TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Por Que Fomos Escolhidos ?

Ensaios: Por Que Fomos Escolhidos ?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2014  •  1.845 Palavras (8 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 8

Por que fomos escolhidos?

Escolhidos por Deus

1a Parte: Romanos 9.1-5 – Israel foi o povo escolhido:

Nos capítulos 9, 10 e 11 o apóstolo Paulo vai tratar de um problema doloroso para ele. O problema é: Por que Israel, o povo eleito, não aceitou Jesus? Será que Israel estará agora excluído da salvação?

Logo nos primeiros versículos aparece um Paulo emocionado e sofrido. Afinal, ele é judeu! E, faria de tudo para conseguir convencer seu povo a aceitar Cristo: ele se propõe até a ser excluído da comunidade de Jesus se isso pudesse ajudar o seu povo a aceitar Jesus.

ATUALIZANDO: Não basta a gente se considerar escolhido por Deus para ser salvo. Também não basta fazer algo para "merecer" a salvação. É preciso, antes de mais nada,aceitar o que Deus fez por nós. Israel foi o povo escolhido, mas não foi capaz de reconhecer a maior das revelações de Deus, que foi Jesus. Todos nós também fomos escolhidos por Deus no BATISMO. Mas, também sabemos que não basta SER batizado. Também não basta ser FILHO ou DESCENDENTE de cristãos / batizados. É necessário aceitar e CRER no presente de Deus no batismo. Também sabemos: Esta aceitação não acontece num momento da nossa vida, mas durante toda nossa vida.

2a Parte: Romanos 9.6-13 - É herdeiro de Abraão quem tem a fé de Abraão: Não é a descendência genealógica que define o POVO DE DEUS. Mas sim, a herança da promessa (Isaque foi considerado filho legítimo da promessa, cf. Gn 21.12) é que define a participação no seu povo.

Lembrando também de Esaú e Jacó, Paulo deixa claro que Deus elegeu Jacó antes mesmo de ambos terem nascido! Para que? – Para que a escolha de Deus fosse baseada pelo seu próprio CHAMADO, e não em qualquer coisa que eles tivessem feito. Gn 25.23

ATUALIZANDO: Paulo novamente aponta para a Justificação por graça e fé. Ele mostra que não é a genealogia que nos faz herdeiros de Deus, mas sim a escolha de Deus é que nos faz herdeiros. A partir de Cristo, portanto, sabemos que esta "escolha" (ou, este privilégio) é feita "para todo aquele que nele crer"! - Assim como Jacó fora escolhido por Deus antes mesmo de nascer, assim também nós fomos escolhidos / eleitos por Deus antes de saber ou fazer qualquer coisa, no BATISMO.

3a Parte: Romanos 9.14-18 - A vontade de Deus é livre e soberana, e tudo depende da misericórdia de Deus: Esta perícope também parece sugerir uma doutrina fatalista sobre a predestinação, como se Deus escolhesse uns para a salvação e outros para a condenação. A afirmação de Paulo no v. 16 é realmente muito forte:"...não depende de quem quer ou de quem corre, mas de usar Deus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com