TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Curso de Teologia, Instituto Teológico Quadrangular

Por:   •  10/3/2024  •  Monografia  •  1.003 Palavras (5 Páginas)  •  28 Visualizações

Página 1 de 5

INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR

Daniela Muniz

OS ENSINAMENTOS DE CRISTO E CIDADANIA

Trabalho apresentado à disciplina Cidadania do curso de Teologia, Instituto Teológico Quadrangular, como requisito parcial para conclusão da disciplina.

Professora: Rosana P. Vieira

BLUMENAU

2021

Resumo

Os ensinamentos de Cristo influenciam nossas vidas em vários aspectos, um desses é a política, um elemento muito presente, mais do que possamos imaginar, pois não só na vida secular devemos ser submissos a autoridades o que nos envolve a cidadania, mas também em nossa vida espiritual obedecendo aos mandamentos e ensinamentos de Cristo. Este governo impões direitos e deveres assim também o homem cristão tem um papel importante na sua família de transmitir os mandamentos de Cristo, tem o dever de colocar em ordem, dar boa educação aos filhos e seguir um caminho íntegro.

Palavras-chave: Cidadania. Ensinamentos. Cristo.

INTRODUÇ O

A notícia da chegada de Jesus causou muito alvoroço no meio dos religiosos e políticos de plantão naquela época. Antes de nascer, já era “perseguido”; seus pais se exilaram para garantir que o rebento não fosse alvo das atrocidades dos “cidadãos de bem”, “ávidos pela sede de justiça”.

Em meio a muitas dificuldades, nascia aquele que uniria o cristianismo e a cidadania (na minha opinião), contrariando as estatísticas, quebrando protocolos, sendo exceção às regras e servindo de exemplo para a humanidade. Entende-se que a cidadania é o reflexo do cristianismo propagado por Jesus anos atrás. Se por um lado temos direitos e deveres e como cidadãos temos regimentos sociais estabelecidos que nos fazem refletir sobre nosso comportamento na sociedade, por outro, temos o livre arbítrio de pensamentos e atitudes e que nossas ações geram consequências; só depende do que fazemos.

Vendo a figura de Jesus atuando no período de sua existência entre os humanos, percebo o quanto sua postura diante das situações que o afrontavam e estimulavam a agir era um comportamento sóbrio com a intenção de provocar nas pessoas um conforto em estar perto dele, de querer saber mais sobre como respeitar a particularidade do outro sem que sua personalidade fosse descaracterizada. Jesus não era ameaçador, nem abusava da sua autoridade para coagir as pessoas. Pelo contrário, foi com mansidão e prudência que conseguiu deixar um legado para aqueles que desejam seguir seus conselhos quanto a amar ao próximo como a nós mesmo.

DESENVOLVIMENTO

O que os ensinamentos de Cristo têm a dizer sobre cidadania?

Deus criou as pessoas para viverem juntas, em harmonia e comunhão. Quando veio ao mundo, mesmo Jesus não quis ficar sozinho, nem fazer tudo só. Ele criou uma comunidade para si, formada por seus discípulos, e viveu preocupado com o bem-estar e a felicidade das outras pessoas em diversos sentidos: providenciou vinho para uma festa de casamento para não deixar os noivos passarem vergonha; deu atenção a mulheres, crianças e doentes, num tempo em que eram excluídas socialmente. Os cristãos precisam divulgar esta mensagem e ensinar as pessoas sobre a vida em comum.

No Espaço Cidadania - Como levar a gentileza para o cotidiano?

Pensando que não vivemos sozinhos neste mundo e aplicando nas coisas simples como dizer “bom dia”, não “furar” fila, dar a vez no trânsito. Nosso individualismo e a vontade de estar sempre no primeiro lugar nos deixam cegos quanto ao direito e às necessidades das outras pessoas. Fazemos parte de grupos desde que nascemos porque precisamos uns dos outros. É preciso reaprender isso.

Como adotar um estilo de vida mais cristão nos dias de hoje?

Não há uma receita, apenas a indicação de que ser cristão é seguir a Cristo e seguir a Cristo é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (51.9 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com