TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é Palavra

Seminário: O que é Palavra. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  Seminário  •  1.327 Palavras (6 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 6

O que é Palavra ?

A palavra, “PALAVRA” na Bíblia Sagrada.

A palavra, palavra dentro do contexto Bíblico significa a palavra do Senhor nosso Pai, Criador do céu e da Terra e de tudo o que nela há, tanto material, e espiritual, ela nos conduz para a vida eterna se nela crermos e pratica-la.

(Gênesis 15:1) - Depois destas coisas veio a palavra do Senhor a Abrão numa visão, dizendo: Não temas, Abrão; eu sou o teu escudo, o teu galardão será grandíssimo.

(Gênesis 15:4) - Ao que lhe veio a palavra do Senhor, dizendo: Este não será o teu herdeiro; mas aquele que sair das tuas entranhas, esse será o teu herdeiro.

(Gênesis 30:34 ) - Concordou Labão, dizendo: Seja conforme a tua palavra.

Significado de “‘PALAVRA” em Português:

Som articulado, que tem um sentido ou significação, a palavra veio (do latim parábola, que por sua vez deriva do grego parabolé) pode ser definida como sendo um conjunto de letras ou sons de uma língua, juntamente com a ideia associada a este conjunto. A função da palavra é representar partes do pensamento humano, e por isto ela constitui uma unidade da linguagem humana.

Palavras variáveis e invariáveis

As palavras podem ser invariáveis, se são sempre empregadas da mesma forma (cada, alguém) ou variáveis, se podem se apresentar de maneiras diferentes de acordo com sua especificação morfossintática (o, a, os, as, leia, lêem). As invariáveis se apresentam sempre da mesma forma como constam em um dicionário. Preposições, conjunções e advérbios são sempre invariáveis.

Artigos, pronomes e verbos são sempre variáveis. Entre os adjetivos e substantivos, quase sempre são variáveis, apesar de existir alguns invariáveis (simples, tórax, bônus).

Na prática, os linguistas aplicam uma combinação de todos os métodos listados abaixo com o intuito de delimitar o que vem a ser uma "palavra". E, mesmo com a cuidadosa aplicação desses referidos métodos, ainda não foi possível estabelecer um conceito geral, válido em todas as línguas, para definir "palavra".

Conforme Bechara, uma interjeição a rigor nem é uma pura palavra, mas uma "palavra-oração", pois sozinha pode significar um conteúdo de pensamento da linguagem emocional.

Palavra : Substantivo Feminino

Separação das Sílabas de Palavra:

pa-la-vra

Sinônimos de Palavra:

termo, vocábulo

Rimas com Palavra

lavra, deslavra, semipalavra, malavra, pseudopalavra, reslavra, zavra

Vogais Presentes em Palavra:

Palavra

Consoantes Presentes em Palavra:

Palavra

Dicção ou frase.

Afirmação:

Fala, faculdade de exprimir as ideias por meio da voz.

O discorrer.

Declaração:

Promessa verbal:

Não falto, dou-lhe a minha palavra.

Permissão de falar:

Peço a palavra.

Loc. adv.

De palavra, de viva voz:

oralmente.

Locução Adverbial.

Pela palavra, absolutamente, literalmente:

“Ter a palavra”, ter permissão para falar numa assembleia.

“Ter palavra”, cumprir alguém aquilo a que se obriga.

“Palavra de rei, firmeza no que se diz ou promete” , qualidade de quem mantém o que diz.

Citação com a palavra, palavra:

"O homem de palavra fácil e personalidade agradável, raras vezes é homem de bem."

Confúcio:

"Os que têm o dom da palavra e são oradores, têm em mão um grande instrumento de charlatanismo: felizes se não abusam dele."

"O acaso é uma palavra inventada pela ignorância"

"Jogador não tem palavra"

Apesar da definição supra, não existe uma designação técnica suficientemente precisa para "palavra", já que nem sempre é possível delimitá-la:

Por exemplo, pode haver "palavras dentro de palavras", como em beija-flor. Ainda, a intuição pode não ser recurso suficiente para tal delimitação, já que nem sempre a ideia (o aspecto semântico) coincidirá com a escrita (o aspecto gráfico):

Ex: "de repente" e "depressa".

Quando nos referimos à palavra enquanto um conjunto de letras, ela é parte da linguagem escrita ou gráfica. Quando nos referimos à palavra enquanto um conjunto de sons, ela é parte da linguagem falada ou glótica. Em ambos os casos, este é o denominado aspecto externo ou representação material da palavra, e a este aspecto externo, material, damos o nome de vocábulo.

Quando nos referimos à palavra enquanto índice da ideia que ela representa (ou seja: quando falamos do sentido por trás da palavra escrita ou falada), estamos nos referindo ao aspecto interno ou representação imaterial da palavra, e a este aspecto interno, imaterial, damos o nome de termo.

É por isto que o correto é "explicar bem um termo", não "explicar bem um vocábulo". Do mesmo modo, o correto é "pronunciar bem um vocábulo", não "pronunciar bem um termo".

As palavras podem ser combinadas para criar frases.

Uma palavra também pode ser definida como sendo um conjunto de morfemas. Contudo, embora na língua escrita a demonstração deste conceito seja relativamente simples (e em muitos sistemas de escrita as palavras sejam delimitadas por espaços entre si), há idiomas que não usam divisores de palavras. É o caso do sânscrito.

Além disto, em antigos manuscritos latinos e japoneses (em que o uso do kanji era frequente) o uso de delimitadores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com