TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Positivismo No Brasil

Ensaios: Positivismo No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  724 Palavras (3 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 3

O positivismo no Brasil

O positivismo chegou aqui durante o Segundo Império, por volta de 1850. Nessa época, aristocracia brasileira ia estudar na Europa, principalmente na França, país em que nasceu o principal positivista Augusto Comte.

O Positivismo de Auguste Comte no Brasil a partir de 1870 passa a influenciar na discussão política, principalmente entre os militares.

Os religiosos, representados por Miguel Lemos e Teixeira Mendes, fundam a primeira Igreja Positivista do Brasil, no Rio de Janeiro. Os heterodoxos, como Luís Pereira Barreto, Alberto Sales e Benjamin Constant aceitaram somente a parte filosófica científica de Augusto Comte.

No Rio Grande do Sul, na liderança de Júlio de Castilhos, houve um positivismo político que determinou a atitude política de militares e civis da pequena burguesia no Sul e em outros estados do país. Os positivistas brasileiros participaram do movimento pela Proclamação da República, em 1889, e na Constituição de 1891, tanto que a bandeira brasileira passou a expressar o lema positivista “Ordem e Progresso”.

A palavra positivista designa uma teoria que exclui toda negação e doutrina contraditória, afirma somente o positivo segundo o que é percebido pelos sentidos. Não é somente uma teoria de ciência, e considera o progresso como uma lei da história da humanidade.

O exército era um meio de ascensão social e a classe de comando, a que mandava mesmo, tinha conhecimento das matemáticas e das letras. Dessa forma, ficava mais fácil o positivismo influenciar os militares, afinal, de certo modo, o positivismo afirmava a importância dos militares na nova era. Para eles, somente a ditadura militar seria capaz de garantir a ordem e o progresso.

Em 1876 é fundada a Sociedade Positivista Brasileira, que mais tarde viria se transformar na Igreja Positivista Brasileira. Interessante que o positivismo para entrar no Brasil teve que se ajustar, afinal tem caráter político, militar e religioso, sendo este último de caráter ortodoxo com os apóstolos Miguel Lemos e Teixeira Mendes que viriam a frequentar a Religião da Humanidade, na rua Benjamin Constant.

Como consequência do modo republicano de governar baseado no positivismo, podemos destacar:

–A nossa bandeira com o lema ''Ordem e Progresso'';

–A separação da Igreja do Estado;

–O casamento civil;

–Decreto dos feriados.

Cândido Mariano da Silva Rondon, (1865-1958) foi militar e sertanista brasileiro. Entre 1892 e 1898 ajudou a construir as linhas telegráficas de Mato Grosso a Goiás, entre Cuiabá e o Araguaia, e uma estrada ligando Cuiabá a Goiás.

Entre 1900 e 1906 dirigiu a construção de mais uma linha telegráfica, entre Cuiabá e Corumbá, alcançando as fronteiras de Paraguai e Bolívia.

Em 1906 encontrou as ruínas do Real Forte do Príncipe da Beira, a maior relíquia histórica de Rondônia.

Em 1907, no posto de major do Corpo de Engenheiros Militares, foi nomeado chefe da comissão que deveria construir a linha telegráfica de Cuiabá a Santo Antonio do Madeira, a primeira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com