TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Humanismo

Por:   •  18/12/2017  •  Resenha  •  1.221 Palavras (5 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 5

Humanismo.

Definição

O Humanismo pode ser definido como um conjunto de ideais e princípios que valorizam as ações humanas e valores morais (respeito, justiça, honra, amor, liberdade, solidariedade, etc). Para os humanistas, os seres humanos são os responsáveis pela criação e desenvolvimento destes valores. Desta forma, o pensamento humanista entra em contradição com o pensamento religioso que afirma que Deus é o criador destes valores.

Ceticismo.

Definição 

O ceticismo é um corrente de pensamento filosófico que defende a idéia da impossibilidade do conhecimento de qualquer verdade. Criado na Grécia Antiga por Pirro de Élis (filósofo grego), esta filosofia rejeita qualquer tipo de dogma (afirmação considerada verdadeira sem comprovação). De acordo com os céticos, todo conhecimento é relativo, pois depende da realidade da pessoa que o possui e das condições do objeto que está sendo analisado. Como a cultura (regras, leis, costumes, visões e mundo, crenças) muda em cada período histórico, os defensores do ceticismo acreditam ser impossível estabelecer o que é real e irreal ou correto e incorreto.Logo, os céticos defendem a idéia de assumir uma postura de neutralidade em todas as questões, não fazendo julgamentos. Assim, o cético defende a indiferença total. Ceticismo expressa uma dúvida/descrença em relação a algo, não necessariamente Deus

O Panteísmo 

 Definição.

É a visão de que o Universo (Natureza) e Deus (divindade) são idênticos. Os panteístas, portanto, não acreditam em um deus criador ou antropomórfico. O  Panteísmo denota a idéia de que "Deus" é melhor interpretado como um processo de relacionamento com o Universo. Embora existam divergências dentro do Panteísmo, as idéias centrais encontradas em quase todas as versões são o Cosmos como uma unidade abrangente e a sacralidade da Natureza .No panteísmo, Deus é idêntico com o universo, mas no Panteísmo Deus está dentro e também além ou fora do universo.A reflexão deve partir de 1 conhecimento da realidade divina e depois especular sobre a relação entre o divino e o não-divino. A este ponto de vista chama-se panteísmo acósmico. Inversamente, quando a reflexão começa de uma percepção de toda realidade finita, das entidades passíveis de mudança e é dado o nome Deus a sua totalidade, denomina-se panteísmo cósmico.Etimologicamente falando, o termo panteísmo deriva das palavras gregas pan ("tudo") e teísmo ("crença em deus"), sustentando a idéia da crença em um Deus que está em tudo, ou a de muitos deuses representados pelos múltiplos elementos divinizados da natureza e do universo.Em diversas culturas panteístas, freqüentemente a idéia de um Deus que vive em tudo complementa e coexiste pacificamente com o conceito de múltiplos deuses associados com os diversos elementos da natureza, sendo ambos aspectos do panteísmo.

Politeísmo.

Definição.

Crença em vários deuses. Muitas religiões, principalmente as da antiguidade, eram politeístas. Podemos citar como exemplo a religião do Egito Antigo, Grécia Antiga e Roma Antiga. Os deuses destas religiões costumam assumir diversas funções, muitos deles com forças relacionadas à natureza. O funcionamento do mundo também era atribuído a estes deuses. Com o advento do cristianismo, que é monoteísta, estas religiões perderam força.

Ministérios

A palavra Apóstolo existe desde antiguidade, quando uma nação lutava e conquistava uma cidade ou país eles enviavam apóstolos para  aquela região a fim de levar cultura, leis, normas etc. Ele é o mensageiro, responsável por gerar vida através filhos espirituais é o pai espiritual que traz direção, posição as ovelhas com estratégia de Deus. O Apóstolo vem como o 1º enviado a fim de preparar o terreno para o estabelecimento do Reino de Deus. Paulo, Pedro, João são alguns exemplos de Apóstolos que serviram ao Senhor.

O Profeta direciona o povo através de revelações vindas do Pai. Há   uma diferença entre o dom profético e o profeta. O dom profético pode se manifestar em algumas ocasiões específicas, já o profeta é aquele que tem domínio da palavra, discernimento e intimidade com o Pai para receber diretamente Dele os direcionamentos para o povo, atuando sempre debaixo do poder de Deus. É uma pessoa que vive em um contexto totalmente diferente, pois procura sempre ser guiada pelo Espírito Santo.

 Mestre aquele que tem domínio sobre as escrituras e sabe passar os detalhes para os seus irmãos com graça e debaixo da ousadia do Espírito Santo. Aplicado  no estudo e no ensino. Cuida de todos os detalhes históricos, físicos que possam auxiliar no entendimento da palavra.

Sem o pastor os outros ministérios seriam em vão. O Senhor  Jesus é o nosso Sumo Pastor. Ele deu a incumbência para alguns homens de Deus para que pudessem cuidar zelar, amar as suas ovelhas. O pastor ensina e direciona as ovelhas no caminho em que devem andar.
Para entendermos melhor um exemplo é observar  a vida de um pastor de ovelhas e aprender com ele a importância de pastorear um rebanho.

Aula 16-11-11

O que é o livro de Atos?

No livro de Atos dos Apóstolos encontramos uma narrativa de como foi o início da igreja de Jesus Cristo aqui na terra, o exemplo deixado pelos apóstolos. Embora o autor não cite seu nome conclui-se que foi Lucas quem escreveu.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (129.9 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com