TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Judaísmo

Por:   •  8/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  559 Palavras (3 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 3

                                    Judaísmo

    O judaísmo é considerado a primeira religião monoteísta a aparecer na história. Tem como crença principal a existência de apenas um Deus. 

    O judeu é definido como um membro da tribo de Judá e um israelita, e também são chamados de "povo escolhido de Deus". A tradição judaica entende que todos o povo judeu é descendente direto dos primeiros judeus, que seriam Abraão, Isaac e Jacó.

     O judaísmo segue os ensinamentos da Torá e da Bíblia Hebraica, que correspondem ao Velho Testamento da Bíblia Cristã. Os cinco primeiros livros, a que os judeus dão o nome de Torá, teriam sido escritos por Deus e não devem ser nunca modificados. No cristianismo correspondem aos livros do Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.

    O judaísmo do Século I d.C havia muitos subgrupos diferentes dentro de judaísmo Antigo e o movimento de Jesus era, à princípio, só um deles. Assim, a separação do Cristianismo do judaísmo não foi súbita, mas aconteceu gradualmente.

   O Judaísmo no tempo de Jesus parecia muito com as divisões internas do Cristianismo de hoje. Todos os judeus tinham certas crenças comuns e praticaram alguns aspectos da religião: eram monoteístas, praticavam a lei de Moisés, circuncidavam-se, etc.

  Os principais grupos do Judaísmo sec I a.d :

  • Fariseus (significa separados): Acreditavam na imortalidade da alma, que Deus puniria dos ímpios e recompensaria os justos, na ressurreição dos mortos, dízimos e na consagração do sábado. Os Fariseus eram extremamente zelosos pela Lei de Moisés, eles perseguiram Jesus! Paulo era fariseu. (Hipocritas)
  • Saduceus: Era o grupo que fazia oposição aos fariseus, era composto por homens educados, ricos e de boa posição social, os saduceus negavam a ressurreição e juízo futuro, criam que a alma morria com o corpo, negavam a imortalidade, negavam a existência dos anjos e dos espíritos, criam que Deus não intervinha nas vidas dos homens, não tinham as mesmas crenças que os patriarcas, negavam a existência do (inferno) e só depositavam a crença naquilo que a razão pura pudesse provar. (Mercenários e Humanistas).

  • Essênios:. Acreditavam na imortalidade da alma, no castigo dos maus e que os justos seriam recompensados com uma vida de alegrias, fora do corpo. Eram deterministas, o destino dos homens dependia da vontade de Deus, eram celibatários, dividiam seus bens entre si, não possuíam servos, tinham livros e ensinos secretos. Enquanto os fariseus se tornaram sinônimos de hipócritas e os saduceus de mundanismo, o essênismo se torna sinônimo de isolacionismo, isto é, vida separada e afastada de todos, viviam isolados estudando o Torá alguns moravam no deserto.
  • Herodianos: Possuíam privilégios e regalias concedidas pelo governo de Herodes, Esse grupo se colocava à disposição do governo romano, trabalhando como espiões que observavam continuamente possíveis situações que poderiam trazer problemas ao governo, como rebeliões políticas, insurreições ou movimentos messiânicos, a exemplo de Jesus e seus discípulos. (Buscavam seus próprios interesses sem preocupar com o próximo, ficava do lado de quem podia os beneficiar).
  • Zelotes (Zeloso): Os zelotes tinham um intenso zelo por Deus. Era um grupo religioso mais radical do Judaísmo, marcado caráter militarista e revolucionário que se organizou opondo-se à ocupação romana de Israel, não hesitavam em usar a força, a violência e as intrigas para alcançar seu objetivo, que era libertar a nação de Israel do jugo estrangeiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (78.8 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com