TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Campo Da Etica

Artigo: O Campo Da Etica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  656 Palavras (3 Páginas)  •  684 Visualizações

Página 1 de 3

O CAMPO DA ÉTICA

Os dilemas morais surgem como consequência do comportamento dos indivíduos. Estão, assim, diretamente relacionados com o cotidiano de cada sociedade, o que nos permite afirmar que um mesmo comportamento pode ser visto por uma sociedade como desprovido de moral, enquanto em outra sociedade pode ser considerado como moralmente aceito.

Se, por exemplo, no meio de nossa sociedade, uma pessoa resolve sair à rua sem roupa, certamente terá seu comportamento condenado e reprimido. Todavia em uma tribo indígena localizada no meio da floresta amazônica o ato seria visto com naturalidade.

Da mesma forma que entre sociedades distintas, no seio de uma mesma sociedade, é comum pessoas diferentes enxergarem determinado fato através de óticas diferenciadas, muitas vezes conflitantes.

Exemplificando, é normal em nossa sociedade a condenação do ato de roubar; não obstante isso, um chefe de família pode acreditar que possa fazê-lo em virtude das privações por que passa sua família, e justificar-se sobre este pretexto.

A existência de um dilema moral implica que a ação de determinado individuo, ou mesmo a ação de um grupo de indivíduos, contrariou aquilo que genericamente a maioria da sociedade acredita ser o comportamento adequado para aquela situação.

Deve ser lembrado que a definição de um comportamento moral adequado para uma situação qualquer nem sempre é pacífica. Tome-se, por exemplo, a clássica história de Robin Hood. Caso alguém queira analisá-la apenas por suas ações como saqueador, certamente enxergara ali um comportamento que apresenta ausência de ética.

Por outro lado, se o mesmo comportamento for analisado em função do motivo que o conduziu àquelas ações, o sofrimento do povo em consequência da tirania do soberano, é possível que aquele comportamento seja visto como ético.

Da mesma forma que este exemplo, muitas situações apresentadas no cotidiano ensejam uma discussão sobre ética. O caso do chefe de família que se obriga a roubar para assegurar o sustento de sua família, já mencionado, é um exemplo típico desta situação.

Função da Ética

A história da humanidade nada mais é do que o retrato da ação das pessoas através do tempo. Essa história teve, e certamente ainda terá, seu rumo alterado, seja de maneira brusca, seja paulatinamente através dos tempos.

Pode-se afirmar que as pessoas mudam de comportamento ao longo de suas vidas. Essas alterações são resultado de vários fatores, dentre eles, uma nova descoberta tecnológica, uma epidemia de largas proporções, ou a ascensão ao poder de uma nova vertente de pensamento.

É de se entender que quando ocorrem mudanças no rumo da humanidade ou mesmo de uma sociedade composta por um agrupamento menor de pessoas, como habitantes de um país, tais alterações ocorrem em nível das pessoas. Desse modo as mudanças no âmbito de uma sociedade só acontecem caso a maior parte das pessoas que a compõem assumam novos hábitos de vida.

No plano individual, uma pessoa pode alterar seu comportamento, refletindo essa mudança em suas ações, independentemente de qualquer mudança ocorrida nas demais pessoas da sociedade.

A capacidade de imprimir alterações no curso da própria vida esta relacionada com a capacidade de raciocinar,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com