TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERCEPÇÃO DE USUÁRIOS DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES (PIC) NO TRATAMENTO DE ALTERAÇÕES EMOCIONAIS

Por:   •  8/8/2019  •  Artigo  •  10.544 Palavras (43 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 43

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO - UnC

PAMELA PAZINATTO PERTUSATTI

PERCEPÇÃO DE USUÁRIOS DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES (PIC) NO TRATAMENTO DE ALTERAÇÕES EMOCIONAIS

CONCÓRDIA

2018

PAMELA PAZINATTO PERTUSATTI

PERCEPÇÃO DE USUÁRIOS DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES (PIC) NO TRATAMENTO DE ALTERAÇÕES EMOCIONAIS

Projeto de Pesquisa apresentado como exigência para obtenção de nota na disciplina de TCC I e seminário de I do curso de Fisioterapia, ministrado pela Universidade do Contestado – UnC, Campus Concórdia, sob Orientação da Professora Denise de Almeida Benelli.

CONCÓRDIA

2018

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        5

1.1 OBJETIVOS        8

1.1.1 Objetivo Geral        8

1.1.2 Objetivos Específicos        8

2 REFERENCIAL TEÓRICO        9

2.1 ALTERAÇÕES FÍSICAS        9

2.1.1 Dor        9

2.1.2 Enxaqueca        9

2.1.3 Cefaléia        10

2.2 ALTERAÇÕES EMOCIONAIS        10

2.2.1 Depressão        10

2.2.2 Trauma        11

2.2.3 Estresse        12

2.2.4 Ansiedade        13

2.3 PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES        14

2.4 REIKI        15

2.5 HISTÓRIA DO REIKI        17

2.6 CHAKRAS        19

2.7 PRINCÍPIOS DO REIKI        23

2.8 TRATAMENTO COMPLETO DO REIKI        24

3 MATERIAL E MÉTODOS        28

3.1TIPO DE PESQUISA        28

3.2 POPULAÇÃO E AMOSTRA        28

3.3 INSTRUMENTO PARA COLETA DE DADOS        28

3.4 PROCEDIMENTOS PARA COLETA DE DADOS        29

3.5 PROCEDIMENTOS PARA ANÁLISE DE DADOS        29

3.6 ASPECTOS ÉTICOS        30

4 RECURSOS        32

4.1 MATERIAS DE CONSUMO        32

4.2 MATERIAIS PERMANENTES        32

5 CRONOGRAMA        33

REFERÊNCIAS        34

APÊNDICE A        36

ANEXO A – Via do Pesquisador        37

ANEXO A – Via do Participante        39


1 INTRODUÇÃO

As Práticas Integrativas e Complementares (PIC) fazem parte de uma área de cuidados em saúde que engloba as racionalidades médicas vitalistas e práticas terapêuticas ditas integrativas e complementares em saúde, as quais podem ser pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como Medicina Tradicional, Complementar e Alternativa. (TOLENTINO et al., 2016)

Essas práticas, se tornaram associadas a um estilo de vida que tenta resgatar modos alternativos de sociabilidade, o qual tem como consequência, propostas alternativas, envolvendo a educação, as relações econômicas, a lógica de produção de bens de consumo, as relações amorosas e sexuais, entre outros. Desse modo, as pessoas conectadas a esse campo simbólico de alternativas, inevitavelmente, buscaram por formas alternativas de cuidado de si e do cuidado do processo de adoecer e curar-se no contexto da vida. (PAIVA, 2016)

O reiki, por exemplo, é uma técnica complementar de cura, redescoberta no fim do século XIX, por um monge japonês, Mikao Usui. É uma técnica simples e natural pela qual uma pessoa transfere Energia Vital Universal de uma pessoa para outra, através da imposição de mãos, com objetivo de cura. (BENELLI, 2016)

A palavra Rei-ki é japonesa e significa literalmente “Energia Vital Universal”. Essa energia é definida como o poder que está em toda matéria criada. “Rei” descreve o aspecto universal, ilimitado, dessa energia; “ki” é a energia vital que flui através de todos os seres vivos. (HONERVOGT 2006)

O Reiki, transmitido pelas mãos através de canais energéticos, proporciona relaxamento, harmonia, cura, alívio de dores, equilíbrio de energia vital e libertação de energias bloqueadas no corpo físico, mental, emocional e espiritual. (DE’CARLI, 2014)

Ainda para o mesmo autor, os efeitos do Reiki são diversos, aumentam a capacidade de se auto curar e também podem ocorrer o relaxamento profundo que diminui o stress, reduz os estados de depressão, ansiedade e cansaço, aumenta as defesas orgânicas por estimulação do sistema imunitário, elimina ou reduz de efeitos secundários de fármacos, aumenta o potencial do efeito benéfico terapêutico, acelera a eliminação de toxinas, aumenta a capacidade de recuperação no pós-operatório.

O Reiki pode ser idealizado como um plano de tratamento para pacientes com alterações emocionais, visto que as mesmas podem surgir em variados quadros clínicos. Delporto (1999) diz que há variações desses quadros clínicos sendo destacado a depressão. A mesma, enquanto sintoma pode causar transtorno de estresse pós-traumático, demência, esquizofrenia, alcoolismo, doenças clínicas, etc. Enquanto síndrome, inclui não apenas alterações do humor (tristeza, irritabilidade, falta da capacidade de sentir prazer, apatia), mas também muitos outros aspectos, incluindo alterações cognitivas, psicomotoras e vegetativas (sono, apetite). Enquanto doença, evidencia-se humor depressivo; redução da capacidade de experimentar prazer; fadiga ou sensação de perda de energia e diminuição da capacidade de pensar. Mostra-se alterações no sono; alterações do apetite e redução do interesse sexual. 

Castillo et al. (2000) também cita a como quadro clínico a ansiedade, que se trata de um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão, sufocamento caracterizado por tensão ou desconforto vindo de um episódio de perigo, de algo desconhecido ou estranho.

O mesmo autor afirma que a maneira prática de se diferenciar ansiedade normal de ansiedade patológica é basicamente avaliar se a reação ansiosa é de curta duração, autolimitada e relacionada ao estímulo do momento ou não. Os transtornos ansiosos são quando esses sintomas são primários, ou seja, não são derivados de outras condições psiquiátricas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.8 Kb)   pdf (883.5 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 42 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com