TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Aborto Pelo Mundo

Artigos Científicos: O Aborto Pelo Mundo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/7/2014  •  665 Palavras (3 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 3

O aborto pelo mundo:

O tema do aborto é tratado de distintas formas ao redor do mundo. Há países que o proíbem completamente, como é o caso de algumas nações no mundo islâmico e na América Latina e outros que abriram certos precedentes, como em casos de anencefalia do fato – ou incapacidade para ele se desenvolver e sobreviver, razões socioeconômicas. E, há países em que não há qualquer restrição, como é o caso de Canadá e Cuba.

Cada país apresenta diferenças legislativas, de acordo com a tradição jurídica e comportamental. No caso de Estados Unidos, México e Austrália, por exemplo, a legislação nacional dá ampla liberdade para o aborto, mas os estados da federação podem limitá-lo ou até mesmo proibi-lo.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, anualmente, 75 milhões de gestações são indesejadas, o que indica que 35 a 50 milhões de abortos são induzidos; destes 20 milhões são abortos inseguros. Esses abortamentos causam graves complicações reprodutivas a milhares de mulheres, visto que são feitos em condições precárias sem o mínimo de suporte técnico de qualidade. Deste modo, 70 a 80 mil mulheres morrem por complicações devido ao aborto inseguro, sendo que 95% destes ocorrem em países em desenvolvimento (World Health Organization. Unsafe Abortion, 1998). Isto é, 13% das mortes maternas se devem ao aborto inseguro. O número aumenta na América Latina, onde o abortamento inseguro é o determinante de 21% das mortes maternas (World Health Organization. Unsafe Abortion, 1998).

Aborto e aceitação:

Uma pesquisa realizada em 40 países de todos os continentes mostrou que 56% dos cerca de 40 mil entrevistados considera o aborto uma prática inaceitável. Com o título de Visões Globais sobre Moralidade, o levantamento feito pelo instituto norte-americano Pew Research Center perguntou ainda a respeito da aceitação do homossexualismo, das relações sexuais fora do casamento, do divórcio e do uso de contraceptivos.

No que diz respeito ao aborto, a “visão global” identificada pela pesquisa foi de ampla reprovação moral. Somente 15% dos ouvidos disse considerar o aborto aceitável e 12% afirmou que não se trata de uma questão moral.

Os brasileiros também foram ouvidos e, comparados à média mundial, registraram uma percepção ainda mais negativa. Somente 7% das pessoas ouvidas no Brasil disseram que a prática é aceitável, contra 79% que consideram o aborto inaceitável. Os que acham não se tratar de um tema moral estão em 9%.

As respostas colocaram o Brasil como o terceiro país da América Latina onde há maior rejeição ao aborto. El Salvador (85%) e Bolívia (83%) são nações ainda mais avessas ao ato de uma mãe matar o próprio filho no ventre materno.

As Filipinas aparecem no topo da lista como o país com a população mais pró-vida entre os participantes. 93% dos entrevistados veem o aborto como inaceitável e apenas 2% a consideram moralmente legítima. Entre os países considerados desenvolvidos, os Estados Unidos registraram a maior rejeição. 49% dos norte-americanos acham o aborto imoral, contra 17% que o aceitam.

Países que proíbem o aborto:

Andorra, Angola, Chile, Congo, Egito, Haiti, Somália, Honduras, Micronésia, Nicarágua, Omã, Palau,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com