TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ideário Educacional Jesuítico: explorando o Ratio Studiorum

Por:   •  4/7/2019  •  Monografia  •  14.073 Palavras (57 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 57

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS CURSO DE PEDAGOGIA

Ana Maria da Silva Toyshima

O Ideário Educacional Jesuítico: explorando o Ratio Studiorum

Maringá, PR 2011

Ana Maria da Silva Toyshima

O Ideário Educacional Jesuítico: explorando o Ratio Studiorum

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial para a obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia, pelo curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá.

Orientador: Profº. Drº. Célio Juvenal Costa

Maringá 2011

Dedico este trabalho a todos aqueles envolvidos direta ou indiretamente em minha trajetória acadêmica, aos que me proporcionaram momentos felizes e inesquecíveis.

AGRADECIMENTOS

O último ano da faculdade é, com certeza, o mais desafiador, pois se trata de um período de transição entre o meio acadêmico e o campo de trabalho e, nesse momento vivenciamos diversas sensações: medo, alegria, ansiedade, saudade, insegurança e expectativas. Ao término do curso, sinto-me realizada por ter vivido intensamente tudo o que a Universidade me proporcionou, o estudo de diferentes temáticas, os variados projetos, o contato com excelentes professores e os amigos que fiz. É difícil agradecer todas as pessoas que de algum modo fizeram ou fazem parte da minha vida.

Agradeço primeiramente a DEUS, por ter me dado forças, por guiar meus passos, pelas dificuldades superadas, enfim por ter possibilitado esta grande conquista.

Agradeço de maneira muito especial a minha mãe Neide, ao meu pai Dirceu e à minha irmã Patrícia, por estarem sempre ao meu lado nos momentos serenos e apreensivos, por serem pessoas amáveis e dedicadas. Amo vocês!

Agradeço infinitamente ao meu marido Takao pela cumplicidade, carinho e compreensão. Sei que não foi fácil conviver com minhas ausências, em alguns momentos, quando necessitei priorizar os meus estudos. Mas sei que do seu jeito você fez o possível para manter a harmonia.

Ao Caio, pessoinha linda que eu tanto AMO. Filho você é minha jóia mais preciosa,  é você quem enche de alegria e carinho minha VIDA. .

Um agradecimento muito especial ao meu querido professor e orientador Célio, pelo carinho, dedicação e paciência que teve comigo, pelos ensinamentos sempre bem vindos.

Ao professor Sezinando a quem tenho grande admiração, agradeço pelas contribuições em minha formação.

Ao professor Flat e a professora Maria Simone pelas contribuições em meu trabalho.

A minha professora e tutora Sheila, pessoa mais que especial a quem tenho um enorme carinho e respeito. Sinto-me privilegiada pela oportunidade de poder participar de um grupo que tem à frente uma pessoa competente, dedicada e que acima de tudo, ama o que faz.

Ao grupo PET-Pedagogia da UEM que proporcionou experiências incríveis e momentos inesquecíveis e, que fez toda diferença em minha formação acadêmica. Às petianas Andressa, Lili, Lara, Lari, Nathi, Michely, Pati, Pri, Tati, Thaís e Val. Aos egressos Aline, Ariane, Cintia, Denis, Gil, Helena, Mayse e Rita. Pessoas tão especiais.

Meus agradecimentos aos colegas integrantes do Laboratório de Estudo do Império Português (LEIP) pela contribuição em minha formação.

Às minhas amigas e parceiras que compõe o meu grupinho do fundão Flavis, Lara, Pati Guelles, Pati Alves, Paulinha e Pri, meninas vocês alegram minhas manhãs. Tantas conversas, risadas e algumas briguinhas para apimentar a relação. Vou sentir muitas saudades dos momentos maravilhosos que passei com vocês. Agora me diz como será meu café da manhã sem vocês? E a nossa padaria? Aquele cafezinho quentinho e o pão de queijo, que têm um sabor todo especial quando é com vocês!

À Thaís, Tati e Merly pela companhia e carinho ao longo dos anos.

Enfim, agradeço a todos os meus companheiros de salas aqueles que não citei, pelo convívio e troca de experiências ao longo desses quatro anos.

À todos os professores pelos valiosos conhecimentos que me proporcionaram obter uma formação da qual me orgulho.

À Universidade Estadual de Maringá pela oportunidade de desenvolver o presente estudo.

Muito Obrigada.

Nunca devemos nos esquecer de que o futuro não é nem totalmente nosso, nem totalmente não-nosso, para não sermos obrigados a esperá-lo como se estivesse por vir com toda a certeza, nem nos desesperarmos como se não estivesse por vir jamais.

(EPICURO)

TOYSHIMA, Ana Maria da Silva. O Ideário Educacional Jesuítico: Explorando o Ratio Studiorum. 2011. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso) – Universidade Estadual de Maringá.

RESUMO

As origens do Ratio Studiorum remontam as Constituições da Companhia de Jesus elaboradas por Inácio de Loyola e colocadas em vigor em 1556. A sua IV parte dedicada à educação traz as linhas mestras da organização didática e o espírito da atividade pedagógica da Ordem. Neste Trabalho de Conclusão de Curso objetivou-se analisar o Método Pedagógico dos Jesuítas (Ratio Studiorum) adotado nos colégios da Companhia de Jesus para verificar o quanto dele foi utilizado pelos missionários no ensino na América Portuguesa. A importância de tal estudo reside no fato de julgarmos essencial a compreensão do plano de estudos da Companhia de Jesus, que foi uma das instituições mais importantes em relação à educação em Portugal e no Brasil. Entender a educação jesuítica, no que diz respeito ao seu instrumento pedagógico, é procurar compreender a própria organização da Companhia, sua história, sua filosofia de vida e os seus princípios teológicos, filosóficos e formais. O Ratio Studiorum é uma das chaves para a compreensão da educação na complexidade da modernidade e, por decorrência, se torna importante para entender a chamada Primeira Educação no Brasil, visto que foram os jesuítas que praticamente monopolizaram a educação formal em Portugal e na América Portuguesa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (91 Kb)   pdf (483.6 Kb)   docx (75.9 Kb)  
Continuar por mais 56 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com