TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POR QUE DEUS ESCOLHEU SAULO DE TARSO?

Por:   •  27/10/2021  •  Dissertação  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 3

Reflexão  

TEMA:

POR QUE DEUS ESCOLHEU SAULO DE TARSO?

Texto

ATOS 9-11,14.

Se, vc tivesse um projeto de “levar o evangelho a toda a criatura”, quem vc chamaria pra tocar esse projeto com vc?

O projeto é mais que levar o evangelho para todas as pessoas, ele vai além. Levar a todas as pessoas, passa por ir a todas as camadas sociais que conhecemos, para ir a essas camadas, não poderia ser qualquer pessoa, tinha que ser alguém em específico. (claro que cristo faria isso com qualquer um que ele escolhesse) mais para aquela tarefa, precisava de alguém que tivesse algumas chaves para abrir algumas portas para que o evangelho chegasse a todas as camadas sociais da época.

Vou apresentar uma pessoa que tem tantas características para ser escolhido e para passar longe de ser escolhido.

Nascido em uma cidade da cilicia, era romano por herança dos pais, aos 13 estudou na escola (ATOS 22-3) de Gamaliel, fariseu, perseguidor, aprisionador e provavelmente matador de cristãos, tinha carta de autorização pra prender os cristãos, esteve na cena do apedrejamento de estevão, (ATOS 8).

Porem se olharmos para as dificuldades de entrar nas camadas sociais da época, a pessoa teria que ter algumas qualidades como;

Ser altamente conhecedor da lei judaica, ser cidadão romano, poliglota, ter acesso as mais altas camadas da sociedade, ser aguerrido nas suas convicções ( ver texto),

Se olharmos para os seus defeitos certamente esse homem seria descartado, mas seus atributos são bem interessantes para ser um instrumento nas mãos de Deus, como deus não olha como o homem ver. Ele escolhe esse jovem para fazer parte de seu projeto. Contrariando a todos tanto da sua época quanto a nós.

Para que o evangelho chegasse até onde Deus queria, precisaria de pelo menos de três chaves;

1° CONHECIMENTO DA LEI JUDAICA.

Para argumentar com os doutores da lei e filósofos da época era preciso ser doutor tbm ou altamente conhecedor da lei judaica para discutir de igual para igual mostrando o verdadeiro evangelho que cristo estava trazendo para seu povo através do arrependimento. Caso contrário ele nem se sentaria no meio deles. Não teria condição de debater com essas pessoas.

2° SER FEROZ NA DEFESA DE SUAS CONVICÇÕES RELIGIOSAS. Toda a sua trajetória mostra que esse jovem defendia com muito fervor a sua doutrina, ele era capaz de matar em nome de sua fé, pra ele a única verdade estava contida no que ele acreditava. E foi isso que o tornou um grande candidato.

3° TER CIDADANIA ROMANA.

Carta de recomendação, romano de nascença, conhecedor da lei, poliglota, isso lhe daria condições para desbravar países, cidades, reinos, e ser jugado por Cezar caso fosse solicitado.

Pronto, ai está o candidato perfeito para fazer parte do projeto de levar o evangelho a toda a criatura, o Saulo de tarso. O homem cujo cristo escolhe pra levar o evangelho a várias nações e usou suas virtudes para desbravar cultura, políticas, governos e classes sociais.

De perseguidor a perseguido, de detentor a libertador, de matador a decapitado.

Sabemos como termina a história do Saulo de tarso, transformado por cristo em Paulo de tarso, instrumento poderosíssimo nas mãos de Deus.

ATOS 9-15.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (27.7 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com