TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEMA ESCOLHIDO: "A VERDADEIRA FILOSOFIA É REAPRENDER A VER O MUNDO" - MERLEAU-PONTY

Artigos Científicos: TEMA ESCOLHIDO: "A VERDADEIRA FILOSOFIA É REAPRENDER A VER O MUNDO" - MERLEAU-PONTY. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  627 Visualizações

Página 1 de 2

TEMA ESCOLHIDO: “A VERDADEIRA FILOSOFIA É REAPRENDER A VER O MUNDO” - MERLEAU-PONTY

A Filosofia abre mentes; Faz com que a primeira percepção que tivemos do mundo mude. Faz-nos pensar, repensar. Da à possibilidade de um olhar critico. Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos? Questões que julgamos complexas ou que imagina-se resolvidas ganham um novo sentido. A Filosofia faz com que sejamos reflexivos, permitindo-nos pensar nas consequências das atitudes que tomamos. Quando o adquirimos conhecimentos, desenvolvemos o bom senso, passamos a analisar e investigar, não aceitando as informações como são impostas. É como se um filtro fosse criado para apurar tudo o que foi ensinado, deletando o que não tem fundamento. Assim, saímos do comodismo cotidiano para dar espaço a novas concepções. Uma vez que abrimos as portas para o conhecimento, reaprendemos a ver o mundo e facilitamos o trabalho da Educação.

Ainda pequenos, recebemos os primeiros ensinamentos intermediados pelos pais, nessa relação são concebidos os conceitos culturais e valores morais que serão levados pelo resto da vida. Em seguida ingressamos na escola e recebemos por meio dos educadores os ensinamentos formais, que são permanentes e contínuos. A partir desta segunda etapa será construída a identidade social e profissional do indivíduo. A Educação é decisiva para a formação dos cidadãos, pois tem como responsabilidade formá-los íntegros e participativos e possui influência direta na construção da índole/caráter dos mesmos. Com o passar do tempo modificou-se e provou sua importância ganhando um espaço maior, mas continua em processo de crescimento, visto que ainda há muita coisa para mudar dentro do quadro educacional.

Segundo Aranha & Arruda a educação está inserida em um contexto maior – social, econômico e político [...]. Assumir posições significa estar comprometido com o mundo e disposto a participar, lutando contra o trabalho degradante, a submissão política, a alienação da consciência, as exclusões injustas e as diversas formas de preconceito. (ARANHA; MARIA LÚCIA ARRUDA, 2013, p. 44).

A partir dela cria-se um modelo de indivíduos esclarecidos que se preocupam e lutam por direitos, talvez seja por estes motivos que é tão banalizada principalmente no Brasil, pois quando deixa-se de viver dentro de um “casulo”, automaticamente deixa-se de ser alienado. Educar é humanizar, é tornar as pessoas cientes de quais são os seus papeis, é preparar para serem autossuficientes. Que pensem no coletivo para melhoraria da parte-todo; Fazendo assim com que todo conhecimento obtido hoje seja passado a diante. A intenção da Educação e da Filosofia é justamente esta, mudar agora para grandes resultados amanhã, lutando sempre para estabelecer o equilíbrio entre o ser e o meio onde vive e entre si, respeitando as particularidades de cada geração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com