TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética Pastoral

Pesquisas Acadêmicas: Ética Pastoral. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  3.920 Palavras (16 Páginas)  •  1.150 Visualizações

Página 1 de 16

ESCOLA DE TEOLOGIA DAS ASSEMBLÉIAS DE DEUS NO BRASIL

ESTEADEB

CURSO LIVRE EM TEOLOGIA

VALDENEIR VIEIRA DA SILVA

ÉTICA PASTORAL:

O Pastor e a Comunidade Cristã

GARANHUNS/2012

VALDENEIR VIEIRA DA SILVA

ÉTICA PASTORAL:

O Pastor e a Comunidade Cristã

Trabalho apresentado como exigência parcial para a obtenção do título Curso Livre em Teologia pela Escola de Teologia das Assembléias de Deus no Brasil – ESTEADEB.

REGIME ESPECIAL

GARANHUNS/2012

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

1 CONCEITOS GERAIS SOBRE ÉTICA 4

1.1 Na Filosofia 4

1.2 A Ética e a Lei 4

2 A NESCESSIDADE DE UMA ÉTICA PASTORAL 5

2.1 O Pastor e sua ética 5

3 O PASTOR E OS CUIDADOS COM A VIDA PESSOAL 5

4 O PROCEDIMENTO DO PASTOR NO PÚLPITO 6

5 O PASTOR E AS RELAÇÕES HUMANAS 7

5.1 O pastor no contexto da mocidade 7

5.2 Simplicidade 8

6 DEVERES ÉTICOS 8

6.1 Deveres horizontais: Com a sociedade 9

6.2 Deveres verticais 9

6.3 Com o sexo oposto 9

7 LIDERANÇA DO PASTOR EM UM PRISMA ÉTICO 10

7.1 Conceitos Básicos Sobre a Liderança da Igreja 10

7.2 A Pluralidade da Liderança 10

7.3 Estilos de Liderança 11

7.3.1 Autocrático 11

7.3.2 Burocrático 12

7.3.3 Democrático 12

7.3.4 Paternalista 12

7.4 Diretrizes Para uma Excelente Liderança 12

7.5 As Qualificações Necessárias de um Líder 12

CONCLUSÃO 13

REFERÊNCIAS 14

INTRODUÇÃO

Deus, quando chama o homem para cumprir o seu propósito universal, lhe confere qualidades de dons e talentos que serão úteis ao seu ministério, a fim de produzir a unidade, a maturidade e a perfeição da Igreja. O próprio Senhor Jesus Cristo determina providencialmente lugares de serviço na igreja desses homens ‘dotados’ (At 11.22-26), ou mesmo através do Espirito Santo (At 13.1,2 e 16.6,7).

“E ninguém toma para si esta honra, senâo o que é chamado por Deus, como Arão” (Hb 5.4); “Ser ministro cristão é uma honra que Deus dá a um ner humano e requer, por isto mesmo, da parte do candidato, VOCAÇÃO e CHAMADA, ambas dependentes de Deus e manifesta pelo Espírito Santo”. Assim, ser servo de Jesus, é estar a serviço dos seus servos.

Veremos neste trabalho a cerca de padrões de ética exigidos na palavra de Deus na vida de quem deseja o episcopado e seguiremos falando, ainda numa visão ética, sobre a liderança pastoral e seus preceitos.

1 - CONCEITOS GERAIS SOBRE A ÉTICA

Ética é o nome geralmente dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. A palavra "ética" é derivada do gregoἠθικός, e significa aquilo que pertence ao ἦθος, ao caráter.

Diferencia-se da moral, pois, enquanto esta se fundamenta na obediência a normas, tabus, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos recebidos, a ética, ao contrário, busca fundamentar o bom modo de viver pelo pensamento humano.

1.1 Na Filosofia

Na filosofia clássica, a ética não se resumia à moral (entendida como "costume", ou "hábito", do latimmos, mores), mas buscava a fundamentação teórica para encontrar o melhor modo de viver e conviver, isto é, a busca domelhorestilo de vida, tanto na vida privada quanto em público. A ética incluia a maioria dos campos de conhecimento que não eram abrangidos na física, metafísica, estética, na lógica, na dialética e nem na retórica. Assim, a ética abrangia os campos que atualmente são denominados antropologia, psicologia, sociologia, economia, pedagogia, às vezes política, e até mesmo educação física e dietética, em suma, campos direta ou indiretamente ligados ao que influi na maneira de viver ou estilo de vida. Um exemplo desta visão clássica da ética pode ser encontrado na obra Ética, de Espinoza.

Porém, com a crescente profissionalização e especialização do conhecimento que se seguiu à revolução industrial, a maioria dos campos que eram objeto de estudo da filosofia, particularmente da ética, foram estabelecidos como disciplinas científicas independentes. Assim, é comum que atualmente a ética seja definida como "a área da filosofia que se ocupa do estudo das normas morais nas sociedades humanas" e busca explicar e justificar os costumes de um determinado agrupamento humano, bem como fornecer subsídios para a solução de seus dilemas mais comuns. Neste sentido, ética pode ser definida como a ciência que estuda a conduta humana e a moral é a qualidade desta conduta, quando julga-se do ponto de vista do Bem e do Mal.

1.2 A Ética e a Lei

A ética também não deve ser confundida com a lei, embora com certa frequência a lei tenha como base princípios éticos. Ao contrário do que ocorre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com