TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Não tomaras o nome do teu DEUS EM VÃO

Por:   •  20/10/2015  •  Ensaio  •  1.320 Palavras (6 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 6

Lição 5 - Não tomarás o nome do Senhor Deus em vão

Vamos estudar o hoje o terceiro mandamento do Senhor.

Já falamos na terceira aula que os católicos, assim como os luteranos não considera o terceiro mandamento, mas sim o segundo mandamento. Entretanto os judeus assim como nós considera o terceiro mandamento conforme a palavra de Deus.

 O que dizer não tomar o nome do Senhor em vão?  No original, no hebraico, tem vários significados. Significa levar, carregar o nome, considerar o nome de Deus sem valor algum.  Portanto o nome de Deus tem que ser reverenciado, respeito de toda forma porque Deus é Santo e seu nome não é diferente porque o seu nome revela o caráter dele e não podemos associar o nome dele a algo contrário ao seu caráter.

Nós temos tal costume de falar o nome de Deus em todo momento sem propósito. Acontece algo bom ou ruim e já falamos “meu Deus”, se Deus quiser, Deus é testemunha, se tornou uma palavra comum...

Os judeus não fala o nome de Deus “YHWH” eles não falam o nome de Deus acreditando que assim não estão falando o nome de Deus em vão, contudo o terceiro mandamento vai muito além de disso.  

 Eu não posso usar o nome de Deus de forma injuriosa, desrespeitosa, depreciativa, com desprezo, blasfêmia ou seja um insulto, ofensa, ódio  a Deus, mas eu tenho que usar o seu nome dando a devida honra, reconhecer sua soberania, reconhecer que ele Santo, ...

 *A lição fala do nome divino. O nome de Deus representa ele mesmo, A sua natureza, suas obras e atributos. É um Deus com letra maiúscula, é uma identificação pessoal distinta dos deuses falsos.   Ele tem um nome próprio.

A Bíblia relata a mudança de nome de varias pessoas tais como: Abraão, Sara, Jacó,... Seus nomes foram mudados porque o caráter deles foram mudados. O nome está ligado ao caráter, a experiências que tiveram com Deus.

 Como devemos honrar o nome Dele?

*Primeiro tenho que ter respeito e reverencia a Deus no culto... ( entra e sai na igreja, conversa paralela, pessoas vendo msg no celular, pessoas que sai da igreja depois que cantam, atrasos sem necessidade, pessoas que vai embora porque não está gostando da msg, pregadores que diz que Deus está falando e  na verdade ele está descarregando toda sua raiva,  pessoas que fazem do evangelho negócio, ..

* eu honro a Deus servindo continuamente... Eu vivo uma vida de santidade em todo lugar, eu honro a Deus fazendo o bem, eu honro fazendo o bem não olhando a quem...

* eu honro a Deus trabalhando na sua obra... Não importa qual seja minha função na igreja, pode ser ensino, seja pregação, seja sendo liberal na área financeira, seja visitando, seja orando, ...

*Eu honro a Deus não fazendo juramento falso... Jesus disse em MT 5.37 seja o vosso falar sim, sim; não, não porque o que passar disso é coisa do maligno. Juramento falso é invocar a Deus como testemunha de uma mentira.

* Consequência quem fazer falso juramento: o Senhor não tomará por inocente. Será considerado culpado.

*No Sermão do monte Jesus fala sobre o juramento. (Mt 5.33-37) e também Tiago irmão de Jesus também fala sobre juramento. (Tg 5.12). O crente não precisa jurar por nada. Como ele só fala a verdade, então não precisa de juramento. Com exceção em alguns casos: juramentos civis. Por exemplo, posse de autoridades, governadores, presidente, médicos, advogados, etc. é uma exigência do cargo.

* Quando eu tomo o nome de Deus em vão? Eu posso tomar o seu nome em vão até mesmo quando eu presto um culto de boca para fora, quando eu prego uma mensagem que não acredito,

Ler a lição...

Introdução...

Interpretação dos tópicos:

O nome Divino: naquela época era comum colocar nomes nas pessoas de acordo com a circunstância.  Mas o nome de Deus representa ele mesmo e não conforme as circunstância.  A mudança dos nomes como o caso Abraão , sara e Jacó se trata de aliança de Deus feito com eles. Ainda hoje nos dias atuais quando é feito um casamento, ou seja, uma aliança normalmente a mulher recebe o sobrenome do marido. Porém isso já esta sendo mudado.  Outra coisa que pessoas obervar é o nome que vão colocar nos filhos...

 Nomes genéricos: DEUS, Altíssimo, Elohim (plural). São nomes genéricos porque o nome verdadeiro é o tetragrama.

Nomes específicos: Shadai (Deus todo poderoso), Adonai (Senhor) e YHWH (ninguém sabe a pronúncia certa). Tudo com letra maiúscula. Javé ou Jeová não existe no hebraico. Foi colocado vogais no tetragrama para não falar o nome de Deus por cautela pra não pecar. Aí surgiu a palavra Jeová. Nas novas traduções é usado Senhor no lugar do tetragrama.

A pronúncia do nome divino: ainda hoje os judeus não pronuncia o tetragrama. Até porque não sabem exatamente a pronuncia. Por isso toda vez que aparece o tetragrama eles substitui pela palavra Adonai.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (106.8 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com