TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Positivismo No Brasil

Casos: Positivismo No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  598 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ

CURSO DE DIREITO

ANA BEATRIZ GUEDES

DANIEL PEREIRA DE OLIVEIRA FILHO

JULIANA DO SOCORRO NASCIMENTO JUCÁ

LOURRAN CRISTIAN ALFAIA BARROS

RENAN NEGREIROS DA CRUZ

PEDRO AURÉLIO PENHA TAVARES JUNIOR

POSITIVISMO NO BRASIL

MACAPÁ/AP

2013

POSITIVISMO NO BRASIL

O positivismo foi fundamentado por Auguste Comte na celebre e famosa lei dos três estados sendo eles, o teológico, metafísico e positivo o que mudou a mentalidade do mundo a inclusive a do Brasil. Chegando aqui, por volta de 1850 trazido por estudantes vindos da França, encontrando aqui o período monárquico em que o país vivia sob os comandos de Dom Pedro II e a economia movimentada pelos escravos em que estes viviam sob a chama “abolição progressiva” já que esta só foi alcançada de “fato” em 1888.

No Brasil o positivismo teve fortes influências, tendo como expressão máxima, o emprego da frase “ordem e progresso”, estampada na bandeira nacional, extraída da máxima formula do Positivismo: “O amor por principio, à ordem como meio e o progresso por fim”. A frase tem por função mostrar a sociedade que cada coisa em seu devido lugar conduziria para a perfeita orientação ética da vida social.

Por conseguinte a influencia do positivismo na educação aparece no início da República na década de 70, com a escola tecnicista. Foi muito divulgado por intermédio do Apostolado Positivista que se incorporou ao movimento pela proclamação da república e da elaboração da constituição de 1891. O movimento republicano apoiou-se em ideias positivistas para formular sua ideologia da ordem e do progresso, graças particularmente à atuação de Benjamim Constant (1836-1891). Essa influência se fez sentir com força devido à inserção da Psicologia e da Sociologia, ciências auxiliares da Educação. Marcando também no ideário das escolas e na luta a favor do ensino leigo das ciências e contra a escola tradicional humanista religiosa. O currículo multidisciplinar e fragmentado é fruto da influência positivista.

O direito também foi extremamente influenciado pelo direito, a partir do momento em que o direito ganha um conjunto de leis e normas que visam regulamentar a vida social, em que o direito positivo passa a ser um conjunto de regras estabelecido pelo poder publico que regula a sociedade em uma determinada época, desqualificando assim o direito natural.

Assim o Brasileiro pode passar por inúmeras melhorias como, por exemplo, “o Sistema Tributário”, que prevê a simplificação e modernização das relações entre o Fisco e com contribuinte, objetivando, também, reduzir injustiças fiscais e corrigir os desequilíbrios regionais e também extinguir alguns tributos. E também passa a existir o casamento civil, a separação entre igreja e Estado, e o fim do anonimato na imprensa.

Contudo, o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com