TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tabernaculo

Monografias: Tabernaculo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  1.755 Palavras (8 Páginas)  •  763 Visualizações

Página 1 de 8

Pergunta 01:

O que cada elemento do Tabernáculo representa no plano da Salvação?

MATERIAL UTILIZADO NA CONSTRUÇÃO DO TABERNÁCULO

O Tabernáculo, entre outras coisas, era feito de:

O OURO

O ouro, no tabernáculo: Tipifica a gloria de Deus (no Velho Testamento)

Tipifica Jesus como Divino (no Novo Testamento)

É certamente o ouro que tipifica a realeza no Tabernáculo, embora ele fique escondido.

Aos olhos de todos, permanecendo acessível apenas aos Sacerdotes ou Sumo Sacerdotes da

Família de Arão.

O ouro aqui representa a realeza de Deus, inacessível ao mortal pecador, mas que é revelada a todos aqueles que rompem o arraial e adentram ao tabernáculo e se achegam ao Santuário de Deus. Essa é a razão dos ímpios não poderem ver a gloria de Deus e nem enxergarem a extensão de sua realeza. Para se vê a gloria de Deus é necessário entrar no santuário sem o que esta será inacessível. O ouro é o elemento de maior valia no tabernáculo e por isso tipifica a realeza de Deus.

A PRATA

A prata era um metal precioso que estava presente: Sustentando o cortinado que cercava o pátio. Êxodo 27.11

Na base de sustentação as tábuas do Santuário. Êxodo 26.19.

Na base de sustentação das colunas do véu do Santuário. Êxodo 26.32

A prata no Tabernáculo aponta para Jesus em seu sacrifício expiatório, pagando o preço. Do resgate de nossas almas. Observe que a prata formava a base de sustentação do Santuário. Isso quer dizer que o sacrifício de Jesus é à base da sustentação do plano de Deus, na redenção humana. Jesus é tudo nesse plano, e sem ele ainda estaríamos em débito com Deus e não existiria o Santuário no qual pudéssemos entrar. Ora se não houvesse Santuário no qual pudéssemos entrar, nunca poderíamos ter acesso a Deus. Portanto Jesus é à base de sustentação do nosso retorno para Deus. Então a nossa comunhão com Deus está garantida no sacrifício de Jesus, cuja redenção aqui é simbolizada pela prata. É também a prata que sustenta o cortinado suspenso, delimitando a área do Pátio, isolando o Santuário de Deus. A prata é símbolo do resgate e aponta para Jesus como Redentor.

O BRONZE

O bronze aqui neste contexto não é exatamente o bronze que se conhece hoje, mas era uma mistura de BRONZE. E COBRE, sendo esse o motivo de certas versões falarem bronze, e outras falarem cobre. O Bronze é símbolo de Julgamento. O Bronze é símbolo do SOFRIMENTO DE JESUS. Como o julgamento de Deus culminou na crucificação de Jesus, esse metal também aponta para a crucificação, daí os pregos serem todos de bronze. O bronze é também símbolo de força, ou de dureza. O bronze revestia o altar do sacrifício que deveria suportar o fogo do sacrifício.

A MADEIRA

A madeira aqui no Tabernáculo aponta para o componente humano no Tabernáculo. A madeira de Acácia tipifica o corpo incorruptível de Jesus o qual não viu a corrupção. A madeira de Acácia é a única madeira que se desenvolve no deserto do oriente e não apodrece nem atrai vermes ou insetos de modo a apodrecer. A acácia é nativa do deserto e se desenvolve muito bem em terra seca e arenosa onde outra madeira não teria sucesso. Somente ela consegue extrair dela os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento. Assim Jesus necessitou de Maria para vir a esse mundo como humano e dela extraiu o sustento para nascer e depois crescer como todos os homens. A madeira representa o componente humano no Tabernáculo. A madeira de acácia tipifica a incorruptibilidade do corpo de Jesus. A madeira fora do tabernáculo e toda retorcida e dessa forma tem pouca serventia e só é útil para o fogo, mas dentro do tabernáculo ela é trabalhada no altar do sacrifício e revestida de ouro no santuário. Toda madeira que se acha no santuário já foi madeira bruta! Mas agora esta revestida de bronze (no altar dos holocaustos) ou de ouro (no santuário) onde temos a tipologia do homem regenerado na habitação de Deus.

O TECIDO BRANCO DO CORTINADO

O Branco aponta para a justiça de Deus e o cortinado branco aponta para a perfeição de Jesus como Homem. Então o cortinado quer dizer que Deus está separado do arraial devido a sua justiça e juízo, em função de todos terem pecado e destituídos estarem da sua Glória.

Mas veja que a prata está acima do cobre e do cortinado, significando que a redenção de Jesus está acima de tudo. O cortinado representa um muro de separação entre a humanidade e o santuário de Deus. O branco do cortinado aponta para a justiça de Deus. O cortinado branco aponta para Jesus como homem perfeito.

Pergunta 02:

Analisar as proibições do Levítico e sua relação com a saúde dos Hebreus?

A religião hebraica tem aspectos chamativos. A doença quase sempre é vista como punição, mas esta punição vem do Senhor: "Se não me escutardes e não puserem em prática todos estes mandamentos, se desprezardes as minhas leis (...) porei sobre vós o terror, a tísica e a febre..." (Levítico, 26:16). Mas aqueles que cumprem os preceitos divinos têm outro destino: "Servireis ao Senhor vosso Deus e ele abençoará vosso pão e vossa água e afastará de vosso meio as enfermidades." (Êxodo, 23:25). Deus é o médico por excelência: "Eu sou o Senhor que te curou (Êxodo, 15:26).algumas das proibições do Levítico, os animais estão agrupados de acordo com a área em que habitam. Dessa forma, são mencionados primeiro os animais ou criaturas que habitam sobre a terra (vs. 2-8), depois os que habitam na água (vs. 9-12), e, finalmente, as criaturas do ar- aquelas que voam (vs. 13-23).

A distinção entre animais limpos e imundos é feita de maneira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com