TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PORTÕES DA INCLUSÃO Homoafetividade à Luz Dos Exemplos Inclusivos De Jesus

Artigos Científicos: OS PORTÕES DA INCLUSÃO Homoafetividade à Luz Dos Exemplos Inclusivos De Jesus. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  9.998 Palavras (40 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 40

OS PORTÕES DA INCLUSÃO

Homoafetividade à luz dos exemplos inclusivos de Jesus

Luis Carlos da Silva Santos Oliveira

Resumo

Trata-se de artigo sobre a questão da inclusão de homossexuais na igreja cristã à luz dos exemplos inclusivos de Jesus Cristo citados nos Evangelhos. Para isso, realizou-se um estudo exploratório descritivo tendo por base livros já publicados sobre o assunto, cujos autores enfocaram a homossexualidade à luz bíblica. Fez-se um levantamento histórico, social e cultural da homossexualidade em diversas culturas e sua evolução aos dias atuais onde passamos a tolerar e até a aceitar as pessoas homossexuais. A conclusão pessoal é que a igreja pode aceitar, à luz da Bíblia, a permanência de pessoas homossexuais em seus quadros, contudo deve recebê-las e tentar modificar seus comportamentos. Em síntese, incluí-los para modificá-los e não para permanecerem como são.

Palavras-chave: Homossexualidade. Inclusão. Exclusão. Cristo. Bíblia.

Introdução

A sexualidade tem sido um dos assuntos mais discutidos na atualidade em razão da quebra do preconceito e da luta por igualdade de direitos promovida por gays e lésbicas em todo o país (e no mundo), e simpatizantes, incluindo grupos cristãos, evangélicos e católicos, resultando na discriminação da homossexualidade e da proibição de quaisquer formas de discriminação contra aquele grupo, inclusive com retirada da homossexualidade da lista oficial de doenças mentais, em 1979, pela Associação Americana de Psiquiatria.

O tema se tornou controverso justamente porque há interpretações de várias ciências como a psicologia, a teologia, a antropologia, a história e o direito, dentre outros ramos do conhecimento humano. O fato é que a sociedade moderna se tornou mais inclusiva nos últimos anos, e isso em vários aspectos da vida humana. O mundo se tornou uma aldeia global e costumes antes pertencentes a pequenas parcelas da comunidade se tornam uma moda quase que instantaneamente, graças ao advento das telecomunicações e da rede internacional de computadores (internet).

Nesse contexto, convém ressaltar a abordagem religiosa do assunto, ou seja, como a religião cristã vê o tema homossexualidade, como foi tratado nas sagradas escrituras e como essa visão pode ou não ser adequada aos anseios da sociedade moderna.

Uma abordagem bíblica parece ser, à primeira vista, excludente, haja vista o que foi escrito no Antigo e no Novo Testamentos. Em Levítico 18:22, que trata das regras sobre relações sexuais, tem-se: “Não te deitarás com varão, como se fosse mulher; é abominação”. No Novo Testamento tem-se na epístola de Paulo aos Romanos, mais precisamente em Rm 1:27 “Semelhantemente, também os varões, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para como os outros, varão com varão, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a devida recompensa do seu erro”. 1 Co 6:9 diz: “Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas”. Todavia, nos evangelhos não há relato de Cristo sobre o tema (CALVANI, 2010).

A advertência bíblica foi transformada por muitos clérigos em condenação, pecado capital sem direito a perdão ou arrependimento. O fato é que os livros da Bíblia pouco se referem à homoafetividade. Porém os versículos existentes foram mais que suficientes para gerar ódio, discriminação e exclusão dos homossexuais. Não se trata de defender a prática homossexual dentro das igrejas; mas também não se podem gerar pretextos para discriminar, humilhar ou rejeitar outros seres humanos feitos à imagem e semelhança de Deus. Não se pode deixar de frisar que o ser humano é um ser imperfeito em busca do perfeito. Precisamos compreender o processo de formação social do ser humano, os processos mentais que formam seu caráter e sua moral, os processos de dominação histórica de um povo sobre outro, trazendo e impondo sua cultura e modo de viver sobre o oprimido. Nesse cenário têm-se as seguintes perguntas:

1) É possível exortar sem excluir os homoafetivos nas igrejas?

2) Quais são as questões ético-legais que abrangem a inclusão/exclusão dos homoafetivos?

3) À luz da doutrina cristã é possível incluir homoafetivos nas igrejas?

O assunto é relevante para a Igreja Cristã porque analisa textos bíblicos que, supostamente, condenam a homossexualidade e desmistifica um tabu das igrejas, que é tratar da homoafetividade em púlpito. Por outro lado, é importante para a sociedade cristã porque permitirá uma reflexão sobre ideologias e preconceitos arraigados ao longo do tempo, quiçá afastados dos ensinamentos de Jesus Cristo. Também é socialmente relevante porque pode ajudar a pensar a inclusão de cristãos homoafetivos no seio da Igreja Cristã.

Assim, tem-se por objetivo analisar a questão da homoafevidade à luz dos exemplos inclusivos de Jesus Cristo citados nos Evangelhos. Nessa linha, procurar-se-á apresentar resumo histórico acerca da evolução do conceito de homossexualidade, abordar as questões ético-legais da homoafetividade e, por fim analisar a conduta de Jesus Cristo nos vários exemplos inclusivos descritos nos Evangelhos.

O texto que se segue está organizado em quatro seções. A primeira delas trata do conceito e resumo histórico da homossexualidade em que se faz breve passeio pela história com foco nas questões homossexuais e culturais. É uma sessão interessante, pois predispõe o leitor à beleza do tema e à compreensão de sua natureza e evolução ao longo da história. A segunda seção aborda o tema Questões ético-legais da homoafetividade e contém, como o próprio nome sugere, divagações doutrinárias e legais acerca do tema. Nesta seção o leitor é levado ao conhecimento da lei e das questões éticas, é a reflexão sobre a moral. A terceira seção intitulada A visão bíblica acerca da homossexualidade é onde o leitor será introduzido nas questões mais polêmicas do ponto de vista cristão. A quarta e última seção intitulada “Em Cristo os portões da inclusão” aborda os exemplos inclusivos de Jesus Cristo extraídos dos evangelhos.

Homossexualidade: conceito e resumo histórico

A sociedade atual imergiu numa era em que tudo lembra sexo, seja nas propagandas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com