TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Extenção A Comunidade

Trabalho Universitário: Projeto De Extenção A Comunidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  860 Palavras (4 Páginas)  •  3.345 Visualizações

Página 1 de 4

Competências profissionais

Academico(a):

Anápolis

2013

Introdução

Leia esse relato e imagine tal cena:

“A professora Renata, de uma turma do primeiro ano de escolaridade, leva todos os dias para a sala de aula um livro de literatura infantil e o lê para os alunos. Ao terminar, pergunta qual foi a parte da história que eles mais gostaram e a escreve no quadro. Em seguida, lê em voz alta o trecho que escreveu, acompanhando com o dedo a leitura. Como a biblioteca da escola é pequena, ela pediu a contribuição das crianças para que trouxessem livros, revistas ou jornais de suas casas. No dia seguinte ao pedido, recebeu a visita de Alice, mãe de um aluno, indagando-a sobre o motivo do pedido, já que a maioria das crianças daquela turma ainda não sabia ler.” (Fonte: ENADE 2008 – Pedagogia).

Neste texto será abordado algumas justificativas que deveram fundamentar a resposta da professora para a mãe desse aluno e também o analfabetismo funcional

Em aproximadamente dez linhas, elabore um texto que:

a. Apresente e explique duas justificativas pedagógicas que deverão fundamentar a resposta da Professora Renata para Alice.

b. Explique a persistência do analfabetismo funcional, a despeito do trabalho pedagógico realizado nas escolas.

Os benefícios da leitura são amplamente conhecidos. Quem lê adquire cultura, passa a escrever melhor, tem mais senso crítico, amplia o vocabulário e tem melhor desempenho escolar, dentre muitas outras vantagens. Por isso, é importante ler e ter contato com obras literárias desde os primeiros meses de vida. Mas como fazer com que crianças em fase de alfabetização se interessem pelos livros? É verdade que, em meio a brinquedos cada vez mais lúdicos e cheios de recursos tecnológicos, essa não é uma tarefa fácil. Mas pequenas ações podem fazer a diferença.

As Pesquisas do mundo todo mostram que a criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo, principalmente se for com o acompanhamento dos pais, é beneficiada em diversos sentidos: ela aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor de forma geral. "Por meio da leitura, a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire cultura, conhecimentos e valores", diz Márcia Tim, professora de literatura do Colégio Augusto Laranja, de São Paulo (SP).

A atitude da professora foi correto,mesmo as crianças sem saber ler ou escrever as crianças já vivem em contato com o mundo letrado,seja através de livros de histórias,rótulos de embalagens, cartazes na rua em fim seja de qualquer maneira existe esse contato.

O fato de a professora requisitar que os mesmos tragam seus próprios livros de casa para a escola,estimula a criança. Mesmo não sabendo ler a criança apropria seus conhecimentos adquirido em sala de aula, e quando requisitado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com