TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pastoral Urbano

Casos: Pastoral Urbano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/2/2014  •  672 Palavras (3 Páginas)  •  644 Visualizações

Página 1 de 3

PASTORAL URBANA

Acadêmico

Luis Rycardo da Rosa Fontana

Instituto Teológico Quadrangular - ITQ

Turma – Núcleo Farroupilha

Apostila Pastoral Urbana

07/09/2013

RESUMO

Com o objetivo de situar a igreja no seu tempo e localização na sociedade como agente transformador, a apostila Pastoral Urbana tem como finalidade vital fazer entender que o crente evangélico Cristão é um ser transformador e mediador no seu meio ambiente, tratando-se de um embaixador do céu, mas que vive na terra, somos sacudidos a ver que não estamos sozinhos, pelo contrario, tornamos parte de algo muito maior, somos “promovidos” há filhos de Deus e não mais criaturas terrenas. Trazendo a mudança a tona, a inconformidade da igreja com o cenário atual, deverá estimular campanhas de evangelização somadas com as campanhas comunitárias que os nossos alvos necessitam, com isso, a igreja de fato será o sal da terra e luz do mundo.

Palavras-chave: Pastoral Urbana, Igreja e Cidade

1 INTRODUÇÃO

A mudança de atitude e a compreensão que o individualismo exagerado, somando com o isolamento de alguns, faz com que a igreja se distancie da sua real missão, que é levar a palavra para toda a criatura. Na apostila, com total clareza, juntamente com as suas reflexões do dia-a-dia corrido das cidades do mundo contemporâneo, faz nos pensar que a caridade tomou o terceiro ou quarto plano nas nossas vidas cristãs, em muitos momentos, deveria ser a prioridade, cuidar do próximo significa cuidar da igreja e atrair novas almas para o reino. Entender no contexto sociocultural da formação do cristianismo primitivo é ao mesmo tempo entender das importâncias dos grandes centros urbanos do primeiro século após o nascimento de Cristo. Podemos analisar pelas escrituras, que apesar dos ensinos e parábolas que se remetiam em muito ao meio rural, todos se admiraram com a sua facilidade de lidar com grandes públicos, diversos por sinal, com todas as classes sociais e culturais.

2 DESENVOLVIMENTO

Cidade é uma aglomeração de pessoas que vivem numa considerável concentração onde partilham de políticas que norteiam seu convívio social, este é apenas um dos muitos conceitos, porem pode salientar que a pessoa urbana surgiu do meio rural, o mundo nasceu na roça, podemos dizer assim, mas com o passar dos séculos, para que a logística e rapidez de comunicação focem melhoradas, os homens fundaram pequenas vilas, das quais nasceram as cidades, chegando aos milhares. O dia-a-dia corrido numa cidade difere-se uma da outra, fazendo com que as pessoas distanciem uma das outras.

O cristianismo teve seu inicio praticamente no grandes centros urbanos romanos, o apostolo destaque foi Paulo, antes um perseguidor da igreja, ele foi tocado por Jesus e chamado para ser o maior ministro da história, não é a toa que ele escreveu praticamente a metade do novo testamento. Suas técnicas de pregação ainda são seme

Para um mundo globalizado e corrido em que vivemos, a religião tornou-se um escape para muitas pessoas, o fato de todos buscarem um descanso em diversas religiões mostra claramente da necessidade do homem em acreditar em alguma coisa. Jesus é o caminho, a verdade e a vida, ele é a resposta.

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS

A parte final do texto consiste na revisão sintética dos resultados e da discussão do estudo realizado. Tem como objetivo destacar as principais questões tratadas no trabalho acerca do estudo desenvolvido.

As considerações finais devem apresentar deduções lógicas correspondentes aos propósitos previamente estabelecidos do trabalho, apontando o alcance e o significado de suas contribuições. Também podem indicar questões dignas de novos estudos, além de sugestões para outros trabalhos.

Salienta-se que, nessa etapa do trabalho, não se devem utilizar citações (diretas ou indiretas), pois este momento é único e exclusivo para a reflexão do acadêmico.

Nas considerações, igualmente, não se devem acrescentar elementos que não foram tratados no desenvolvimento.

REFERÊNCIAS

INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR. Apostila Pastoral Urbana, Professor Mestre Cícero Bezzera: 2012

...

Baixar como  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »