TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho da Instrução

Por:   •  27/2/2020  •  Projeto de pesquisa  •  597 Palavras (3 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

À G∴D∴G∴A∴D∴U∴

A∴R∴L∴S∴ ALIANÇA FRATERNAL Nº. 596

Jurisdicionada à GLESP - R∴E∴A∴A∴

PRIMEIRA INSTRUÇÃO

Antonio Augusto da Fonseca Junior

CIM:58600

A∴M∴

Meus  QQIIr

As Primeiras Instruções

A Maçonaria através de sua simbologia concebeu no ferramental de pedreiros uma forma inteligente de difundir sua doutrina filosófica, de tal modo que cada um dos Maçons pudesse entender suas metas, tirar suas conclusões e usar esses instrumentos de trabalho na construção de seu Templo interior.

Hoje vou ter a oportunidade de conhecer as primeiras informações acerca dos instrumentos de trabalho e utensílios (a Régua, o Maço e o Cinzel ), que apresentam diversos significados  para mim como AM, sendo de fundamental importância em meus objetivos dentro desta Ordem.

Conforme as instruções que foram passadas sobre a Régua de 24 polegadas, o Maço e o Cinzel, Compreendi que:

- A Régua era usada pelos maçons operativos para medir e delinear os trabalhos quanto ao tempo e o esforço a ser despendido. De forma analógica no contexto atual, podemos considerar que a régua, dividida em 24 polegadas, faz menção às 24 horas em que está dividido o dia, para que meditando sobre estas horas, passemos a utilizá-las da forma mais racional, sempre pensando no crescimento da virtude, da lealdade, da generosidade e da tolerância entre os homens. Agindo desta forma seremos mais úteis e produtivos no mundo que encontramo-nos inseridos, pois se tiver alguma duvida em realizar algum ato ou atitude, use novamente a régua de 24 polegadas, isso é, dê mais 24 horas pra pensar antes de realizar ou executar.

- O  Maço, simboliza a edificação do trabalho humano de forma justa e honesta, como também, ficou claro quanto à inexistência de vaidades relativamente ao tipo de trabalho, pois todo labor, desde que justo e honesto é dignificante. A vontade, caracterizada como o poder instrumental da realização é de primazia ímpar no emprego racional das habilidades humanas, isso é, representa a vontade, a energia, a força física, o aspecto ativo da consciência, necessários para vencer os obstáculos.

- O Cinzel, representa a perseverança e a constância, por analogia nos faz pensar que a educação e a organização certamente nos levarão a perfeição. A pedra bruta que somos, somente ficará polida a custa de muito esforço e determinação, sendo esse o caminho mais sólido da virtude e da inteligência em prol da humanidade.

Enfim, esses instrumentos de trabalho simbolizam que, através da perseverança, aliada ao conhecimento e à regularidade, se possibilitará ao obreiro a transposição de todas as dificuldades, extinguindo as trevas da ignorância e aspergindo a felicidade no caminho da vida, em busca do conhecimento pleno.

Temos que saber mensurar nossas fraquezas e nossas vaidades. O bem e o mal estão dispersos pelo nosso cotidiano e, certamente, farão parte do nosso amanhã. Cabe a nós, de forma sábia, privilegiarmos em nossa vida, um ou outro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (372.4 Kb)   docx (362.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com