TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OBJETIVO DOS JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  11/5/2015  •  Artigo  •  1.365 Palavras (6 Páginas)  •  716 Visualizações

Página 1 de 6

Ias5[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

2.1   OBEJETIVO DOS JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL        

2.2   JOGO DAS CORES        

2.3   RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA        

3       CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho vai tratar da aplicação da ludicidade na escola e em especial na educação infantil, alem disso vamos fazer leituras e pesquisas sobre formas práticas de aplicar as teorias vistas nas disciplinas do quinto semestre do curso de licenciatura em pedagogia.

   O objetivo é desenvolver as habilidades do futuro educador em confeccionar e aplicar atividades que explorem de forma adequada a ludicidade na educação infantil.


  1. DESENVOLVIMENTO

  1. OBEJETIVO DOS JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Ao analisar os textos indicados para a produção textual individual e também pesquisar sobre jogos que são utilizados com fins didáticos na educação infantil a fundamental importância das disciplinas ministradas no quinto semestre de pedagogia pela Universidade Norte do Paraná quando estas nos fazem pensar de forma didática, ludicidade e a importância de sua correta exploração na educação infantil.

Consultando livros de alguns dos principais autores da educação e em especial da educação infantil alem de também buscar exemplos na rede mundial de computadores notamos que é consenso entre os autores que é brincando que a criança aprende a pensar e a formular soluções para seus desafios. Nos desafios das brincadeiras elas ganham habilidade que irão usar em toda a sua vida.

Dessa forma notamos que quando a criança a brinca simula situações cotidianas que fazem com que ela amadureça, Zanluchi (2005, p. 89) reafirma que “Quando brinca, a criança prepara-se a vida, pois é através de sua atividade lúdica que ela vai tendo contato com o mundo físico e social, bem como vai compreendendo como são e como funcionam as coisas.”

O professor deve sempre estar atento às dificuldades de seu alunado e nunca abrir mão de ferramentas lúdicas para fazer com que o rendimento da classe suba a cada dia.

Como vemos Gilda Rizzo (2001, p.40) diz o seguinte sobre o lúdico:

“… A atividade lúdica pode ser, portanto, um eficiente recurso aliado do educador, interessado no desenvolvimento da inteligência de seus alunos, quando mobiliza sua ação intelectual.”

  1. JOGO DAS CoRes

Com base nos estudos realizados durante o quinto semestre de pedagogia, pesquisamos, criamos e testamos alguns jogos que estilassem o desenvolvimento cognitivo das crianças baseados nas necessidades dos alunos de uma Instituição de ensino infantil. Após varias tentativas a equipe desenvolveu e criou as regras do seguinte de um jogo como será descrito a seguir.

  1. Um grupo de até 12 alunos fica em circulo e o professor entrega uma fita colorida a cada um deles.

  2. O professor sorteia uma cor e o aluno que estiver com a cor sorteada pega a bola, se posiciona no centro do circulo e joga a bola  pro alto e chamando uma cor.

  3. O participante que estiver com a fita que representa a cor chamada deve correr e pegar o a bola sem deixá-la cair ao chão.

  4. Se a bola cair no chão, o participante sai da brincadeira e o educador o primeiro participante continua no centro no centro do circulo.

  5. Se o participante conseguir pegar o chapéu, esse irá para o centro do círculo e dá continuidade ao jogo. Isso se repete até que reste apenas um participante do jogo.

Esse jogo foi desenvolvido pra ser aplicado junto a crianças de 2 a 5 anos, podendo ser proposto em aulas para crianças maiores. Com esse jogo específico trabalhamos o aprendizado das cores primarias e secundárias, percepção, reflexo e coordenação motora.

Convidamos doze crianças da turma da pré-escola I, que têm entre 4 e 5 anos para testar o jogo em nosso público alvo, passamos as regras que foram entendidas sem muitas dificuldades.

A nossa maior dificuldade foi no inicio da brincadeira até que as crianças formaram o circulo para a distribuição das doze fitas coloridas. Durante a brincadeira os alunos foram se soltando mostrando que a brincadeira alem de trazer conhecimento é uma brincadeira divertida, onde elas aprendem de forma espontânea o conteúdo da aula.

Brincar desenvolve as habilidades da criança de forma natural, pois brincando aprende a socializar-se com outras crianças,desenvolve a motricidade, a mente, a criatividade, sem cobrança ou medo, mas
sim com prazer (Cunha 2001, p.14).

  1. RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA

Durante o desenvolvimento do trabalho em vários momentos a teoria pôde ser vista com mais força na prática, as orientações dos professores. Antunes esclarece muito bem a palavra “jogo” da nossa cultura, habitualmente é confundida com “competição” do ponto de vista educacional, a palavra jogo se afasta do significado de competição e se aproxima de sua origem etimológica latina, com o sentido de gracejo ou mais especificamente divertimento, brincadeira, passatempo. Desta maneira, os jogos infantis podem até excepcionalmente incluir uma ou outra competição, mas essencialmente visam estimular o crescimento e aprendizagens e seriam mais bem definidos se afirmássemos que representam relação interpessoal entre dois ou mais sujeitos realizada dentro de determinadas regras. Esse conceito já deixa perceber a diferença entre usar um objeto como brinquedo ou como jogo. (ANTUNES, 2003, p.9).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com