TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Métodos de Estudo Bíblico Aula 01

Por:   •  26/5/2017  •  Dissertação  •  1.305 Palavras (6 Páginas)  •  2.518 Visualizações

Página 1 de 6

Métodos de Estudo Bíblico

Ementa:         Esta disciplina visa mostrar e conscientizar o aluno da importância de adquirir o conhecimento das Sagradas Escrituras e leva-lo a uma prática diária de estudo bíblico e comunhão com Deus.        Objetivo Geral: Preparar o aluno para estudar, meditar e praticar os conhecimentos adquiridos na Palavra de Deus.

Capítulo 01 – IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA PALAVRA

Tópico 1 – ADQUIRINDO SABEDORIA

  1. Introdução:         Agora iremos aprender quão é agradável ao Senhor Deus que você adquira sabedoria nas Escrituras, a fim de que conheçamos mais sobre ele, seu poder e seus grandes propósitos.
  2. Deus incentiva a busca pela sabedoria:        O que diferencia a Bíblia de outros livros?

A bíblia é o único livro que tem como Autor Deus. A própria Bíblia afirma em 2Tm 3:16 “Toda Escritura é inspirada por Deus”.

O Espírito Santo inspirou os pensamentos e as palavras dos homens escolhidos por Deus para tão grandiosa tarefa de concretizar as mensagens do Pai para a humanidade, como está escrito em 1Coríntios 2:13 “Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito Santo”.

Os homens que escreveram a Bíblia não expressaram sua própria vontade, suas opiniões ou pensamentos, mas expressaram em palavras a mente de Deus. O Senhor não queria que houvesse erros na Bíblia, pois ela seria usada como um “manual” que iria revelar o plano da salvação e o amor que tem por nós.

Deus queria transmitir ao povo princípios para uma vida de bênçãos através de uma conduta aprovada. Salmos 19:7

“A lei do SENHOR é perfeita, e restaura a alma; o testemunho do SENHOR é fiel, e dá sabedoria aos símplices”.                O Senhor nos garante que aquele que guarda os seus mandamentos terá uma grande recompensa, assim descritos também em João 14:21 “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele”.

A Bíblia revela como Deus se agrada daqueles que buscam a sabedoria em Sua Palavra. Através dela o Senhor Deus nos instrui em como devemos agir, pensar e falar e nos mostra a grandeza de seu poder. O capítulo 28 do livro de Jó mostra claramente que a sabedoria é um dom de Deus e que seu valor não pode ser calculado e que as maiores riquezas e mais raras pedras preciosas não se igualam a ela. Eclesiastes 7:12 cita: “Porque a sabedoria protege, como protege o dinheiro; mas o proveito da sabedoria é que a sabedoria dá vida ao seu possuidor”.

[pic 1]

Antes de prosseguirmos vamos ler alguns versículos do livro de Provérbios, em voz alta à fim de descobrirmos o que mais a Bíblia relata sobre a importância de adquirir sabedoria na Palavra de Deus: Pv. 1:2-7; 4:5-7; 8:11 e 12; 3:13; 9:10; 3:21-23 e 16:16.[pic 2]

O Ap. Paulo orou para que os Colossenses buscassem o pleno conhecimento de Deus para que tivessem uma vida aprovada perante os olhos do Senhor. Colossenses 1:9-10 “Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual; Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus”.         O desejo de Paulo deriva do mesmo desejo que Deus; que busquemos sabedoria em sua Palavra, para sermos o que é requerido, isto é, conhecer, seguir e ser. Portanto a sabedoria verdadeira inclui o reconhecimento de quem é Cristo, de quais são suas exigências da fé, acerca daquilo em que cremos, buscamos e somos. Se agirmos corretamente nesses particulares, então seremos sábios de acordo com os moldes deixados por Cristo.

O fato mais conhecido da Bíblia referente à aquisição de sabedoria se encontra nos livros de Reis e em Crônicas, onde encontramos  um personagem bíblico que pediu a Deus algo Maior que as riquezas da terra: Salomão. O rei Salomão teve a oportunidade de pedir o que quisesse a Deus, porém pediu sabedoria. Deus se agradou de tal forma com seu pedido que lhe concedeu muitas outras bênçãos. 2Cr 1:11-12. O Senhor Deus nos concede sabedoria, basta pedirmos. Se buscarmos sabedoria em sua palavra, encontraremos as respostas às nossas dúvidas e teremos decisões dirigidas pelo Espírito Santo. Tg 1:5. Porém temos que ficar atentos, não é pelo fato de conhecermos a Palavra de Deus que somos melhores que outros. É preciso conservarmos a humildade: Provérbios 15:33 “O temor do SENHOR é a instrução da sabedoria, e a humildade precede a honra”. O conhecimento da Palavra nos guia a cumprir a vontade dEle, que é perfeita, e nos faz agir com prudência em todas as situações, desarmando as armadilhas do inimigo e glorificando a Deus como um bom testemunho de Cristo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (169.4 Kb)   docx (22 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com