TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pode Suportar Provações Com Bom Êxito?

Por:   •  5/5/2017  •  Artigo  •  1.069 Palavras (5 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 5

Pode suportar provações com bom êxito?

“Considerai tudo com alegria, meus irmãos, ao enfrentardes diversas provações sabendo que esta qualidade provada da vossa fé produz perseverança.” — Tia. 1:2, 3.

Ouvimos pessoas dizer: “Não sei se eu agüentaria”, quando leram sobre as provações sofridas pelos cristãos do primeiro século, bem como as sofridas em países nazistas, durante a Segunda Guerra Mundial, e em tempos mais recentes, em vários países em volta da terra. Até mesmo no dia-a-dia de todos os cristãos, porém, surgem problemas que não somente são difíceis de suportar, mas amiúde dificílimos para resolver. Será que alguém que expressa fé em Cristo e é servo de Deus pode perseverar? Pode ele enfrentar provações e problemas com a garantia real de ter bom êxito?

2 Tiago, meio-irmão de Jesus Cristo, escreveu a pessoas que sofriam provações e se confrontavam com tais questões. Suas palavras são de grande consolo, porque escreveu quando os cristãos não somente sofriam forte perseguição, mas também estavam entrando num tempo em que a nação romana seria mais turbulenta, no que se referia aos cristãos.

1. Quando lemos sobre as provações que sobrevieram e ainda sobrevêm aos cristãos, que perguntas talvez surjam na mente?

2.  Por que era oportuna e apropriada a carta de Tiago?

SABEDORIA PARA ENFRENTAR PROVAÇÕES

8 Quanta garantia podemos ter de que teremos a força e a sabedoria para enfrentar certos problemas — quaisquer provações — e perseverar? Tiago diz: “Portanto, se alguém de vós tiver falta de sabedoria, persista ele em pedi-la a Deus, pois ele  generosamente a todos, e sem censurar; e ser-lhe-á dada.” (Tia. 1:5) Portanto, podemos ter a certeza de que, se orarmos pedindo sabedoria para cuidar de qualquer problema ou provação que enfrentarmos, nós a receberemos.

9 Isto não significa que o problema sempre desapareça ou que se solucione logo, mas, sim, que poderemos adotar o proceder que produzirá espiritualmente o bem para nós e para os outros envolvidos. Suportaremos a provação até o fim e sairemos dela melhores cristãos do que quando entramos nela. E os outros, que nos observam e que têm o coração reto, serão ajudados.

10 Há muitas coisas pelas quais podemos orar, que talvez não sejam respondidas do modo como desejamos. Obteremos resposta, possivelmente diferente da que esperamos; será aquilo que Deus sabe ser melhor para nós. De fato, algumas das coisas que pedimos talvez nem fossem para o nosso benefício, se fossem concedidas assim como as pedimos ou desejamos. Entretanto, a sabedoria para enfrentar a provação é decididamente prometida por Deus. Podemos estar certos de receber a necessária sabedoria, se pedirmos corretamente. A sabedoria será dada em uma ou mais de três maneiras: (1) Certas passagens bíblicas serão trazidas à nossa atenção, quer pelo nosso próprio estudo, quer por meio de nossos irmãos, provendo a resposta de que precisamos. (2) As situações e os acontecimentos, manobrados pela providência de Deus, habilitar-nos-ão a ver claramente o que fazer. Certos obstáculos poderão ser tirados de nosso caminho. (3) Os santos anjos de Deus podem dirigir nosso espírito no rumo certo.

11 Deus  generosamente, quer dizer, com espírito simples, de todo o coração, mais do que se pede. (Efé. 3:20; 1 João 5:14, 15) Faz isso sem censurar. Ao passo que, se pedisse algo a um homem, ele talvez respondesse: ‘Este é um pedido estúpido.’ Talvez até mesmo chegue a desprezá-lo por isso. Ou, depois de vários pedidos, talvez fique impaciente e o rechace com uma negação. Mas não é assim com Deus. Ele nunca diz: ‘Que pedido tolo!’ nem faz você sentir-se inferior. Ele não o censura pela sua conduta passada, assim como os homens estão inclinados a fazer. Aprecia profundamente aquele que tem fé e bastante interesse em orar repetidamente por determinada coisa. — Veja Lucas 18:1-14.

12 “Ser-lhe-á dada. A sabedoria, que adquirimos sob a direção do espírito de Deus, é uma das coisas que Deus está muito desejoso em dar aos seus servos. Ele se sente feliz quando pedimos sabedoria. Sempre resulta em nosso bem e ajuda-nos quando oramos, pedindo entender a Palavra de Deus conforme se aplica à nossa situação. (1 Cor. 2:9, 10) Jesus disse: “Se vós, embora iníquos, sabeis dar boas dádivas a vossos filhos, quanto mais o Pai, no céu, dará espírito santo aos que lhe pedirem!” — Luc. 11:13; Mar. 11:24.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (107.9 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com