TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO ATENDIMENTO PSICOLÓGICO NA COMUNIDADE PLANTÃO PSICOLÓGICO

Por:   •  10/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  4.640 Visualizações

Página 1 de 3

PROJETO ATENDIMENTO PSICOLÓGICO NA COMUNIDADE

  PLANTÃO PSICOLÓGICO

Elaborado pelas Psicólogas:

  • Ellen Cristina Segateli Abonicio CRP 06/136477
  • Juliana Rodrigues da Silva CRP 06/131197

OBJETIVOS

Proporcionar a população em geral atendimento psicológico de qualidade de uma forma mais acessível, ou seja, na própria comunidade e com um valor simbólico. Desta forma, este projeto dispõe dos principais objetivos e finalidades que configuram esta prática psicológica, bem como proposta de implantação do serviço na comunidade.

CARACTEÍSTICAS DO PLANTÃO PSICOLÓGICO

Este serviço possui características próprias, assim como todo tipo de Plantão, o plantonista fica a espera da solicitação e do pedido de ajuda. E como qualquer plantão o atendimento é em caráter emergencial. Assim, o Plantão Psicológico se caracteriza pelas demandas súbitas, focais que se manifestam no atendimento de pessoas no momento em que faz sentido para elas.

  O plantão psicológico é um espaço de acolhimento para o sujeito que se abre ao seu destinar-se. É o acolhimento de uma demanda não clara, que indica um caminho a ser seguido, é também, um acolhimento de um grito que não sabe para onde ir.

Desta forma, é importante ressaltar que, a busca pelo atendimento psicológico vai muito além de uma ‘problemática palpável’, ou seja, o que caracteriza a busca pelo atendimento é o momento vivido pelo sujeito e não um problema específico. Assim, o Plantão Psicológico possuem características peculiares, como acolhimento, orientação e aconselhamento quando assim for solicitado e necessário.

O Plantão Psicológico é uma prática clinica que se diferencia da psicoterapia, pois seu foco está na escuta e intervenção psicológica tendo em seu âmago as competências humanas, nas auto-concepções acerca de uma situação problema e no acolhimento ao momento de crise.

PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DO PLANTÃO PSICOLÓGICO

O Plantão Psicológico será montado dentro de uma Instituição Pública (Escolas, Creches, CRAS, Postos de Saúde, entre outros a escolher).

Com local, datas e horários previamente definidos, será necessário que a instituição forneça apenas às salas para que os atendimentos possam ser efetuados.

A divulgação será feita pelos psicólogos participantes do projeto através de panfletos de exposição dentro da própria instituição e pela comunidade.

O valor a ser cobrado pelos atendimentos será simbólico, podendo ainda ser negociado de acordo com a condição da pessoa e/ou família a ser atendida.

Não será gerado nenhum custo para a Instituição. Será elaborado um contrato especificando a forma de execução do trabalho, bem como, firmando a parceria com a Instituição Pública, autorizando a implantação do Plantão Psicológico, respeitando os princípios éticos que circundam a profissão do Psicólogo.

ENCAMINHAMENTO

Em algumas situações, o sujeito procura o plantão psicológico e durante esta consulta que seria única, nota-se a necessidade de adentrar-se em um processo de psicoterapia. Desta forma, a pessoa que procura o serviço de Plantão Psicológico poderá ser encaminhado para um atendimento especializado, logo, em Psicoterapia, com um profissional altamente capacitado, pagando um valor simbólico pelos encontros.

Assim, será realizado um contrato com a pessoa, informando os valores, dias e horários dos encontros que se configuram como Psicoterapia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (63.5 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com