TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Apresentado a Disciplina de Introdução a Teologia no Curso Livre em Teologia do Instituto Teológico Quadrangular

Por:   •  30/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.283 Palavras (6 Páginas)  •  558 Visualizações

Página 1 de 6

INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR

STEFELIN A. A. GONÇALVES

TABERNÁCULO

CURITIBA

2020

STEFELIN A. A. GONÇALVES

TABERNÁCULO

Trabalho apresentado a disciplina

de Introdução a Teologia no curso livre em Teologia do

 Instituto Teológico Quadrangular

Orientador (a) Prof. (a) Erica Mariano

CURITIBA

2020

INTRODUÇÃO

O presente trabalho fala sobre o Tabernáculo, neste abordaremos as motivações de Deus em ordenar a Moisés a construção do mesmo, assim como a sua importância, manutenção, objetivo, comparação com nossos tempos e também os detalhes designados pelo próprio Deus para sua construção.

A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica.

Deus Ordena a Moisés que construam o Tabernáculo

‘E me farão um santuário e habitarei no meio deles.

Conforme a tudo que eu mostrar para modelo do tabernáculo, e para modelo de todos os seus pertences, assim mesmo o fareis’

                                                    Êxodo 25: 8;9   

                       

O Tabernáculo

O Tabernáculo foi usado como santuário portátil durante a peregrinação pelo deserto. Os levitas eram os responsáveis por montar, desmontar e transportar o Tabernáculo. Depois, mesmo após os israelitas terem entrado em Canaã, o Tabernáculo continuou sendo utilizado por eles durante muito tempo.

Devido a sua portabilidade, o Tabernáculo esteve em diferentes locais da Terra Prometida, até chegar finalmente em Jerusalém, quando o Rei Salomão construiu o Templo (Josué 18:1; 1 Samuel 21; 1 Crônicas 16:39; 1 Reis 8:4). Depois da construção do Templo não havia mais a necessidade de se transportar o Tabernáculo como um santuário móvel.

Os móveis do Tabernáculo

Quando Deus deu as instruções para a construção do Tabernáculo, Ele também considerou seus móveis e utensílios. Cada detalhe tinha uma importância especial como símbolo da habitação de Deus com seu povo.

No Santo Lugar ficavam a mesa dos pães da proposição, o altar de incenso e o candelabro. Enquanto isso, no Santo dos Santos ficava exclusivamente a ARCA DA ALIANÇA. Nos átrios também ficavam o altar do holocausto e o lavatório.

Altar do holocausto

O altar do holocausto também era chamado de “altar de bronze”. Esse altar ficava na parte externa, no átrio do Tabernáculo. Era nesse altar que as ofertas trazidas para serem oferecidas a Deus eram completamente queimadas (Êxodo 27:1-19). Após Deus ter oferecido seu único filho como sacrifício pelos nossos pecados , o véu se rasgou e nossos pecados foram perdoados hoje não necessitamos mais oferecer sacrifícios ao Senhor, basta nos arrependermos de nossos maus caminhos , aceitarmos a Cristo e segui-lo buscando ser o mais parecido com ele a cada dia .

O lavatório

Era uma bacia de cobre ou bronze que ficava entre o altar do holocausto e a porta do Tabernáculo (Êxodo 30:17-21; 38:8; 40:30-32). Essa bacia armazenava a água que os sacerdotes usavam para se lavar. A Bíblia não fornece nenhum detalhe sobre seu tamanho ou capacidade de armazenagem.

Mesa dos pães da proposição

Todos os sábados eram colocados sobre essa mesa doze pães, como ofertas a Deus. Cada pão representava uma das doze tribos de Israel. Esses pães eram substituídos por outros pães semanalmente. Somente os sacerdotes tinham autorização para comer os pães velhos (Êxodo 25:23-30; Levítico 24:5-8; 1 Samuel 21:1-6).

Candelabro

O candelabro possuía uma haste central e seis braços, três de cada lado da haste principal (Êxodo 25:31-40). Em cada braço eram colocadas lâmpadas abastecidas com azeite de oliva puro. O sacerdote era responsável em mantê-lo sempre aceso. A figura desse castiçal possui ainda hoje um importante papel nas celebrações judaicas.

Altar do incenso

O altar do incenso ficava no Lugar Santo. Nele era queimado incenso continuamente. O sacerdote era o responsável por ascender o altar do incenso pela manhã e também à tarde (Êxodo 26:1-37; 30:1-10). Nenhum tipo de sacrifício era queimado no altar do incenso.

Arca da Aliança

Era o símbolo máximo da presença de Deus no meio de seu povo escolhido. A Arca era uma urna feita de madeira de acácia, revestida de ouro puro por dentro e por fora. Ela possuía argolas de ouro em cada lado que serviam de suporte para sua locomoção. A Arca possuía uma tampa chamada de “propiciatório”. Nessa tampa estavam as figuras de dois querubins, que provavelmente eram feitos de ouro batido. A Arca também era chamada de “Arca do Concerto” ou “Arca do Testemunho”. Essa designação faz referência às tábuas da Lei que ficavam armazenadas dentro dela. Essas tábuas continham as prescrições da aliança do Sinai (Êxodo 24:12; 25:10-22; Deuteronômio 10:1-5).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (97 Kb)   docx (148.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com