TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Tabernaculo

Por:   •  20/10/2016  •  Seminário  •  2.041 Palavras (9 Páginas)  •  1.040 Visualizações

Página 1 de 9

INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR

HEBREUS

"O Tabernáculo e Cristo"

Aluna: Maressa Martins

Professora: Pastora Neusa

Turma: 2º ano

Contagem - 2016

Introdução

        O presente trabalho é sobre o Tabernáculo, tratando mais especifico sobre como ele foi construído, o motivo de sua construção e fazer uma comparação entre o mesmo e Cristo.

        

O Tabernáculo

1 - A Construção do Tabernáculo:

" E farão um santuário para mim, e eu habitarei no meio deles. Façam tudo como eu lhe mostrar, conforme o modelo do tabernáculo e de cada utensílio." (Êxodo 25:8-9)

        O projeto de Deus para a construção do Tabernáculo foi transmitido a Moisés, quando ele estava conduzindo o povo de Israel à terra de Canaã, terra esta que fora prometida aos patriarcas Abraão, Isaque e Jacó. O tabernáculo nada mais era do que uma tend, construída de madeira, metais e cortinas. Seria um local onde dali pra frente, Deus se faria presente no meio de seu povo, para trazer-lhe as instruções e revelações da sua vontade.

        O Tabernáculo não foi uma invenção humana, o próprio Deus instruia Moisés quanto à planta e os objetos do templo móvel e Moisés obedeceu a todas as instruções. Quando Moisés subiu ao Monte Sinai, dentre as instruções divinas dadas ali, estava a instrução para a construção do Tabernáculo. O modelo dado a Moisés deveria obedecer em detalhes o projeto a ele revelado no monte.

        O Tabernáculo seria construído pelo povo de Deus, com os recursos que receberam pela providência divina ao saíremdo Egito. Para que o templo fosse construído os israelitas ofertaram voluntariamente e com alegria.

1.1 - As Ofertas:

"Diga aos israelitas que me tragam uma oferta. Receba-a de todo aquele cujo coração o complir a dar. Estas são as ofertas que deverá receber deles: ouro, prata e bronze, linho fino, pêlos de cabra, peles de carneiro tingidas de vermelho, couro, madeira de acácia, azeite para iluminação, especiarias para o óleo da unção e para o incenso aromático, pedras de ônix e outras pedras preciosas para serem encravadas no colete sacerdotal e no peitoral."  

(Ex. 25:2-7)

        Cada item pedido por Deus tem um significado, um fim específico. Deus é um Deus de própositos e através de cada item requerido o Senhor ensinaria, figuradamente a grandeza de seu relacionamento com seu povo. As ofertas eram compostas de:

  • Ouro: Simboliza a Glória de Deus;
  • Prata: Simboliza o preço pelo qual os homens foram resgatados. Todo primogênito do povo pertencia ao Senhor e sua família tinha que pagar um resgate em prata.
  • Bronze: Simboliza o juízo divino contra o pecado.
  • Tecidos e Linhas: Extremamente importantes para as vestes sacerdotais e tudo o que era feito de tecido no Tabernáculo, que aponta para a obra do Senhor Jesus.
  1. Púrpura (roxo): expressa Realiza
  2. Camesim (vermelho): lembra-nos o sangue
  3. Linho Branco: fala da pureza de uma vida santificada
  4. Estofo azul: lembra-nos o céu morada de Deus.
  • Pêlos e Peles: O pêlo representava a oferta pelo pecado amaldiçoado. A pele representava o sacrificio.
  • Madeira: Simboliza a vida do homem.
  • Pedras Preciosas: Foram usadas nas estolas sacerdotais e representaram às doze tribos de Israel.

        Quando Deus ordenou que Moisés pedisse ao povo a oferta para a construção do Tabernáculo, todos se mobilizaram e ofertaram tudo o que era necessário. As ofertas foram tantas que foi necessário pedir ao povo que parasse de levar suas contribuições, pois o que tinham arrecadado já era o suficiente "e disseram a Moisés: O povo está trazendo mais fo que o suficiente para realizar a obra que o Senhor ordenou."(Ex. 36:4). Dar oferta com a alegria a Deus é um princípio que encontramos na construção do Tabernáculo, cada um ofertou involuntáriamente, sem peso, mas com um ato de alegria.

        Para a construção do Tabernáculo foram escolhidos homens cheios do Espírito de Deus, de sabedoria e capacitação. Foram necessários homens e mulheres cheios de sabedoria para trabalharem com as suas mãos, para realizarem toda aquela obra. Bezalel e Aoliabe foram escolhidos e Deus os dotou de sabedoria e capacidade artistica para executarem com perfeição todo aquele trabalho.

1.2 - Estrutura do Tabernáculo:

        O Tabernáculo era composto de três partes: Pátio, Lugar Santo e Santos dos Santos ou Lugar Santíssimo.

        O Pátio tinha o formato retangular, e indicava que, na adoração a Deus, deve haver separação e santidade. Neste compartimento existia duas peças:

  • Altar dos Holocautos: ao entrar no pátio, o israelita tinha a sua frente o Altar dos Holocautos. Era uma caixa de madeira de cetim coberta de bronze. Junto a esse altar o transgressor da lei encontrava-se com o sacerdote para oferecer sacrifícios a Deus a fim de expiar seus pecados e obter perdão. O Altar do Holocauto tipificava Cristo, o nosso sacrifício perfeito que morreu em nosso lugar. Para nós aqui tem uma lição de morte do velho homem. Se o velho homem não for morto nunca veremos a glória de Deus.
  • Pia: foi feita com os espelhos das mulheres, para revelar a imagem do transgressor. Quando o transgressor chega nessa pia é revelado o seu caráter e a sua personalidade. A água usada na pia fala da necessidade de purificação antes de prestar serviços ao Senhor. Na pia os sacerdotes lavavam suas mãos e pés antes de executarem seus deveres sacerdotais. Trazendo uma aplicação para os dias de hoje, esse ato significa purificação diária pela palavra. O lavar os pés é o nosso tipo de andar, podemos nos perguntar: como estamos andando?. O lavar as mãos é o nosso tipo de serviço, como estamos servindo e trabalhando?

        O Lugar Santo era o primeiro compartimento do Tabernáculo e era restrito aos sacerdotes, qualquer outro que tentasse entrar seria morto pelo próprio Senhor. Neste compartimento existiam três peças:

  • Mesa dos pães da preposição: Diariamente se colocava 12 pães frescos ali. Significava os pães da Presença (Ex.25:30) é a comunhão com Deus. Para nós isso significa consagração e viver continuamente na presença de Deus.
  • O Candelabro: tinha 7 braços com 7 lâmpadas que ficavam acesas 24 horas e não podia se apagar, ele iluminava o Lugar Santo que ficava completamente escuro sem o candelabro. Hoje esse candelabro representa a igreja, que tem como responsabilidade de viver aqui na terra iluminando as pessoas.
  • O Altar de Incenso: era de madeira de acácia, revestiso de ouro puro. Este ficava diante do véu e não podia queirmar outra coisa  a não ser o incenso sarado e preparado especialmente com ervas especiais. Podemos entender que esse incenso são as nossas orações dirigidas à presença de Deus. O incenso era de cheiro suave, as orações feitas segundo sua vontade são agradáveis a Deus.

        O Lugar Santissímo ou Santo dos Santos era o último compartimento do tabernáculo e o mais importante, era o lugar onde ficava a arca da aliança . A única coisa que separava o Lugar Santo do Lugar Santíssimo (Santo dos Santos) era um véu grosso (Ex.26.33). O único que podia entrar nesse lugar era o sumo sacerdote apenas uma vez por ano depois de um extenso ritual de preparação com um sacrifício pelos pecados do povo. O sinal de Deus na aceitação da presença do Sumo Sacerdote no Santo dos Santos era que ele continuava vivo. Neste compartimento existia uma peça:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (153.4 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com