TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Necessário Vida

Artigos Científicos: Necessário Vida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2013  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 3

HISTORIA DO XINTOISMO

No Xintoísmo, não há um fundador definido, o que faz a nossa ser diferente da maioria das religiões. A nossa religião foi se formando com a espontaneidade do povo e reelaborada, mais tarde, pela vontade da classe imperial. O Xintoísmo é anterior ao Budismo e ganhou força sobretudo no século VI. O contato entre o Xintoísmo e o Budismo acabou modificando ambas as religiões.

O CULTO XINTOISTA

O Xintoísmo tem muitos deuses e, para honrá-los, cada vilarejo possui um santuário. Quando os lugares de culto são muitos, nós os chamamos de “casa de Deus”. Ao centro, no “hodon”, se encontra o “corpo de Deus”.

Pode ser algo muito simples como um espelho ou uma pequena vasilha, para significar que Deus está presente em cada coisa: na natureza, na rocha, no vento, nas plantas, nos animais.

Somente os nossos sacerdotes podem entrar naquele lugar sagrado. Em nossas casas possuímos um altar doméstico, chamado de kamidana. Nós rezamos todos os dias aos kamis (divindades) e oferecemos a eles arroz, sal, água, frutas e outros alimentos

TRADIÇÕES

As principais crenças do Xintoísmo baseiam-se na importância das tradições familiares e na pertença à comunidade local. Por ocasião de um nascimento, de um matrimônio ou de um funeral, cumprimos cerimônias religiosas com as nossas famílias, amigos e vizinhos. Juntos, vamos rezar no templo local, mas, antes de entrar no templo, nós lavamos a boca e as mãos para nos purificarmos.

VIRTUDES CULTIVADAS NO XINTOISMO

O senso de honra, considerado até mesmo como um valor com fim em si mesmo. A fidelidade, especialmente ao imperador e, em seguida, ao grupo a que se pertence. A obediência aos superiores. O sucesso nos estudos e na vida. O autocontrole e o não prejuízo ao próximo, ao grupo e à sociedade.

FESTAS E COSTUMES

Aqui no Japão, as festas são celebradas com ritos variados e boas comidas. A palavra matzuri indica o culto cotidiano e também as festas particulares e familiares. Uma das mais importantes festas é a do ano novo.

Durante os festejos nós rezamos aos kamis com danças, músicas e outros cantos. Cada santuário tem uma data especial para venerar o seu kami. Aos peregrinos fazemos uma representação dos kamis que, para nós, são símbolos de esperança.

A FESTAS DAS CEREJAS EM FLOR

É uma das festas mais antigas do Japão. É o símbolo da renovação e da esperança. As festas acontecem nos santuários xintoístas e nos montes sagrados como o Fuji Yama. Nesta ocasião, o povo organiza seus lanches nos parques.

A FESTA DA NOITE CHICHIBU

No mês de dezembro, grandes carros percorrem as estradas e em num deles é transportada uma caixa decorada que contém um Kami. Atrás dos carros vêm os sacerdotes.

É feita é encerrada com uma magnífica chuva de fogos de artifício, um espetáculo maravilhoso. Sempre dentro de uma caixa, outro kami é levado pelo lago, para obter a renovação de toda a região.

A FESTA SHICI-GO-SAN

Nós chamamos esta festa de sete-cinco-três. As meninas com sete ou três

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com