TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Auto ajuda informatizado a partir da bíblia

Por:   •  10/7/2017  •  Artigo  •  1.654 Palavras (7 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 7

Auto-ajuda via Web: o que devemos esperar dele?

Resumo: O mundo no qual vivemos hoje, desde sua antiguidade, vem passando por transformações profundas, e que agora estão acontecendo cada vez mais rápido entre nós. O mundo muda rápido, mas nem todos os homens conseguem acompanhar as mudanças. A mudança gera insegurança e o ser humano prefere ficar acomodado onde está. Assim, quando não é mais possível ficar numa posição cômoda, ele vê-se pressionado por todos os lados pelas mudanças que até então ele não quis aceitar gerando um esgotamento geral em si próprio que pode variar desde um esgotamento mental, até o surgimento de alguma doença física. As mudanças sempre acontecerão e nem todas as pessoas estarão preparadas para vencê-las. Assim, surgiram as várias ciências que estudam o comportamento do ser humano frente às dificuldades do dia a dia como, por exemplo, a Filosofia, a Sociologia, a Pedagogia, a Psicologia, a própria Medicina e também a Religião. Cada uma delas fazem seus estudos para a busca de uma solução para os problemas humanos, mas muitas delas ainda estão longe do alcance de toda a população, tanto pelo custo quanto pela credibilidade. Entre elas a mais acessível hoje ainda é a Religião em toda sua abrangência e credo. Particularmente a religião cristã, traz entre seus credos a Bíblia Sagrada, conjunto de livros escritos entre 1.500 anos a.C. e 300 anos d.C. que foi inspirada por Deus. Neste livro, há histórias, contos, visões, orações e parábolas que mostram o sentido da vida. Desde então, este livro tornou-se o mais popular e conhecido no mundo e fonte de ajuda para os cristãos na solução de seus problemas bem como para outras pessoas como um livro sábio. Mas, o que podemos encontrar realmente neste livro tão conceituado ainda hoje? O que podemos extrair deste livro que pode ajudar o homem?

Palavras-chaves: auto-ajuda, Bíblia Sagrada, problemas psicológicos.

Introdução.

O cotidiano da sociedade hoje é marcado pelas freqüentes mudanças na vida ser humano. As revoluções tecnológicas, do pensamento, da informática, do comportamento humano, fazem com que nenhum ser humano consiga se adaptar rapidamente aos novos conceitos incluídos na sociedade. Além disso, o mundo também está cercado pela violência, pobreza, analfabetismo, guerra, exploração, escravidão, descaso, brigas, fazem com que o homem tenha frustrações e sofrimentos sem fim (SILVA).

O homem sobrevive até hoje por causas das mudanças que houve em sua vida, mas não tão rapidamente como estão acontecendo agora (KRISHNAMURTI). Estas mudanças repentinas vêm fazendo uma pressão de tal forma na cabeça do homem que muitos precisam de ajuda. Esta ajuda é oferecida tanto dela parte da ciência como a Psicologia quanto pela área espiritual como a Religião. Nosso objetivo aqui é falar da ajuda espiritual oferecida ao homem.

Em busca de paz interior

Os problemas que rodeiam o homem, segundo KRISHNAMURTI, vêm da falta de paz dentro de si próprio. Assim, o medo, a insegurança, a falta de esperança estão relacionados com o interior do homem e não só aos problemas sociais, e por isso ele busca ajuda de todas as formas.

Entre as diversas formas de ajuda estão profissionais da área psicológica, hoje ainda inacessível para a maioria da população, e os conselheiros de instituições espirituais e religiosas, que muitas vezes oferecem estes serviços de graça.

Muitas destas instituições são fundamentadas em livros “sagrados”, ditos inspirados por um ser superior, no qual rege toda uma filosofia de vida. O mais conhecido entre estes livros é a Bíblia Sagrada, que rege a vida dos cristãos (pessoas que acreditam em Jesus Cristo), hoje em torno de 2,5 bilhões de pessoas no mundo dividida entre as diversas agremiações religiosas.

A Bíblia Sagrada, em todo seu conteúdo traz lições de vida, conselhos, histórias que trazem uma esperança a que lê. Na verdade nunca existiu um povo desde antiguidade que fosse ateu (XAVIER, pág 81), pois o homem sempre busca ajuda a um ser superior. Assim, a Bíblia, trazendo histórias de um ser superior chamado Deus, criador de tudo e interagindo com o homem na sua vida, reforça a idéia de que o homem precisa acreditar em um ser superior e em si mesmo para viver melhor e com paz. Então, podemos considerar a Bíblia Sagrada como sendo o livro mais completo e conceituada para atender as necessidades espirituais humanas.

A dificuldade de buscar ajuda Bíblia Sagrada

Não é à toa que a Bíblia Sagrada seja um livro completo em todos os sentidos. Contendo pelo menos sessenta e seis livros que foram escritos por um período de mil e quinhetos anos, encerrando no ano 300 d.C., teve diversos autores e foi escrita em várias línguas, cada uma trazendo um pouco do contexto da época (VALDÉZ).

Apesar do problema de propagar este livro pelo o mundo acabou quando da invenção da imprensa, a maior dificuldade hoje é ler e entender seu conteúdo. Um livro muito grande e de difícil literatura, desanima qualquer pessoa a lê-lo e entende-lo na sua totalidade e buscar uma ajuda adequada para si. Segundo ANUNCIAÇÃO, muitos pegaram apenas pequenos trechos e transformaram-na em filosofia de vida, tanto para o bem de nossa civilização quanto para o mal, trazendo guerras e lutas religiosas.

Outras pessoas folheiam, folheiam e folheiam a Bíblia em busca de alguma palavra de conforto e às vezes de deparam com outras passagens que para seu entendimento desanima-o por completo. Uma busca desesperada para tentar se reerguer pode leva-lo de vez ao fundo do poço.

Então, o que se pode fazer para tornar a Bíblia Sagrada um livro acessível como já é e de fácil leitura, sem preocupar-se com a interpretação e ainda ajudar qualquer pessoa na busca de uma palavra de conforto?

A Bíblia, sendo um livro escrito por diversos autores e em diferentes culturas, traz uma grande dificuldade de como foi encarado cada problema e a solução encontrada para o assunto. Parece quase impossível então buscar uma forma de trazer qualquer solução para qualquer problema buscado.

Solução prática, mas não definitiva.

A proposta oferecida pelo sistema de Auto-Ajuda via Web é criar um mecanismo busca que auxilie o leitor na busca da solução do seu problema.

As dificuldades encontradas no capítulo anteriores fizeram com que estudássemos realmente o que era pretendido com este sistema e qual a vantagem dele no objetivo de trazer uma resposta satisfatória ao usuário.

Até hoje, o que se tem visto no mercado são livros de auto-ajuda, específico para cada problema sugerido, alguns à luz de algumas passagens bíblicas, mas sem se importar com uma solução mais prática e de fácil acesso às pessoas; ou uma ajuda pessoal oferecido por pessoas que estudam a Bíblia, e se aproveitam do momento de fragilidade para evangelizar a assim atrair para sua agremiação religiosa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (104.2 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com