TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS INDICADORES DO TIPO DE SOLIDARIEDADE

Por:   •  30/9/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.814 Palavras (16 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

TEORIAS SOCIOLÓGICAS I

ARMANDO LINO DA SILVA LOPES

FABIANA NOGUEIRA MORAIS

ISABELA MOLNAR FREITAS

ISABELLA CORIGLIANO

LARISSA NERI

LAURA DIOVANA

MARIANE ALVES

MATEUS CANNALONGA

PROFESSOR: DR. ANDERSON ZANETTI

SÃO PAULO

2018

APRESENTAÇÃO

As aulas ministradas na disciplina Teorias Sociológicas I buscou, neste estudo, através do processo de reflexão aluno-conhecimento, as relações professor-conhecimento-aluno, e aluno-aluno, conhecer a. Com isto construído repertório.

Tornaram-se, as aulas, espaço formativo dos seus participantes, os alunos, tendo sempre como visão as mudanças decorrentes da industrialização, bem como dos antecedentes intelectuais da sociologia 

Sempre orientandas, as discussões tiveram sempre pautadas em temas que se circundavam o ensino de Sociologia.

A metodologia aplicada, para levantamento dos conceitos, nas sistematizações e as reflexões foram as aulas expositivas, leitura do livro “Um toque de clássicos”, apresentações em slides, através da divisão da turma em grupos (G1, G2, e G3) ficando a cada um a responsabilidade de um pensador.

As apresentações dos pensadores tiveram como esquema: um grupo apresenta-outro problematiza - e outro avalia.

Coube a este grupo apresentar o pensador Émile Durkheim (anexos I e II) questionamento do G3 (anexo III) e avaliação de desempenho G1 (anexo IV)

O fechamento do trabalho, ficou a cargo de uma parte escrita contendo: a) Comentário geral do tema; b) Como o grupo desenvolveu o tema para a apresentação; c) relato individual de apreensão do tema e da participação no trabalho.

Sumário

Comentário geral do tema        4

Desenvolvimento do tema para a apresentação        4

Relato individual de apreensão do (s) tema (s) e da participação no trabalho:        5

Armando Lino        5

Fabiana Morais        5

Isabella Corigliano        6

Isabela Molnar        6

Larissa Neri        6

Laura Diovana        7

Mariane Alves        7

Mateus Cannalonga        8

Anexo I – Apresentação de Slides        9

Anexo II – Resumo utilizado na apresentação        10

Anexo III – Problematização apresentada pelo Grupo 3        17

Comentário geral do tema

A Sociologia   é a ciência que se dedica a estudar e compreender os fenômenos sociais atrelados às nossas relações sociais. E foi com Karl Marx, Émile Durkheim, e Max Weber que a sociologia e seus fundamentos como ciência foram institucionalizados, se consolidando como disciplina acadêmica e ciência.

O livro "Um Toque de Clássicos" traz a temática Sociologia e esses pensadores para o entendimento.

Analisando a visão Émile Durkheim, um francês, pensador e sociólogo, apareceu em meio as guerras na Europa, defendendo a ideia de que o indivíduo somente avança, só se aperfeiçoa pela lei do progresso.

Segundo o pensamento Durkheimiano, o coletivo era o que produzia a sociologia, através dos fatos sociais, que estava presente em todos os indivíduos de uma sociedade.

O pensador afirma que a sociedade não é limitada, ela se transforma segundo as maneiras de agir do indivíduo e segundo as suas maneiras de ser (que são naturais, mas que se transformam junto com a sociedade).

Para o autor, os fatos sociais são constituídos de conceitos e vivências, e para analisá-los devem tratar fatos sociais como “coisas” e separá-los de alguma pré-noção para conseguir analisar o fato em si.

 Durkheim, afirma que o homem para viver em sociedade, é necessário estar sob regras e preceitos morais. E para ele, o homem se torna livre a partir do momento em que a sociedade busca um bem comum.

Desenvolvimento do tema para a apresentação

O grupo definiu, inicialmente, por efetuar leitura do capítulo do livro referente o pensador (designado a nós) Émile Durkheim e efetuar um breve resumo para se apropriar dos conceitos deste Sociólogo. E para ampliar o repertório pesquisar em outras fontes mais informações sobre sua teoria e reflexões.

Após o percurso descrito, optou-se por apresentação com o recurso slides, para turma, a exposição da argumentação e do conceito do pensador,

Houve então uma divisão para as falas durante a explanação. O critério para a divisão ficou de acordo com o “conforto” de cada um, porém, como todos se apropriaram dos conceitos de Durkhein poderiam durante as apresentações as intervenções / complementos na fala do outro.

Relato individual de apreensão do (s) tema (s) e da participação no trabalho:

Armando Lino

O sociólogo faz um comparativo com Marx e Rousseau, afirmando que o interesse individual nunca aparece. Ora é sufocado pela classe dominante, alienando a classe dominada ou utópica quando temos a proposta de uma alienação (renuncia) total da vontade particular como condição básica de uma igualdade entre todos.

Segundo Durkheim, somos um programa pronto, nossos imperativos morais já estão em nosso consciente, não necessariamente os meios sociais e a única forma de não ser dominado é sair do senso comum pelo uso da razão.

Enfim, alguns o citam como um crítico do individualismo e um positivista conservador compromissado com a manutenção da ordem social.

Fabiana Morais

A Sociologia encontra raízes no pensamento sociológico em Platão e Aristóteles, enquanto disciplina, é filha do Iluminismo. Outro fator relevante é a adoção dos métodos das ciências naturais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)   pdf (579.3 Kb)   docx (518.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com