TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Sete hábitos Dos Adolescentes Eficazes

Dissertações: Os Sete hábitos Dos Adolescentes Eficazes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2013  •  605 Palavras (3 Páginas)  •  1.239 Visualizações

Página 1 de 3

Os 7 Hábitos para Adolescentes

Hábito é algo que fazemos cotidianamente, muitas vezes até sem pensar.

“Você vai se surpreender com os resultados que algumas pequenas mudanças podem trazer. Aos poucos, você vai aumentar sua autoconfiança, vai se sentir mais feliz, seus objetivos se tornarão realidade, suas relações vão melhorar e você vai se sentir em paz. Tudo começa com um único passo.” – Sean Covey

A vida dos adolescentes não é mais um parque de diversões, é uma vida difícil também, com decisões, pressão dos colegas, insegurança pessoal e ansiedade em relação ao que os outros pensam. Sentimentos de depressão, inferioridade, comparações e outras atitudes auto-destrutivas como pornografia, vandalismo, drogas e gangues os acometem. O treinamento dos 7 hábitos para adolescentes é um meio pelo qual os educadores, administradores e responsáveis podem ajudar a melhorar o desempenho geral dos mesmos; reduzir conflitos e melhorar a cooperação e o trabalho em equipe entre familiares, adolescentes e professores.

Características de Adolescentes felizes e bem-sucedidos

Os hábitos 1, 2 e 3- auto-controle, chamado de "Vitória Pessoal". Os hábitos 4, 5 e 6- relações e trabalhos em grupo, ou a "Vitória Pública". O último hábito, 7, é o Hábito de Renovação, que alimenta todos os outros seis. Os 7 Hábitos dos Adolescentes Altamente Eficazes são sete características que os jovens felizes e de sucesso de todo o mundo têm em comum.

Independência e Autocontrole

Hábito 1: Ser Proativo

Tome a iniciativa na vida, assuma a responsabilidade por suas escolhas e suas conseqüências, perceba que as decisões são os principais fatores que determinam a eficácia em sua vida. Isto implica comportar-se segundo sua decisão consciente, baseado nos seus valores, e não nas condições nas quais se encontra, nem na forma como foi criado, nem na sua carga genética.

A liberdade na escolha da sua resposta se baseia em: auto-consciência, imaginação, consciência, vontade independente.

Uma pessoa pró-ativa é guiada pelos seus próprios valores,e uma pessoa reativa, entrega o controle de suas decisões, deixando que o comportamento e as opiniões dos outros lhe digam como deve se sentir.

Uma chave para determinar se você é pró-ativo ou reativo está na linguagem que utiliza. Se você diz coisas como “o gerente de marketing me deixa raivoso”, está sendo reativo – está permitindo que outro tome controle das suas emoções. O enfoque pró-ativo seria “estou permitindo que o gerente de marketing me deixe raivoso. Posso escolher responder de outra forma”.

Para desenvolver sua pró-atividade, tente o seguinte:

- Ponha atenção às palavras que escolham você e os que o rodeiam . Com que frequência escuta expressões reativas como “tenho que…” em lugar de “quero…” ?

- Identifique as debilidades dos outros, mas não como um pretexto para os seus próprios erros, e sim como oportunidades para escolher suas respostas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com