TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paper Segurança Do Trabalho Protetor Auricular

Trabalho Escolar: Paper Segurança Do Trabalho Protetor Auricular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/8/2013  •  4.272 Palavras (18 Páginas)  •  1.498 Visualizações

Página 1 de 18

PROTETOR AUDITIVO

P*****

Professora Tutora Externa A*******

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Graduação Técnica/ Segurança do Trabalho (SEG 0029)

18/10/12

Resumo

O protetor auricular é um dos meios de proteção contra a perda auditiva e outros fatores que são prejudiciais à saúde humana provocada pelo ruído, este então conhecido como som perturbador, indesejável e desagradável encontrado no nosso dia a dia sendo na área domestica de lazer e ou principalmente no meio industrial. No setor industrial onde o trabalho for ruidoso existem medidas eficazes para o seu controle, e o equipamento de proteção individual auditivo no qual sua função é diminuir o som do ruído é o mais utilizado. Porem não adianta a empresa fornecer o EPI cercado de todos os cuidados, se o trabalhador não receber treinamento para usa-lo, pois a sua atenuação e eficácia dependem essencialmente do modo como são usados. Ainda vale ressaltar que existem alguns pré-requisitos na escolha dos protetores, deve-se se levar em conta a existência do certificado de Aprovação (CA), o ambiente de trabalho e a atividade do trabalhador, atenuação do ruído fornecido pelo protetor auditivo e seu conforto. Esse trabalho verificou através de um estudo no interior da Bahia que a falta de conhecimento por parte dos trabalhadores quanto ao uso, manutenção e higienização do protetor auricular afeta a saúde e a perda de audição dos mesmos.

Palavras-Chave: Perda auditiva provocada por ruído, Equipamento de proteção individual auditivo, Limites de tolerância.

1 INTRODUÇÃO

Vivemos em um mundo cheio de ruídos, podemos entender o ruído como um som desagradável, e quando ele passa a ser intenso fica perigoso, e a exposição dos ouvidos a sons e ruídos perigosamente altos dia após dia pode provocar danos permanentes a audição. A intensidade do som é medida em Decibéis (dB), à medida que o som aumenta os níveis de Decibéis (dB) se elevam. Expor os ouvidos acima de 85 Decibéis (dB) repetitivamente excedendo o limite de 8 horas destrói a sensibilidade das células nervosas do ouvido interno que levam informações ao celebro, e o ruído continuo de 140 Decibéis (dB) pode destruir totalmente o tímpano. As perdas auditivas induzidas pelo ruído contínuo são irreversíveis. A exposição em excesso ao ruído pode acarretar outros problemas de saúde como zumbido no ouvido, enxaqueca, tonturas, nervosismos, stress, perturbação do sono, impede a concentração e aprendizagem, aumentam a pressão sanguínea, o ritmo cardíaco e as contrações musculares.

Felizmente existem meios de proteção contra perda auditiva, nas áreas do local de trabalho onde o ruído médio de exposição é maior que 85 Decibéis (dB) ao longo de uma jornada de trabalho, a empresa precisa estabelecer um programa de conservação auditiva, além de monitorar os níveis de ruídos e submeter os funcionários a audiometria anuías, a empresa ainda precisa oferecer protetores auriculares sempre que o trabalho for em lugares ruidosos, deve-se selecionar o protetor auditivo mais adequado ao local e tipo de trabalho seja tipo plugue ou concha, certificando-se que a escolha ofereça boa vedação e proporcione boa atenuação e conforto. No entanto não basta apenas fornecer o EPI auricular é preciso treinamento e orientações para os trabalhadores quanto ao uso correto.

Pois o que se observa em grande parte das indústrias que adotam os protetores auditivos é a dificuldade na avaliação de sua correta utilização pelos trabalhadores. Essa dificuldade acontece pela variedade de tipos de protetores auriculares e pela dificuldade de manuseio dos mesmos sem um treinamento adequado. (CEFAC-2009)

A colocação inadequada de protetores auriculares faz com que o ruído consiga atingir a orelha em níveis superiores aos estabelecidos com o uso do protetor auricular. (CEFAC-2009)

Diante disso estabelece as seguintes hipóteses: A existência de treinamentos e orientações aos trabalhadores quanto ao uso correto, estado de higiene e conservação do protetor auricular resultaria em menos danos à saúde do trabalhador? As ações de afastamento do trabalhado do trabalhador com perda auditiva irreversível se dar por falta da elaboração do plano de controle de ruído?

Assim justifica-se que a elaboração de ações do plano de controle de ruídos com a conscientização quanto ao uso e escolha adequada do protetor auricular resultaria em segurança a saúde do trabalhador.

O objetivo dessa pesquisa é analisar a importância dos protetores auriculares quanto a sua atenuação, uso correto e seu estado de conservação na prevenção da perda auditiva.

2 RUÍDOS

O ruído é encontrado no nosso dia a dia conhecido por barulho ou poluição sonora na sociedade moderna tornou-se um agressor constante em áreas domésticas, áreas de lazer, no trânsito e no meio industrial.

Para Santos (1998), o ruído é um som perturbador do conforto acústico tais como os de impressoras, aparelhos domésticos, explosões, máquinas, aglomeração de pessoas e automóveis.

O ruído além de perturbador pode ser definido como um som indesejável, desagradável, inútil que afeta a saúde humana.

Ruído é uma palavra derivada do latim rugitu que significa estrondo. Acusticamente é constituído por várias ondas sonoras com relação de amplitude e fase distribuídas anarquicamente, provocando uma sensação desagradável, diferente da música (ALMEIDA et al. 2000).

A exposição ao ruído influencia na qualidade de vida dos seres humanos, podendo interferir na autoestima, na motivação e eficácia no desenvolvimento do trabalho, se não bastasse pode gerar outros problemas de saúde como o aumento da pressão sanguínea, ansiedade, irritação, fadiga e ou perda auditiva.

A perda auditiva induzida pelo ruído é consequência da exposição prolongada a um ambiente ruidoso.

2.1 LIMITES DE TOLERÂNCIA PARA RUÍDO

A agressão causada pelo ruído ao sistema auditivo do ser humano está associada basicamente a três grandezas: intensidade, e frequência da onda sonora e período ao qual o indivíduo ficará exposto ao som. Obviamente, cada indivíduo possui uma sensibilidade audível diferente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com