TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ACONSELHAMENTO E ORIENTAÇÃO FAMILIAR

Por:   •  5/5/2022  •  Tese  •  2.028 Palavras (9 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 9

ACONSELHAMENTO E ORIENTAÇÃO FAMILIAR.

Luana Ribeiro Zen

Profº.

Instituto Teológico Quadrangular – São José do Rio Preto/SP

Curso Livre em Teologia (ITQ - EAD) – ACONSELHAMENTO E ORIENTAÇÃO FAMILIAR

10/08/2021

RESUMO

Este estudo teve como objetivo aconselhar o cristão que deseja se casar e para os casais que vieram de uma sociedade cujos valores de Cristo não estão inseridos na esfera conjugal, se tornar fundamental para que aprendam assim os padrões e princípios que o Senhor preparou para as famílias. Pelo qual existe um padrão de Deus para formar e estruturar uma família, este padrão possui bases solidas e uma cadeia funcional onde cada integrante da família possui uma função especifica dentro da cadeia hierárquica, este padrão quando colocado em pratica, dará bons frutos fazendo com que o casamento se torne bem sucedido.

 INTRODUÇÃO.

Em uma sociedade em que os valores do Senhor estão cada dia mais deixados para traz, principalmente quando se trata de relacionamentos se faz necessário que a igreja do Senhor venha através de um aconselhamento mostrar aos cristãos os mandamentos e preceitos que o Senhor preparou desde os primórdios da sociedade, para que os cristãos não sejam confundidos e enganados pelas mudanças que satanás implantou com o passar dos tempos na sociedade, com a banalização do sexo e desvalorização da família, que vão contra os princípios do Senhor.  

CAPÍTULO 1: PARA DIZER SIM.

 A igreja precisa se posicionar como defensora da instituição matrimonial para que o plano de Deus se cumpra primeiramente em nossas casas, para então partimos para a conquista de cidades e países, pois ministérios fortes só se iniciam com casamentos fortes.

Para isso é necessário entender o primeiro conceito de amor, podemos definir o amor bíblico de maneira muito simples, como aquela atitude de edificar o outro, é uma atitude que decidimos praticar sem esperar nada em troca. Assim a maior prova de amor dada a humanidade foi narrada em “JO. 3:16”.

Podemos dizer que existem linguagens para definir e ajudar dentro da questão teológica sobre o amor conjugar para melhorar os relacionamentos cristãos dentre elas são: as palavras de afirmação, que nada mais é que elogiar a pessoa amada; qualidade de tempo é quando estar juntos mesmo que em pouco tempo saber ter qualidade juntos; receber presentes tudo que for dado é considerado uma expressão de amor por parte do cônjuge; formas de servir aqui é muito importante que o foco esteja no outro.

Já o relacionamento no namoro, é preciso que ele tenha a objetividade que conduz a santidade e ao compromisso, a benção dos pais afasta a maldição, a ação pastoral consciente preventiva em relação  ao namoro em seguida o noivado que é o preparo para o casamento, assim também podemos esclarecer que o noivado este é o tempo de edificação, de construção de sonhos, nele há planejamento, execução, preparo e treinamento para o casamento.

O objetivo do casamento cristão é unir qualidades de cada um para ambos sejam muito mais do que seriam sozinhos, se tornando assim uma só carne “Gn. 2:24”. Os maiores responsáveis pela destruição do matrimonio não são externos, mais internos, existem fases ou estações em todo o casamento, e devem ser entendidas para que juntos o casal passa sair das fases runs e estabilizar nas melhores.

CONCLUSÃO

Podemos concluir  neste capitulo que o Senhor nos ensina a Amar, mais que seja um amor pratico traduzido em atitudes em não só em sentimentos, pois o amor perdoa, se doa e não busca seu prazer ou interesse, no casamento o objetivo principal é fazer o outro feliz, para que essa chama do amor durante o casamento continue acesa  é preciso ter estratégias que afastem as rotinas onde gastem tempo de qualidades juntos e os dois se respeitem para que as fases difíceis passe com mas facilidade e o amor prevaleça sempre plantando sementes das quais possam esperar ter uma colheita de felicidade.

CAPITULO 2  A ESTRUTURA DA FAMÍLIA CRISTÃ.

Toda família consciente ou inconscientemente adota um estilo de vida, a família cristã deve ser funcional pra isso é necessário que haja uma hierarquia onde cada membro tem uma função e responde por ela diante de Deus e diante de cada membro.

Assim o homem é o cabeça,  na necessidade de comando da equipe chamada família, da funcionalidade da mesma da responsabilidade de liderança.

Assim o casamento cristão é formado por quarto bases que são colunas sob os quais o lar cristão deve ser edificado são eles: o deixar “ por isso deixa o homem pai e mãe”; o compromisso se une a sua mulher.

CONCLUSÃO

Podemos ver como Deus é zeloso por toda Sua criação e principalmente pelo cumprimento de Sua palavra. Por isso a importância de fazer sempre o melhor para Deus em todas as circunstâcias.

CAPÍTULO 3: ACONSELHAMENTO FINANCEIRO.

A causa de muitos divórcios e casamentos frustrados uns dos  motivos principais  é financeiramente, por isso é importante saber a necessidade de ter uma disciplina no controle das finanças da família.

Segundo o apostolo Paulo, o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males (1Tm 6:10), desta maneira não podemos servir a dois senhores ao mesmo tempo,  de acordo com o sistema espiritual ao qual adoramos o dinheiro é nosso servo, somo nós quem o dominamos enquanto no sistema de Mamom

 ( que é a oposição total a Deus) ele nos domina.

Portanto quando o dinheiro passa a dominar surge as “dividas” onde o dinheiro ou propriedade que uma pessoa é obrigada a pagar a outra, a bíblia trata da divida como escravidão, pois nos tempos bíblicos, os devedores eram presos ate que alguém pudesse pagar toda suas dividas.

Assim é necessário estabelecer alguns passos para conseguir sair das dividas e ter uma vida financeira saudável  bem como: o passo mais importante é orar, pedir perdão a Deus e se arrepender por não ter sido um mordomo fiel dos recursos que ele concedeu. Estabelecer orçamentos; considerar uma renda adicional, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (103.7 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com