TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Espiritismo e Natureza

Por:   •  1/7/2020  •  Resenha  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 2

O meio ambiente sob a ótica do Espiritismo em relação às questões da sustentabilidade

        O Espiritismo é uma doutrina criada por Allan Kardec que relaciona a existência e a comunicação espiritual. Seus princípios básicos envolvem a crença da reencarnação, a imortalidade da alma, a existência de Deus e a “variedade dos mundos”. Caracteriza-se por questionar a concepção da vida e fenômenos espirituais (relacionados à natureza).

        O meio ambiente está totalmente entrelaçado ao espiritismo, pois os seres vivos e a natureza dependem da simultaneidade de suas interações. Segundo Allan Kardec, em O Livro dos Espíritos:

“Por que a Terra nem sempre produz bastante para fornecer o necessário ao homem? (...) a Terra produziria sempre o necessário se o homem soubesse contentar-se. Se ela não cumpre a todas as necessidades é porque o homem emprega no supérfluo o que se destina ao necessário. Vede como o árabe no deserto encontra sempre do que viver, porque não cria necessidades fictícias. Mas quando metade dos produtos é desperdiçada na satisfação de fantasias, deve o homem se admirar de nada encontrar no dia seguinte e tem razão de se lastimar por se achar desprevenido quando chega o tempo de escassez? Na verdade eu vos digo que não é a Natureza a imprevidente, é o homem que não sabe regular-se”.

O autor demonstra a importância da relação pura entre homem e natureza, na qual é necessário desfrutar com sabedoria aquilo que ela oferece, ou seja, deve-se consumir apenas a quantidade respectiva para a sobrevivência e não apressar o processo natural. Desta forma, se a intenção do homem superar sua necessidade ele estará desobedecendo ao próprio Deus:

“(...) os animais não destroem mais do que necessitam, mas o homem, que tem livre-arbítrio, destrói sem necessidade. Prestará contas do abuso da liberdade que lhe foi concedida, pois nesses casos ele cede aos maus instintos”.

        Portanto, segundo o espiritismo é necessário priorizar a vida e desapegar o egoísmo e os bens materiais, para que exista uma relação sustentável que agrade tanto ao homem como a natureza.

   

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (48.8 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com