessa função, Pilatos tinha pleno controle sobre toda a Província, estando encarregado do exército de ocupação.

Seus poderes de decisão na Judéia abrangiam julgamentos, de modo geral, e até poderia reverter sentenças de morte dadas pelo Grande Sinédrio dos judeus, pois estas deveriam ser avaliadas por Roma. Estava também sob o poder romano, por meio de seu Procurador, a nomeação do sumo-sacerdote e o controle financeiro do templo, incluindo a guarda das preciosas vestes sacerdotais. Estas vestes somente eram liberadas por ocasião da comemoração das festas nacionais de Israel.

Geralmente o Procurador ficava em Cesaréia, cidade edificada em homenagem ao imperador romano, tendo características pagãs em seus edifícios e templos. Somente nas ocasiões festivas da nação judaica, nas comemorações das suas grandes festas, como: Páscoa, Tabernáculos, Pentecostes, é que Pilatos viria a Jerusalém, trazendo consigo as tropas romanas e as vestes sacerdotais dos judeus para as suas comemorações.

Contexto histórico

Para entendermos um pouco da administração dele, é necessário realização de um levantamento de fatos onde nos mostra que ele teve problema com o povo da província:

• Tentou introduzir na cidade os símbolos de que o Imperador Romano não só era a máxima autoridade no mundo terreno como, também, era uma divindade, provocando uma reação negativa com o povo contra os símbolos ;

• Em outra oportunidade usou o dinheiro sagrado do Templo, a corbã, para construir um aqüeduto de cerca de 74 quilómetros, para trazer água a Jerusalém e essa decisão levou a mais uma revolta popular e que ele sufocou com muitos mortos e feridos, mandando soldados atacarem a população desarmada. Contrariamente ao que ele calculou, o episódio serviu para aumentar o descontentamento da população judia e também para chamar a atenção de Cesaréia contra seu governo e até colocar em risco seu prestígio junto à Roma.

• Outra derrota do prefeito foi quando mandou instalar escudos dourados em honra do Imperador Tibério dentro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com