TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Métodos Mais Eficazes No Alcance De Mentes Secularizadas

Exames: Métodos Mais Eficazes No Alcance De Mentes Secularizadas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  3.800 Palavras (16 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 16

SEMINÁRIO ADVENTISTA LATINO-AMERICANO DE TEOLOGIA

Credenciado pela Portaria nº 1401 Publicada no Diário Oficial em 13 de maio de 2002. Mantido pela União Nordeste Brasileira da Igreja A

Curso de Teologia reconhecido pela Portaria nº 356, 31/01/2006 Publicada no Diário Oficial em 01 de fevereiro de 20

BR 101, km 197, Povoado de Capoeiruçu, Cachoeira – BA 44300-000 Tel. (75) 3425-8035 FAX.: (75) 3425-8106

www.salt.edu.br salt.posgraducao@gmail.com

ANTEPROJETO DE PESQUISA

Métodos Mais Eficazes no Alcance de Mentes Secularizadas Em Um Contexto Do Distrito Jacobina(ou da Cidade de Jacobina) – Missão Bahia Norte

Capoeiruçú-BA, 2014

2

1 TEMA

A maneira como a Cidade de Jacobina foi alcançada pelo evangelho eterno, o contexto secularizado que ela se encontra, poderia existir métodos mais eficazes no alcance das pessoas pós-modernas que vivem neste grande centro, pessoas das quais cotidianamente estão sob essa influencia temporal.

2 PROBLEMA

A secularização de uma sociedade pode ser entendida, como um processo pelo qual a religião deixa de ser o aspecto agregador. é um processo através do qual a religião perde a sua influência sobre as variadas esferas da vida social. Esta perda de influência repercute-se tanto no número de membros e suas práticas, como na perda de prestígio das igrejas e organizações religiosas, repercutindo-se esta perda na influência na sociedade, na cultura, na diminuição da sua riqueza, e, por fim, na desvalorização das crenças e nos valores a elas associados. Muitos indivíduos ainda se definem como religiosos, mas não aderem a uma participação ativa nos serviços religiosos nem orientam os seus comportamentos e valores pela religião que dizem professar, ou ditados pelas instituições religiosas que tutelam essas crenças e valores. O pluralismo religioso contribuiu, em parte, para o fenómeno da secularização ao relativizar a crença. A secularização, ao combinar-se com este pluralismo, age sobre a socialização religiosa individual, de modo a que cada indivíduo construa a sua própria identidade religiosa, tornando-se, assim, distante em relação às instituições religiosas e aos princípios que ela enuncia. Uma religião por catálogo, crítica e escolhida - e já não herdada -, provoca ela mesmo um avanço do processo de secularização e está na origem da "crise" das Igrejas, como instituições representativas e definidoras de uma relação com o religioso. A partir do século XIX houve um progressivo declínio da influência das instituições religiosas tradicionais , Este declínio verificou-se tanto na prática dos fiéis, como na dificuldade crescente em recrutar clero para o desenvolvimento e manutenção da instituição. Realmente na sociedade secularizada e pluricultural, além da crise de sentido das tradições religiosas, tudo passa a ser relativo. De certa forma tudo vale. E quando tudo vale as coisas perdem o seu valor. Começa-se uma relativização dos valores morais, onde o importante é ser feliz, levando cada um a fazer o que quer. Esse relativismo cria a sociedade dos descolados, dos que vivem segundo seus próprios princípios e ninguém tem nada a ver com isso.

3 OBJETIVOS

3.1 Geral

Estudar que fatores pluriculturais podem ter levado a sociedade moderna dos grandes Centros a um relativismo descontrolado, vivendo seus próprios princípios, distanciando-se da religião.

Em 2 Timóteo 3:2, 4 se torna distinta a interpretação para o tempo presente.

3.2 Específicos

3.2.1 Apresentar ?

3.2.2 Estudar como alguns intérpretes representantes contemporâneo da missão da igreja, e suas informações balizadoras acerca dos grandes centros e compreender o contexto secularizado desses lugares. E o que pode ser ajustado de forma relevante para o contexto de Jacobina.

3.2.3 Analisar como é possível alcançar pessoas sob a influência pluralística secular da cidade moderna.

4 HIPÓTESE

4.1 O tempo presente é desafiador para o Ministério pastoral e o cumprimento da missão evangelizadora. Como pregar o evangelho a pessoas que não encontram sentido algum na vida cristã, pessoas cujos valores e práticas religiosas são irrelevantes. Como comunicar a fé a mentes impregnadas por mensagens que alienam a realidade e dificultam a capacidade de sentir e pensar profundamente? Como anunciar as verdades bíblicas a alguém altamente interessado em conforto material e satisfação dos desejos, impossibilitado de manter um relacionamento além do espaço da sua vida? O escritor, teólogo Zinaldo A. Santos contribuiu traçando linhas informativas acerca da missão e ministério no mundo pós-moderno.

E também Juan Carlos Pizarro, teólogo da Universidad Adventista de Chile, afirma que América do Sul, onde vivemos e trabalhamos hoje, é caracterizada por uma população urbana. Atualmente, o lugar onde Deus nos envia como seus representantes, é principalmente para as cidades. Como devemos viver e cumprir a missão adventista neste mundo urbano?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com