TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comitê Executivo da Fifa

Tese: O Comitê Executivo da Fifa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  Tese  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 2

sei ls

fgghdfh dg hgd03/10/2013 11h50 - Atualizado em 03/10/2013 12h13

Fifa faz reunião sobre Copa de 2022, e protestantes reclamam contra Catar

Grupo de pessoas leva cartazes à sede da entidade para manifestar contra condições de trabalho no país-sede do Mundial após mortes de operários

Por GLOBOESPORTE.COM

Direto de Zurique, Suíça

2 comentários

O Comitê Executivo da Fifa iniciou nesta quinta-feira uma reunião para conversar sobre a possível mudança de datas da Copa do Mundo de 2022, que será realizada no Catar. O encontro foi marcado por um protesto na porta da entidade, em Zurique, com pessoas reclamando contra as condições de trabalho no país-sede do Mundial.

O principal motivo da reunião era discutir se a Copa de 2022 será realizada no meio do ano, como ocorre tradicionalmente, ou no início. A mudança seria necessária por causa das altas temperaturas no verão do país do Oriente Médio. Porém, uma denúncia do jornal inglês "The Guardian" acabou gerando mais polêmica sobre o Mundial no Catar: o país estaria usando trabalho escravo em obras do torneio.

protesto fifa copa 2022 catar (Foto: Agência Reuters)

Manifestante leva um 'cartão vermelho para Fifa' na porta da entidade em Zurique (Foto: Agência Reuters)

Segundo a reportagem publicada pelo diário na semana passada, 44 trabalhadores nepaleses morreram no Catar entre 4 de junho e 8 de agosto (mais da metade por problemas cardíacos ou acidentes de trabalho). Uma das obras com problemas é a construção da Lusail City, local onde será erguido o estádio da final da Copa de 2022. De acordo com a denúncia, os imigrantes têm sido submetidos a trabalho forçado, ficam meses sem receber salário, têm os passaportes confiscados por empregadores para evitar a saída do país e não recebem nem água para beber no deserto.

Nesta quinta, um grupo de manifestantes protestou na porta da sede da Fifa com faixas contra a situação no Catar. "Cartão vermelho para a Fifa" e "Não à Copa do Mundo no Catar sem direitos dos trabalhadores" eram alguns dos dizeres.

Sobre a mudança no calendário, por causa do verão, o presidente da entidade, Joseph Blatter, já demonstrou ser a favor da ideia. Porém, de acordo com a imprensa internacional, dirigentes da Europa estariam forçando o suíço a pensar melhor sobre o tema, já que a decisão poderá afetar os principais campeonatos do continente (como a Liga dos Campeões). De acordo com o o jornali inglês "Daily Mail", um grupo que conta com o presidente da Uefa, Michel Platini, tenta convencer Blatter a não anunciar nenhuma mudança nas datas neste encontro do Comitê Executivo (as reuniões acabam na sexta-feira).

protesto fifa copa 2022 catar (Foto: Agência Reuters)

Grupo pede respeito aos direitos dos trabalhadores nas obras do Catar para 2022 (Foto: Agência Reuters)

h

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com