TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERDÃO

Trabalho Escolar: PERDÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  1.425 Palavras (6 Páginas)  •  1.981 Visualizações

Página 1 de 6

PERDÃO

Ozenides Francisco dos Santos

Instituto Teológico Quadrangular

Métodos de Estudo Bíblico

INTRODUÇÃO

“Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine.” I Co 13.1. (Grifo nosso)

O texto bíblico citado acima nos mostra que entre todos os dons que foram dados aos cristãos e, entre todos os sentimentos e emoções inerentes ao ser humano, o amor é de sobremodo um caminho mais excelente. Sem ele “os dons do Espírito não são dignos de justiça, e o fruto do Espírito ficam incompletos; consequentemente o amor genuíno contém atributos que refletem em sentimentos e atitudes”. (SCHIMIDT, 2008)

Dentre tantas atitudes que o ser humano possa ter, visto que é um ser imprevisível, a atitude de perdoar deve ser posta em evidência, pois perdoar é uma das virtudes mais sublime e difícil ao mesmo tempo. Mas afinal o que significa perdoar? No dicionário comum perdoar significa isentar de dívida, absolver da pena; e, ao observar esta palavra em grego, perdoar significa literalmente a liberação ou o cancelamento de uma obrigação. (DVORAK, 2014)

Ao pensarmos em perdão, geralmente lembramo-nos da atitude que Deus teve ao enviar seu Filho Jesus Cristo para morrer na cruz, a fim de perdoar o pecado de toda a humanidade, pois esse ato realizado “por amor” (Jo 3.16) cancelou a dívida que tínhamos como pecador. Nessa dimensão vertical, encontra-se o perdão de pecado, no qual o sacrifício de Jesus nos isenta ou remove o castigo que pagaríamos pelos erros, ou melhor, pela nossa desobediência. O perdão dos nossos pecados ocorre no momento em que aceitamos Jesus Cristo como nosso Salvador, nos arrependendo e trazendo para nossas vidas mudanças e novas atitudes, restaurando dessa forma, nossa comunhão com Deus. (KASCHEL, 2005)

Já na dimensão horizontal, tem-se o perdão de ofensas, “ato de afastar ressentimentos e desejo de vingança em relação a um ofensor.” Referindo-se aqui às pessoas. É nesta dimensão que perdoar, para muitas pessoas, torna-se uma atitude muito difícil; existem pessoas que não conseguem perdoar o próximo. Kaschel (2005),

Porém, para a vida cristã, o perdão, em ambas as dimensões, tem o caráter de restaurar os relacionamentos, tanto entre Deus e as pessoas, quanto entre as próprias pessoas. É neste processo que o amor se encontra. Ele é o elo entre perdoar e restaurar os relacionamentos; sem o amor genuíno, isto se tornaria muito mais difícil, seria quase impossível. Além do que, Deus quer que valorizemos os relacionamentos e nos esforcemos para mantê-lo, em Romanos 12.18 está escrito “Se possível, quando depender de vós, tende paz com todos os homens.” (Bíblia de Estudo Almeida, 2006)

Todavia, nesse contexto de ser perdoado e/ou perdoar deve-se considerar que quando somos o ofendido, temos o hábito de arrumar muitas desculpas para justificar a amargura que estamos vivendo.

No entanto, não devemos ser levianos e tratar o perdão de qualquer maneira ou deixá-lo por último na nossa lista de princípios bíblicos. A Palavra de Deus afirma que a iniciativa de perdoar, independente de quem causou a mágoa, cabe àquele que tem o conhecimento das Escrituras. Jesus disse: “Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta.” Mateus 5. 23-24 (Bíblia online)

Todavia, é imprescindível que falemos primeiramente com Deus, para que Ele venha mudar os corações dos envolvidos no conflito porque no âmbito de toda amargura, muitas vezes, não conseguimos refletir e nem usar palavras adequadas, podendo ser até mesmo irracional, nos Salmos 73.21-22 encontra-se o seguinte texto: “Quando o meu coração estava amargurado e no íntimo eu sentia inveja, agi como insensato e ignorante; minha atitude para contigo era a de um animal irracional.” (Bíblia online)

Outro fator importante é resolver os conflitos investindo contra o problema e não contra a pessoa, tendo ética e/ou etiqueta, pois “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.” Pv 15.1 ( Bíblia de estudo Almeida, 2006). É preciso deixar o orgulho de lado e o egoísmo e focar na reconciliação. (WARREN, 2003)

Perdoar é um ato de humildade de ambas as partes, quem pede e quem concede; contudo, perdoar é uma decisão, sendo a atitude uma questão de fé. “A fé constitui-se numa atitude diante do Senhor em crer nas impossibilidades e na esperança de algo que não vemos.” Rrgonsalez (2011)

Há um processo para se perdoar, isso não ocorre de forma instantânea, e também não significa que haverá um esquecimento total da dor ou mágoa, mas chegará um momento que embora se lembre do problema, ele não doerá mais, será apenas uma cicatriz.

Há quem pensa que o tempo possa curar um coração ferido, porém, tempo não cura nada, os danos tende a proliferar atingindo corpo, alma e espírito; o tempo faz com que as mágoas se aprofundem, bloqueando a comunhão com Deus e impedindo que as orações sejam respondidas.

Se o nosso sentimento ficar carregado com aborrecimentos, invejas, amarguras, iras e outras atitudes desagradáveis a Deus, há uma grande probabilidade de ficarmos doentes espiritual e fisicamente. Isto ocorre quando não perdoamos. A falta de perdão nos aprisiona a outra pessoa que nos feriu,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com