TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aconselhamento e Orientação Familiar

Por:   •  10/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.265 Palavras (10 Páginas)  •  581 Visualizações

Página 1 de 10

Instituto Teológico Quadrangular

Aconselhamento e Orientação Familiar

Autoatividade do Capítulo 1        

Nome: Adriano Rodrigues Mota          Sapezal/MT

Questões:

  1. Neste primeiro capítulo você aprendeu a respeito das cinco línguas do amor. Dentre as alternativas abaixo, indique qual delas Não faz parte da relação das linguagens.

(   )a. Qualidade de tempo

(X)b. Buscar Recurso Financeiro

(   )c. Receber Presentes

2) O namoro dentro do padrão secular, traz consequências muito graves à vida dos jovens. Qual destas alternativas possui Somente consequências apontadas em nosso estudo para o namoro secular?

    (X)a. Defraudação do coração, mau testemunho, falta de compromisso.

    (   )b. Defraudação do coração, bom testemunho, compromisso.

    (   )c. Amor, tristeza, o fim da paixão.

3) Para abordarmos o noivado, mostramos alguns pontos fundamentais para este período seja o início de um matrimônio bem sucedido. Quais das alternativas abaixo, não contêm estes princípios?

      (   )a. a benção dos pais, a união dos propósitos, estar bem resolvido espiritualmente e emocionalmente.

      (X)b. O envolvimento do casal nos preparativos, a benção dos pais, procurar aconselhamento.

      (   )c. A benção dos pais, o sexo antes do casamento, procurar aconselhamento.

4) Como vimos em nosso estudo, o sucesso ou o fracasso do casamento está diretamente relacionado à vontade dos cônjuges de lutar pelo seu matrimônio. Quais são as atitudes em comum que casais bem-sucedidos apresentam em seus relacionamentos?

        

Considerar seu parceiro como seu melhor amigo, acreditar no compromisso da aliança, ter as mesmas metas de vida, desejar que o casamento seja um sucesso, rir muito juntos, ter uma imagem positiva do cônjuge.

5) Compartilhamos em nosso estudo a respeito de algumas estratégias de como mantermos a chama do amor acesa no casamento. Após seu estudo, pense um pouco a respeito de seu casamento e em como você deseja que ele seja, caso você seja solteiro. Descreva 3 estratégias que você poderá ou pode utilizar para que seu casamento seja um farol para as famílias que estão destruídas. Não se esqueça de coloca – lá em prática!

        No meu casamento procuramos dividir todas as situações, sendo ela boas ou ruins, pois quando estamos passando por uma situação difícil sempre a minha parceira é a minha auxiliadora, quem compra as batalhas junto. Respeitamos também o espaço um do outro, evitando assim conflito desnecessário, em nossa meta de vida um dos nossos propósitos está nosso crescimento ministerial sempre em concordância. Sempre procuramos fazer o que é bom para ambas as partes.

Instituto Teológico Quadrangular

Aconselhamento e Orientação Familiar

Autoatividade do Capítulo 2        

Nome: Adriano Rodrigues Mota          Sapezal/MT

Questões:

  1. Mediante o estudo realizado neste capítulo, faça uma redação de no mínimo 20 linhas sobre o amor:

“O que descubro nos meus relacionamentos familiares”

        Eu vim de uma família católica e tinha um pensamento “nasci católico vou morrer católico” mas o Senhor colocou em minha vida uma esposa sábia, mas que também estava distante dos caminhos do Senhor. Porém sua mãe em uma caminhada na época de quase 20 anos sempre orientava que ela deveria voltar para os caminhos do Senhor e orava por nós.

Minha esposa ouvindo atentamente o que sua mãe lhe aconselhava se reconciliou com o Senhor. Eu, porém, era contra e queria impedir que ela fosse para a igreja, mas ela não desistiu, pelo contrário, orava e jejuava por mim e sempre que tinha oportunidade me convidava para ir com ela. Mas um dia resolvi ir com ela foi quando me senti muito bem em estar lá, e o Senhor falou grandemente comigo. A partir desse dia nossa vida nunca mais foi a mesma pois foi quando comecei a ver a importância de um orar pelo outro. Aprendi que junto com a minha esposa e na mesma visão poderíamos construir uma família fortalecida, passando também esse ensinamento para nossos filhos.

Decidi então que precisava criar meus filhos em um ambiente diferente do qual cresci, pois tudo que fazemos reflete na vida de nossos filhos pois somos o seu espelho. Se trato bem a minha esposa, dou carinho e conforto; meus filhos entenderam isso como algo normal e levaram este ensinamento com eles. Mas isso só é possível se a família estiver firmada no caminho do Senhor.

Com isso refletiu também no lar onde fui criado onde era visto como a ovelha negra da família, mas tudo isso mudou. Hoje sou referência espiritual para eles, pois sempre que estão com problemas agora eles me procuram pedindo uma opinião e em outros momentos pedem por intercessão.  

        Hoje através da minha mudança de comportamento demonstrando o amor pela minha família vi que também a família de meu pai e minha mãe também mudaram suas atitudes.

        

Instituto Teológico Quadrangular

Aconselhamento e orientação familiar

Autoatividade do Capítulo 3        

Nome: Adriano Rodrigues Mota          Sapezal/MT

Questões:

  1. Durante nosso estudo, vimos 10 estratégias para sair das dívidas. Qual das alternativas Não contém uma desta estratégias estudadas?

(   )a. liste suas dívidas

(X)b. Faça todas as novas compras a prazo

(   )c. Aprenda o contentamento.

  1.  Estudamos o significado e o porquê devemos dizimar. Qual a alternativa que mostra estes dois aspectos (o que significa e a razão para dizimar)?

(X)a. Dez por cento e obediência por amor

(   )b. Dez por cento e obediência por meio das consequências

(   )c. Dez por cento e obrigação cristã

  1. Existem 4 razões estudadas paras as razões pelas quais o Senhor nos próspera, qual alternativa não contém uma destas razões?

(   )a. Ele nos prospera porque somos Seus filhos

(   )b. Ele nos prospera deseja que ajudemos outras pessoas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (88.2 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com