TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capitão De Areia

Dissertações: Capitão De Areia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2013  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  617 Visualizações

Página 1 de 2

Capitães da Areia - Resenha

No livro Capitães da Areia narra a história de grupo de meninos ainda crianças que viviam nas ruas da cidade Alta na Bahia. Foram abandonadas pela suas famílias e com isso eles foram morar na rua, sem ninguém para consolar, proteger e muito menos dá que comer.

Estes viviam roubando para conseguir o que comer e vestir, ou seja, fazia tudo isso para sua sobrevivência. Pois não tinham ninguém para lutar por eles, onde esses pequenos e simples garotos se ornavam grandes homens em busca de sua presa. Ao longo da história eles passam por tremendos obstáculos conseguidos dar sempre dar um jeito, o grupo era bem unido, sempre u ajudando o outro, brigavam mais logo se resolviam. Dormiam num trapiche abandonado, perto da praia, o bando era liderado por Pedro Bala, que todos consideravam como um pai, pois era ele quem dava ordens e orientava os garotos. No meio da historia Pedro Bala namorou a moça Dora onde todos do bando a respeitava, mais logo ela morreu de uma febre alta.

A sociedade rejeitava-os, por eles roubarem, com isso foram excluídos cada vez mais. Apenas uma pessoa se interessou em ajudá-los, o padre, porem ele foi julgado por ajudar as crianças ladras.

Por tanto nessa obra podemos avaliar a ausência do governo nas comunidades pobres, apesar dessa obra ter mais de 50 anos, podemos perceber que pouco ou nada foi feito em relação à pobreza, a miséria, crianças no crime, trabalho infantil, entre vários outros fatos que convivemos em nosso dia-a-dia. No final da história muitos dos garotos concretizam seus sonhos, que há muito tempo sonhavam, outros se suicidaram. Isso tanto na história como na realidade acontece que muitos jovens lutam por aquilo que querem e conseguem e outros se vêem derrotados antes mesmo de lutar por aquilo que quer.

O governo vê tudo isso acontecendo em nosso país e não faz nada simplesmente falam muito, só fazem promessas falsas. Quem sofre com tudo isso somos nós o povo. Quando vemos isso acontecendo com as crianças, temos que pensar que elas não são culpadas, e sim seus pais, que são uns irresponsáveis. Ou seja, se essas crianças fazem isso é para sua própria sobrevivência. É muito fácil o governo julgar essas crianças, mais não vêem o porquê eles fazem isso.

Por fim, essa obra de Jorge Amado, que era um comunista, apoiava Max (tudo pertencia ao povo), contra o capitalismo, criticava o governo e a igreja (hipócrita). É muito interessante essa obra, pois nos mostram um pouco da vida dessas crianças que vivem nas ruas das cidades, sem conforto, comida e muitos carentes de amor e carinho, onde desenvolve o romance social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com