TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONHECIMENTO E HUMANISMO TRANSFORMANDO O MUNDO NAS DIFERENTES LINGUAGENS

Tese: CONHECIMENTO E HUMANISMO TRANSFORMANDO O MUNDO NAS DIFERENTES LINGUAGENS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/12/2013  •  Tese  •  934 Palavras (4 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 4

Projeto em construção:

“CONHECIMENTO E HUMANISMO TRANSFORMANDO O MUNDO NAS DIFERENTES LINGUAGENS”

JUSTIFICATIVA DO PROJETO

A finalidade principal de aprender é transformar informações em conhecimento que permita fazer opções entre ideias, valores e visões de mundo que estão mudando a todo instante.

O progresso faz com que desde muito cedo a criança seja inserida nas diferentes formas tecnológicas que vão se modificando juntamente com seu crescimento, tornando-o um ser participativo e transformador.

De acordo com a Proposta Pedagógica a escola deve proporcionar a todas às crianças e suas famílias oportunidade de acesso ao conhecimento, valores e modos de vida verdadeiramente cidadãos, valorizando sempre o que os alunos já trazem de bagagem. As atividades que serão desenvolvidas divulgarão a EMEI e a comunidade que está inserida socializando as aprendizagens dentro das diferentes linguagens.

O conhecimento científico nos oferece inúmeros benefícios, mas devemos ter a sensibilidade de sabermos quando nos ajuda e quando nos atrapalha, contudo precisamos oferecer instrumentos para que os alunos sintam-se capazes de caminhar por si mesmos, de realizar atividades cada vez mais complexas e desafiadoras construindo uma vida que faz sentido e seja plena de realizações.

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil a “criança é sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivência, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura”.

Portanto a escola é de fundamental importância em oferecer práticas que sejam preocupadas em formar alunos com habilidades para uma participação construtiva e cooperativa no meio que vive.

OBJETIVO GERAL

Oferecer aos alunos de forma lúdica momentos prazerosos de aprendizado considerando-os como seres únicos inseridos em uma cultura dentro de uma sociedade e em processo constante de descobertas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Participar de atividades culturais relacionadas ao Tema do Projeto, proporcionando uma interação maior entre a Comunidade, a Escola e as iniciativas da SMEC.

• Interagir com os recursos tecnológicos e mediáticos.

• Realizar atividades pedagógicas para a ampliação do conhecimento dos diferentes recursos tecnológicos.

• Reconhecer a escola como espaço de convivência e aprendizagem.

• Cooperar e valorizar os colegas.

• Envolver-se com as famílias nas atividades escolares.

• Perceber-se enquanto “ser” sujeito da história buscando uma sociedade mais humana.

• Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas.

• Conhecer espaços que nos permitam adquirir conhecimentos necessários a vida atual.

• Ampliar as possibilidades de desenvolvimento e aprendizagem com atividades lúdicas diversificadas.

• Usar a tecnologia que a escola disponibiliza para os familiares vivenciarem momentos diferenciados e prazerosos.

METODOLOGIA

As crianças da faixa etária de 0 à 5 anos precisam vivenciar diferentes experiências no cotidiano escolar, sem deixar de apreciar o que já sabem e os valores que são fundamentais para o pleno desenvolvimento.

De acordo com estas considerações desenvolver-se-á o projeto envolvendo todos os segmentos da escola e da comunidade. O trabalho será realizado com cada turma e suas professoras envolvendo atividades e temas referente à proposta da SMEC e EMEI e de acordo com cada faixa etária.

O trabalho será desenvolvido o ano todo e no decorrer a escola envolverá alunos, pais e comunidade escolar demonstrando os conhecimentos adquiridos e a capacidade de compreensão de cada criança. Iniciaremos nossos trabalhos com a Gincana de aniversário da escola, momento este que terá por objetivo a comunidade conhecer um pouco da história da EMEI buscando a interação e integração das famílias. Visitaremos o Museu Olivío Otto para os alunos observarem as mudanças tecnológicas e visitarão a Radio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com