TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ratio Studiorum

Por:   •  24/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  1.908 Visualizações

Página 1 de 2

 (a) O que era o Ratio Studiorum?

       O Ratio Studiorum, era o método de ensino utilizado pelos jesuítas, nele se constituía o currículo, a orientação e administração do sistema educacional a ser seguido. Seu objetivo era ensinar toda a disciplina cabível ao instituto e levar o conhecimento e amor do criador. Eles eram constituídos por regras, que tinha o provincial como figura principal, diminuindo pouco a pouco o nível de influência. Também consistiam em três diferentes currículos, sendo currículo humanista com duração de cinco a sete anos; currículo teológico com quatro anos e filosófico de três anos. Eles utilizavam como método ditado; exame; repetições; disputas semanais, mensais e disputas reservadas aos mais distintos entre outros. Estes recursos eram utilizados muito em seus cursos.

      O Ratio tinha por alvo ordenar as atividades, funções e os métodos de avaliação nas escolas jesuíticas e foi vínculo entre o ensino medieval e o moderno. O objetivo maior da educação jesuítica segundo a própria Companhia não era o de inovar, mas sim de cumprir as palavras de Cristo: “Docete omnes gentes, ensinai, instrui, mostrai a todos a verdade”.

(b) Em que consistia a pedagogia catequética?

     A pedagogia catequética consiste no ensinamento do catolicismo, que tem como modelo, a pedagogia divina (Deus libertador que se encontra com a humanidade), sobretudo o proceder de Jesus Cristo, que, a partir da convivência com as pessoas, deu continuidade ao processo pedagógico do Pai.  O professor jesuíta era recomendado a utilizar a filosofia e a teologia como o principal recurso a ser utilizado na educação. A filosofia teológica utilizada pelos jesuítas baseava-se na teologia de São Tomas de Aquino, que era conhecida como uma tradição escolástica.

(c) Qual a metodologia utilizada pelos jesuítas na regência das aulas?

      Os jesuítas, trouxeram consigo costumes religiosos, condutas de comportamento, e sua metodologia de ensino, que era embasada por um documento conhecido como Ratio Studiorum. Trouxeram também sua proposta de trabalho pedagógico, que era influenciada pelas orientações filosóficas das teorias de Aristóteles e São Tomás de Aquino, principalmente no que se refere à ideia de universalização do ensino. O plano de estudos dos colégios jesuítas eram muito completo e tinha em sua essência o uso das artes (musical, coreográficas e teatral), além da linguística.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (55.8 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com