TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pegadas Na Areia

Dissertações: Pegadas Na Areia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  2.189 Palavras (9 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 9

__Pegadas na areia

"Uma noite eu tive um sonho...

Sonhei que estava andando na praia com Deus, e através do céu, passavam cenas de minha vida. Para cada cena que se passava, percebi que eram deixados dois pares de pegadas na areia; um era o meu e o outro era do Senhor. Quando a última cena de minha vida passou diante de nós, olhei para trás, para as pegadas na areia e notei que, muitas vezes no caminho da minha vida, havia apenas um par de pegadas na areia. Notei também que isso aconteceu nos momentos mais difíceis e angustiosos do meu viver. Isso aborreceu-me e, então, perguntei ao Senhor:

- Deus, tu me disseste que, uma vez que resolvi te seguir, tu andarias sempre comigo em todo o caminho. No entanto, notei que durante as maiores tribulações do meu viver havia apenas um par de pegadas na areia. Não compreendo por que nas horas em que eu mais necessitava de ti, tu me deixaste sozinho.

O Senhor me respondeu:

- Meu querido filho. Jamais eu te deixaria nas horas de prova e de sofrimento. Quando viste, na areia, apenas um par de pegadas, eram meus pés. Foi exatamente aí que te carreguei nos braços."

Material:

* Música suave.

Como aplicar:

1)Coloque a música para tocar. Peça para as crianças que caminhem aleatoriamente pelo espaço.

2) Enquanto caminham, explique que estão dentro de um sonho. Cada um está andando na praia que você descreve, mas sem caracterizar muito o mar, o céu, a hora do dia.

3) Continue dizendo que, neste sonho, caminhamos ao lado de Deus. Narre a história como se cada um fosse o personagem.

4) Depois, o sonho acaba e vamos acordando. Todos podem bocejar e se espreguiçar, com o se tivessem acabado de acordar.

5) Diálogo: como era o Deus de cada um? Por que será que ele era assim? Como era a praia de cada um? E o seu mar?

6) Por que cada um de nós forma uma imagem diferente, apesar das palavras serem ditas iguais para todos? Estabeleça comparações entre palavras e interpretações.

7) Pergunte sobre a mensagem do texto: qual foi o significado, para cada um?

13 - Amizade

O que é ser amigo? A importância dos amigos; atitudes de um amigo.

Sugestões:

☺Jogo do ceguinho: aos pares; um aluno veda os olhos com um tecido(é o ceguinho) e o outro é o guia que irá conduzir o ceguinho pela sala. O evangelizador conta uma história em que um cego tem de atravessar a cidade para chegar até um lugar, alternando situações calmas como, por exemplo, ouvir uma música, caminhar, atravessar a rua, com situações agitadas como fugir de um cachorro, alcançar o ônibus etc, descrevendo o que aconteceu com o ceguinho durante o deslocamento até o seu destino. Desenvolve a responsabilidade de quem está guiando e a confiança de quem está sendo guiado. Em uma segunda etapa, inverter os papéis (quem era o cego será o guia e vice-versa). O objetivo da atividade é salientar que os amigos confiam e se ajudam mutuamente; pode-se também abordar a importância do espírito protetor, que é nosso amigo. E Jesus, nosso amigo para todas as horas.

☺Cada criança pinta no rosto, braço ou perna do colega, um desenho com canetinha colorida ou tinta guache.

14 - Respeito ao próximo

Fazer aos outros o que queremos que nos façam; as pessoas são diferentes e devemos respeitar cada um como ela é; todos possuem defeitos e qualidades; valorizar as qualidades de cada indivíduo.

Sugestões:

☺Desenhar a si mesmo, sem mostrar aos colegas; misturam-se os desenhos e todas as crianças escrevem uma qualidade para cada pessoa desenhada. Depois devem adivinhar quem é quem, nos desenhos.

☺Crianças maiores podem fazer uma atividade (um labirinto, um caça palavras, um desenho para pintar, um quebra-cabeça) para que o outro colega resolva.

☺Para evangelizandos do 3º ciclo: cada criança descreve seu colega, sem revelar o nome, enfatizando somente suas qualidades. O evangelizador deverá recolher sem mostrar para a turma, misturar bem e posteriormente redistribuir para que as crianças façam a leitura, em voz alta, dos textos, adivinhando quem é a pessoa descrita. Esse exercício faz com que nos atentemos para as coisas boas que encontramos em nosso próximo, pois a tendência é somente vermos os defeitos dos outros.

☺Mostrar uma cartolina branca com um ponto preto no meio e pedir para que as crianças observem a cartolina e digam o que vêem. A maioria verá o ponto preto que é diferente e pequeno, no meio da cartolina. Explicar que aquele é apenas um pontinho diferente na cartolina, que é muito maior em sua brancura; que assim também procedemos em nossas vidas, preocupando-nos com os defeitos e deixando de lado as qualidades de nossos amigos.

Organizar duas filas, com as pessoas umas de frente para outras, formando um caminho. Em cada extremidade, posicionamos uma pessoa, sendo que uma delas deverá atravessar o caminho de olhos fechados e somente poderá abrir os olhos quando chegar na outra extremidade do caminho, ou seja, no final, quando for abraçada pela pessoa que se posicionou nesta mesma extremidade.

Durante a caminhada da pessoa que está com os olhos fechados, as que estão ao seu redor deverão tocá-la gentilmente, ajudando-a a percorrer o caminho, buscando transmitir um sentimento positivo, ou reconduzi-la pelo caminho, caso se desvie ou tenha medo de cair.

Todas as pessoas deverão passar pelo caminho. Assim, ao completar o percurso, a pessoa que recebeu se posicionará no caminho e a que passou receberá a próxima pessoa assim sucessivamente até que todos tenham participado.

Fazer um breve comentário sobre a experiência ao final, relacionando com as dificuldades na família e a nossa insegurança diante de tais dificuldades.

Lembrar que nunca estamos sozinhos, nos momentos mais difíceis "O Pai Maior nos segura no colo".

conversar com as crianças.

O que é um amigo? São espíritos simpáticos, por quem temos afeto e confiança, e que nos auxiliam, consolam, estando presente nas horas difíceis e nos momentos alegres.

O que é ser amigo? Ser amigo é entender, ouvir o outro, perdoar, não esperar retorno pelo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com